Mortal Kombat 2: Conheça o truque que o jogo não conta

Scorpion, Sub-Zero e qualquer inimigo fica fácil seguindo esses passos

Por Diego Lima 09.07.2022 14H00

Ao mudar o nível de dificuldade em qualquer Mortal Kombat da trilogia original, jogadores estão, em tese, selecionando quão inteligentes os oponentes serão. Entretanto, o nível Very Hard pode ser o mais fácil de todos se você souber o que fazer, seja enfrentando Scorpion, Sub-Zero ou quem for.

LEIA MAIS

É comum que jogadores classifiquem Mortal Kombat 2 como o jogo mais difícil não só dá trilogia original como também da série inteira. O motivo é muito simples: a inteligência artificial, ou a máquina, realmente é absurdamente "apelona", como se diz por aí. O tempo de reação dos inimigos controlados pelo computador é inacreditavelmente rápido, e algumas outras vantagens da IA são evidentes.

Reprodução: Midway.

Somente a máquina pode, por exemplo, congelar o chão e, em seguida, lançar gelo na direção do jogador antes mesmo do gelo no chão sumir. Essa é apenas uma de muitas ações que estão disponíveis somente para a IA, já que poderiam facilitar demais a vida dos jogadores, pelo menos na versão de arcade.

Para equilibrar as coisas, é importante que jogadores se aproveitem, portanto, do que a máquina não tem como evitar por causa da própria programação, e é aqui que entra o truque mencionado no título do texto: fazer com que a IA entre em um estado de pular automaticamente na direção do jogador quando o personagem do jogador pula para trás.

Para levar a máquina ao estado de reação ideal, você precisa primeira abaixar. Assim, o inimigo terá de andar na direção do personagem que você está controlando.

Quando a distância for pouco maior do que a de um soco, experimente pular para trás uma ou duas vezes. Se a máquina pular automaticamente para a frente, ela entrou no estado em que vai copiar esses pulos constantemente. Aí basta punir o pulo da máquina quando a oportunidade surgir, seja com um chute giratório ou um gancho.

Reprodução: Midway.

Dependendo de quão frequentemente o jogador for capaz de manipular a máquina, é possível terminar qualquer luta em alguns poucos segundos. Basta estar atento ao espaço entre os dois lutadores para não ser pego de surpresa. E, por incrível que pareça, essa técnica tem maior probabilidade de funcionar quando a dificuldade do jogo está no nível mais alto, já que é aí que o computador terá reações automáticas para praticamente tudo.

Eventualmente, você chegará até Kintaro e Shao Kahn, que não caem nesse truque, mas podem cair em vários outros. Isso, podemos deixar para outro dia.