Billy Mitchell perde recordes de Donkey Kong por uso de emulador

Jogador foi foco de documentário The King of Kong

Por Victor Ferreira 13.04.2018 16H04

Figura famosa (e infame) entre jogadores profissionais, o americano Billy Mitchell foi banido da organização Twin Galaxies, responsável por registrar e catalogar os recordes em jogos de videogame, após confirmar-se que usou emuladores para alcançar suas pontuações milionárias em Donkey Kong.

No passado, Mitchell ficou conhecido por seus recordes em Pac-Man, e por ser o primeiro a alcançar a pontuação de 1 milhão em Donkey Kong.

Mitchell foi denunciado oficialmente pela primeira vez em fevereiro deste ano, quando o moderador do fórum de Donkey Kong Jeremy “Xelnia” Young questionou a validade de três pontuações diferentes, argumentando que eles não foram feitos em um arcade do jogo, e sim por meio do emulador MAME.

Após investigações, a Twin Galaxies concluiu por meio de evidências em vídeo que pelo menos duas destas pontuações foram feitas via emulador, e por isso pode ter sido programada de forma diferente do jogo original.

Sendo assim, todos os recordes de Mitchell foram removidos do site - incluindo o jogo perfeito de Pac-Man, que o levou à fama em 1999 - e o jogador foi banido da organização.

A empresa também notificou os responsáveis pelo Livro dos Recordes sobre a remoção de Mitchell.

Sendo assim, o recorde de primeira pessoa a alcançar 1 milhão de pontos em Donkey Kong passa a ser de Steve Weibe - cuja rivalidade com Mitchell foi tema do aclamado documentário The King of Kong: A Fistful of Quarters, de 2007.