Pokémon GO aumentou número de acidentes de trânsito, aponta estudo

Professores dos Estados Unidos analisaram áreas perto de Pokéstops

Por Maximilian Rox 28.11.2017 16H55

Um novo estudo conduzido por professores da Universidade de Purdue relacionou de forma convincente o lançamento de Pokémon GO com o aumento do número de acidentes no Condado de Tippecanoe, nos Estados Unidos. Segundo o artigo intitulado "Morte por Pokémon GO", eles comprovaram que o número de acidentes no raio de até 100 metros de uma Pokéstop aumentou em 26,4% desde o lançamento do game mobile da Niantic.

Nos 148 dias seguintes ao game, as áreas também demonstraram 134 acidentes a mais do que nos outros períodos do ano. Tudo isso resultou em 31 casos de ferimento, 2 casos de morte e um prejuízo estimado em US$ 500 mil, o equivalente a R$ 1,6 milhão.

Em nível nacional, os autores também estimaram que o lançamento de Pokémon GO causou 145 mil batidas, 29 mil acidentes com ferimentos e 250 mortes adicionais por todo o país.

Você encontra o artigo completo em inglês por meio deste link. Desde o lançamento, a Niantic foi inserindo avisos para os treinadores não jogarem em alta velocidade e o próprio jogo para de mostrar Pokémons se eles estiverem a mais de 30 km/h.