Selecionamos 15 games grátis para jogar no PS4/PS5

Lista inclui Call of Duty: Warzone, Fortnite e Rocket League

Por Diego Lima 24.09.2021 21H17

Jogar em consoles atualmente, sejam da atual geração (PS5, Xbox Series) ou da anterior (PS4, Xbox One), é muito mais caro do que era há alguns anos. Felizmente, existem opções para driblar os preços absurdos cobrados por lançamentos: o Xbox Game Pass e, obviamente, os jogos gratuitos, que se limitam a gerar dinheiro com compras dentro do game.

Nesta lista, o The Enemy reuniu 15 títulos gratuitos imperdíveis que podem ser baixados no PS4 e no PS5. Se você gostar de um terço deles, garantimos que terá como se ocupar por um bom tempo. E, obviamente, a lista completa é ainda maior do que a das nossas recomendações, então, não hesite e pesquise tanto quanto puder.

E também fique de olho nas opções de Xbox e Nintendo Switch:

Fortnite

Vamos tirar o mais óbvio do caminho. Fortnite, como você muito provavelmente já sabe, é um battle royale de tiro em terceira pessoa no qual as pessoas podem tanto atirar umas nas outras, simplesmente, quanto construir muralhas em segundos e frustrar quem não tem coordenação o bastante para fazer isso.

Não bastasse o modo principal, o jogo, que se tornou praticamente uma rede social, conta com shows de artistas como Ariana Grande, skins de personagens como os heróis da Marvel e muito mais. O que não falta, no caso, é conteúdo. E, se você acha que está tarde demais para aprender a jogar, saiba que existe um modo com bots. Então, apenas seja feliz.

Rocket League

Futebol com carros. Se você já ouviu isso alguma vez e não entendeu muito bem do que as pessoas estavam falando, era de Rocket League. Até oito pessoas podem se enfrentar em duas equipes formadas por quatro jogadores na qual cada um controla um carro. E melhor: todos os veículos contam com um turbo que faz os carros voarem para alcançar a bola quando necessário. Difícil é só acertar o tempo.

A melhor maneira de entender é jogando, mas confia: vale a pena.

eFootball PES 2021 LITE

Nem todas as pessoas fazem questão de ter o FIFA ou o eFootball do momento sempre. Às vezes, basta uma versão reduzida, com menos times, em que todos podem se divertir com amigos e família. Se você quer jogar um futebol só para matar o tempo, sem muito compromisso, manda ver. Recomendo eFootball PES 2021 LITE pra quem mora com pessoas que gostam de jogar só de vez em quando (sério).

Destiny 2

O segundo jogo da série desenvolvida pela Bungie e distribuída pela Activision se tornou gratuito muito depois do lançamento. Portanto, se você jogou o primeiro ou simplesmente quer entender por que tanta gente gosta do game, manda ver.

Boas mecânicas de tiro em primeira pessoa, um pano de fundo no maior estilo ficção científica, em que Guardiões defendem a Última Cidade da Humanidade. Destiny 2 é o pacote completo.

Apex Legends

Mais uma opção no gênero battle royale. Em mapas que suportam até 60 jogadores, trios se enfrentam até que reste apenas um time. Visualmente, Apex Legends é bem diferente de Fortnite, por exemplo, já que inclui dispositivos tecnológicos e cenários mais realistas. Se aquele estilo mais próximo de desenho animado não lhe agrada, talvez seja uma alternativa legal — e não é necessário saber construir coisas. Além disso, cada personagem tem uma habilidade especial exclusiva. Basta aprender a usar.

Brawlhalla

Super Smash Bros. dificilmente será lançado para outras plataformas além dos consoles da Nintendo, mas há uma opção para quem curte aquele estilo de jogo com algumas alterações: Brawlhalla. Com suporte para até oito jogadores saindo na porrada ao mesmo tempo, o título é uma opção legal tanto para jogar online quanto offline. Apenas escolha um personagem e comece. 

Super Animal Royale

Mais um battle royale! E não é o último, viu? Já passou pela sua cabeça ver animais bonitinhos matando uns aos outros com metralhadoras e outras armas? Super Animal Royale é sobre isso. Toda aquela fofura dos bichinhos que conhecemos fica de lado para que jogadores possam se divertir atirando uns nos outros. Um detalhe: ao contrário dos outros battle royale, esse aqui é 2D. Nunca jogou um jogo do gênero com essa perspectiva? Então, chegou a hora.

Super Bomberman R Online

São poucas as pessoas que nunca jogaram uma versão sequer de Bomberman. Se você quer explodir tudo enquanto compete com outros 64 jogadores, chegou a hora. Aliás, em Super Bomberman R Online, é possível personalizar o personagem usando diferentes tipos de skin, então, se você gosta de crossovers, é mais um motivo para dar uma chance.

Paladins

Jogos de tiro não precisam ser sempre sérios e realistas. Em Paladins, jogadores vão até um mundo de fantasia, em que são chamados de Campeão do Reino. Mesclando armas e magia, você pode personalizar as habilidades que quiser e se juntar a amigos para derrotar inimigos poderosos. Simples e eficiente.

DC Universe Online

Skins em Fortnite não são a única opção para fãs de super-heróis curtirem um jogo sem pagar. Afinal, em DC Universe Online é possível criar um herói original com habilidades conhecidas desse universo e ajudar em missões de grandes ícones da DC Comics, como Superman. Se você gosta muito da Liga da Justiça, considere dar uma chance.

World of Tanks

Você com certeza já viu uma propaganda de World of Tanks em algum momento. E, acredite se quiser, vale a pena dar uma chance. Afinal, nesse jogo, não se controla personagens humanos comuns, mas, sim, tanques de guerra que usamos para enfrentar inimigos igualmente poderosos. Vá em frente. Depois, nos diga se gostou. 

Heavy Metal Machines

Não soube se adaptar a Rocket League apesar de gostar do conceito? Então, ainda existe outra opção: Heavy Metal Machines. Novamente, a ideia é colocar cada jogador no controle de um carro e conduzir uma bola até o "gol" adversário, mas tudo por uma perspectiva isométrica que remete a Rock & Roll Racing e com menos pessoas voando.

Auto Chess

Já sabe, né? Você seleciona a peça ideal, a posiciona no lugar certo e deixa a magia acontecer. Bom, mais ou menos isso, mas com um pouco mais de cálculo e cuidado. Auto Chess é uma boa maneira de conhecer jogos do gênero e descobrir se você gosta mesmo da proposta. Divirta-se.

Genshin Impact

Quem não ouviu falar de Genshin Impact?! Em vez de eu dizer como o jogo funciona, confira a análise do The Enemy. No texto, consta: "Genshin Impact é, sim, um clone de Zelda: Breath of the Wild. Mas ele também é várias outras coisas: uma história mais profunda do que parece, um RPG de ação com combate inteligente, um mundo aberto lindo e envolvente, e, acima de tudo, gratuito para jogar."

Call of Duty: Warzone

Vamos fechar a lista com mais um battle royale — estamos falando de Call of Duty: Warzone, título que traz todas as mecânicas já conhecidas do gênero com a precisão e diversão tradicionais da maior franquia de tiro em primeira pessoa na história. Mesmo que nenhum outro game que sugerimos lhe desperte curiosidade, esse aqui merece uma chance.