Sony otimizará controle de ventilação do PS5 via atualizações

Designers melhorarão sistema com base em dados de jogos lançados

Por Victor Ferreira 19.10.2020 14H23

Se você tem um PlayStation 4, provavelmente já teve a experiência de ouvir o ventilador do console funcionando no que aparenta ser sua potência máxima, fazendo parecer com o que o videogame esteja prestes a decolar a qualquer momento.

Pelo visto, uma das maiores preocupações da Sony com o PlayStation 5 foi o sistema de ventilação e refrigeração do novo console, com suas diversas entradas de ar e um ventilador com 120 mm de diâmetro por 45 mm de espessura.

Agora, em entrevista ao site 4Gamer.net (via Eurogamer), o vice-presidente de design mecânico da Sony Interactive Entertainment, Yasushito Ootori - que desmontou o PS5 e mostrou seus componentes - revelou que há planos de melhorar este sistema ainda mais após o lançamento.

Para isso, a equipe usará dados adquiridos pela APU (Accelerated Processing Unit, ou Unidade de Processamento Acelerado) com base nos jogos lançados para a plataforma.

"Vários jogos serão lançados no futuro, e dados no comportamento da APU em cada game serão coletados", disse Otori. "Temos planos de otimizar o controle de ventilação com base nestes dados."

Otori também revelou, como curiosidade, que a Sony criou um modelo transparente do PlayStation 5 e usou gelo seco para ver o processo de ventilação, tomando nota de como ele se espalhava e as temperaturas dos diversos componentes durante o processo.

O PlayStation 5 chega ao Brasil em 19 de novembro, saindo por a partir de R$ 4.499.