Sony adquire Bluepoint Games, estúdio do remake de Demon's Souls

Produtora também trabalhou em versões de Shadow of the Colossus e coletânea de Uncharted

Por Victor Ferreira 30.09.2021 13H24

Confirmando o que muitos já esperavam por meses (para não dizer mais tempo), a Sony anunciou a aquisição da Bluepoint Games, estúdio responsável pelo remake de Demon's Souls para o PlayStation 5.

O estúdio, fundado em 2006, ganhou fama e reconhecimento por seus trabalhos de remakes e remasterizações de jogos, incluindo as coletâneas de God of War e Ico & Shadow of the Colossus para o PS3, e a Metal Gear Solid HD Collection para PS3 e Xbox 360.

Posteriormente, a produtora seguiu a parceria com a Sony com Uncharted: The Nathan Drake Collection, coletânea da trilogia da Naughty Dog para o PS4, e com o remake de Shadow of the Colossus e, depois, o já citado Demon's Souls.

"Com cada um dos seus projetos, a Bluepoint elevou o nível das imagens e da jogabilidade que definem o console, e a vasta experiência do estúdio na criação de cenários e personagens será uma enorme vantagem para as futuras propriedades da PlayStation Studios", escreveu o chefe do Worldwide Studios, Hermen Hulst, no PlayStation Blog.

PlayStation/Divulgação

Marco Thrush, presidente da Bluepoint, também celebrou a aquisição.

"Austin, no Texas, tem sido a base da Bluepoint desde quando fundamos o estúdio em 2006, e hoje somos uma equipe de quase 70 criadores super talentosos e em constante crescimento. Embora o estúdio tenha crescido ao longo dos últimos 15 anos, as nossas crenças culturais permaneceram as mesmas, quebrando as barreiras e criando jogos sempre com a mais alta qualidade possível, enquanto continuamos nos divertindo. O foco na cultura foi fundamental para o nosso sucesso e estamos empolgados por a PlayStation Studios compartilhar de uma cultura e visão semelhantes."

"A PlayStation tem um catálogo de jogos verdadeiramente icônico e, para nós, não havia nada melhor do que trazer alguns dos maiores jogos para os novos jogadores. Fazer parte da PlayStation Studios permite à nossa equipe a subir ainda mais o nível de qualidade e criar experiências ainda mais impactantes para a comunidade PlayStation."

"Agradecemos a todos os que nos apoiaram ao longo dos anos. Mal podemos esperar para trazer jogos ainda mais fantásticos neste próximo capítulo da Bluepoint Games!"

Ao Washington Post, Thrush disse que o estúdio trabalha em um projeto original, embora não tenha deixado claro se isso envolve uma nova propriedade intelectual, ou se focará em franquias já existentes.

"Finalmente nos dá a habilidade de trabalhar em conteúdo original, que é o estamos fazendo atualmente", disse. "Não há outro parte da qual gostaríamos de fazer uma parceria. É meio que a Sony é, tem sido e sempre será a parceira perfeita."

A notícia da aquisição da Bluepoint não era exatamente inesperada, já que meses atrás a PlayStation do Japão estragou a surpresa ao publicar uma imagem celebrando a compra do estúdio, com direito a uma arte do remake de Demon's Souls ao fundo.

Naquela época, a empresa havia anunciado a compra da Housemarque, produtora de Returnal e Stardust HD. Outra aquisição recente foi a Nixxes, estúdio conhecido por ports de PC de games como Shadow of the Tomb Raider e Deus Ex: Mankind Divided, e que deverá fazer o mesmo para jogos de PlayStation.