Estúdio de Dreams planeja novas ferramentas e conteúdos no futuro; entrevista

Media Molecule fala sobre game ser sucessor espiritual de LittleBigPlanet e longo ciclo de desenvolvimento

Por Claudio Prandoni 20.03.2020 13H57

Em fevereiro deste ano finalmente tivemos o lançamento de Dreams para PlayStation 4. Anunciado junto com o videogame da Sony, no já distante ano de 2013, o título honra o legado do estúdio Media Molecule ao apresentar uma imensa variedade de ferramentas para criar jogos e experiências digitais ao gosto de quem joga.

Batemos um papo com Tom Dent, gerente de comunidade da produtora do game, sobre o longo período de desenvolvimento de Dreams, planos para o futuro e muito mais.

Ah, em tempo, perguntamos também sobre planos para PlayStation 5 e se Dreams terá alguma diferença ou melhoria no novo videogame, mas o estúdio ainda não está comentando nada sobre o aparelho de nova geração.

The Enemy: Dreams foi anunciado junto com o anúncio do PlayStation 4 e saiu oficialmente perto do fim de vida do PS4. Por que o jogo demorou tanto para ficar pronto?

Tom Dent: Dreams é um projeto muito grande para a Media Molecule e também uma nova propriedade intelectual com diversas ferramentas de desenvolvimento, tudo embrulhado em um pacote só - criação de música, exposições de arte e, claro, desenvolvimento de jogos.

Nossa equipe mudou de criadores de games para criadores de ferramentas e a gente foi aprendendo isso no caminho. Tudo que você vê, joga e assiste em Dreams foi criado com as ferramentas do jogo, ou seja, tivemos momentos durante a produção em que ficamos esperando certas partes dessas ferramentas ficarem prontas antes de seguir em frente - não queríamos pegar qualquer tipo de atalho.

Às vezes a gente fica impressionado em como tudo isso foi rápido - ainda há muitas outras coisas que queremos adicionar mais pra frente e temos atualizações constantes e novos conteúdos planejados.

The Enemy: Dreams parece evoluir muitas das conquistas feitas pela séries LittleBigPlanet no passado. Como Dreams evolui esse tipo de experiência de criação de conteúdo?

TD: Dreams é totalmente um sucessor espiritual para LittleBigPlanet aqui na Media Molecule e, de muitas maneiras, o jogo que o estúdio vem trabalhando desde que foi criado! Dreams pega as filosofias de Jogar, Criar e Compartilhar de LBP e expande de forma absurda. Criadores podem dar vida às suas ideias em espaços 3D, sejam elas um jogo, um filme ou mesmo uma música que queriam compor. 

Para quem não é muito fã de criar fases e outras experiências por conta própria, quais são as melhores atrações que Dreams tem a oferecer?

Dreams já é casa de conteúdos incríveis tanto da própria Media Molecule quanto de nossa comunidade. Seja a nossa história O Sonho de Art ou a imensa variedade de incríveis jogos, peças artísticas, experiências audiovisuais e tudo mais no meio do caminho feito pela nossa comunidade, tem muita coisa para você conferir logo no primeiro dia que começar a jogar.

No lado de criação, caso você não seja fã de trabalhar sozinho, você tem a habilidade de colaborar com amigos e outros no Dreamiverse para fazer suas ideias acontecerem. Recomendamos dar uma olhada nos Mm Picks ou os IMPY Awards para encontrar criadores que você curta - ou só achar temas que você goste.

The Enemy: Até agora, qual é a criação mais impressionante que vocês viram feita pela comunidade?

A comunidade vem explodindo nossas mentes desde o primeiro dia do beta de Dreams, quando vimos as pessoas criando coisas muito mais rápido do que a gente esperva - foi realmente questão de apenas alguns até vermos o primeiro jogo ser lançado lá dentro.

Desde então a comunidade evoluiu em uma velocidade incrível e temos visto equipes se formando, franquias nascendo e até EPs sendo lançados usando as ferramentas de música.

Todo dia é uma grande surpresa, mas a comunidade é tão experimental que é difícil escolher apenas uma grande criação.