Xbox   Pc   Playstation

Cyberpunk 2077: Night City precisa de mais NPCs urgentemente

A cidade é tão menos viva nos consoles que chega a ser triste

Por Diego Lima 23.11.2021 09H00

Recentemente, voltei a jogar Cyberpunk 2077 no PS5 para fazer uma matéria especial sobre como está o jogo um ano após o lançamento oficial. Apesar de melhorias notáveis quando falamos em performance, é evidente que o game da CD Projekt Red ainda está longe do ideal; distante até mesmo de alcançar o patamar da versão de PC.

Ao contrário da versão lançada nos computadores, Cyberpunk 2077 não oferece tantas opções de personalização nos consoles (por motivos óbvios). A quantidade de NPCs andando por Night City, por exemplo, é fixa no PS4. Aliás, é importante reforçar: embora eu esteja jogando no PS5, a versão que está rodando é a de PS4. Só estou conseguindo jogar no console mais recente da Sony por causa da retrocompatibilidade que existe entre PS4 e PS5.

Somente em 2022 os jogadores terão acesso às versões criadas, de fato, para PS5 e Xbox Series.

Não escolhi o exemplo da densidade populacional por acaso. Esse é justamente o aspecto que mais tem me incomodado na versão de console do jogo. Quando joguei Cyberpunk 2077 pela primeira vez, no PC, fiz questão de deixar Night City tão lotada quanto possível. Entretanto, essa opção não existe nas demais plataformas.

O resultado, para quem já viu uma Night City muito mais populosa, é a sensação constante de que os habitantes da cidade já se mudaram há muito tempo — ou passam a maior parte do tempo dormindo. É difícil imaginar que uma obra cyberpunk, estilo que imediatamente remete às ruas lotadas de Blade Runner, por exemplo, esteja completa sem paisagens um pouco mais caóticas e decadentes, com pessoas aglomeradas a cada esquina.

Alguns lugares específicos, como a saída do prédio em que V mora, são particularmente deprimentes. No console da Sony, é como se aquela fosse apenas mais uma praça comum. Mas estamos falando de um lugar em que, às vezes, é quase impossível não atropelar alguém (quando jogamos em um computador).

Tudo bem. Esse não é, de maneira alguma, o problema mais grave do jogo. Contudo, continua sendo um detalhe absolutamente frustrante.

Como uma das poucas pessoas que ainda se permite elogiar Cyberpunk 2077 de vez em quando, tenho esperança de que a versão lançada para PS5 e Xbox Series será infinitamente superior às dos consoles da geração passada. Até lá, entretanto, terei de lidar com o que me for oferecido.