PlayStation 4 Pro foi criado para competir com o PC, diz Sony

"Existe uma queda no meio da geração que atrai quem quer gráficos para o PC", diz Andrew House

Por Bruno Silva 09.09.2016 18H43

Nada de Xbox One: para Andrew House, presidente da Sony Interactive Entertainment, o principal concorrente do PlayStation 4 é o PC, e foi esta a plataforma que motivou a criação do PlayStation 4 Pro.

"Vi dados que realmente me influenciaram", disse o executivo em entrevista ao jornal The Guardian"Ela sugeria que há uma queda de vendas na metade do ciclo de um console, no qual os jogadores que querem a melhor experiência em gráficos começam a migrar para o PC, onde obviamente este tipo de funcionalidade está."

"Queríamos manter essas pessoas no nosso ecossistema entregando a elas o melhor e maior desempenho em termos de qualidade. Então, o resultado desse raciocínio foi o PlayStation 4 - e, de forma geral, uma abordagem gráfica para melhorias nos jogos."

House também negou que o PS4 Pro tenha sido uma resposta ao Project Scorpio, a versão mais potente do Xbox One com lançamento previsto para 2017. "Quando o PS4 Pro estava sendo produzido, sequer havia notícias do Scorpio no mercado. Nossa abordagem dessa vez não é 'reativa'", defendeu o executivo.

O executivo também explicou porque o PS4 Pro não tem suporte a Ultra HD em Blu-ray - algo presente no Xbox One S, a versão mais leve e menor do concorrente lançada em agosto. "Nossa sensação é que enquanto a mídia física continua a ser uma grande parte do negócio de games, há uma tendência no vídeo para streaming. Certamente em nossa base de usuários, é a segunda maior fonte de uso na plataforma, então demos maior ênfase nesta área."

O PlayStation 4 Pro conta com um HD de 1TB e é focado no gamer hardcore e vai rodar jogos em High Dynamic Range (HDR), com suporte a 4K. De acordo com Mark Cerny, arquiteto líder da plataforma, seu intuíto não é quebrar as linhas entre as gerações, e para ver o poder gráfico da plataforma, é preciso ter uma TV com suporte a HDR.

O lançamento está marcado para o dia 10 de novembro nos EUA, por US$ 399. Ainda não há previsão de chegada do aparelho no Brasil. Para que os donos do PlayStation 4 original não percam a chance de jogar em HDR, todos os consoles vão receber uma atualização de firmware que adicionam o recurso ao PS4.

Todos os jogos do PS4 original vão funcionar no novo console, e haverá ferramentas para transferir a biblioteca. Todos os discos e downloads vão rodar em ambos os produtos. Alguns títulos vão receber atualizações para fazerem parte do programa de Forward Compatibility, deixando eles prontos para rodar em HDR. Entre os títulos já confirmados estão, Call of Duty: Infinite Warfare, FIFA 17, Battlefield 1 e Call of Duty: Black Ops 3.