Nintendo   Xbox   Playstation   Mobile   Pc

Ubisoft promove mudanças em seu alto escalão após acusações de assédio

Serge Hascoêt deixa posição de chefe criativo, e Yannis Mallat, chefe dos estúdios canadenses, deixa a empresa

Por Bruno Silva 11.07.2020 20H18

Ubisoft passa por grandes mudanças entre a sua cúpula de executivos após uma série de acusações de assédio.

Neste sábado (11), a empresa anunciou que Serge Hascoêt Yannis Mallat diretor dos estúdios canadenses da publisher, estão saindo da empresa. Além disso, Cécile Cornet, chefe global de recursos humanos da Ubi, deixará o cargo.

As mudanças acontecem um dia após a publicação de reportagem do jornal francês Liberatión, sobre uma cultura de casos de assédio na publisher. A reportagem aponta Hascoêt como um dos principais acusados internamente por outros funcionários da empresa.

Parte da reportagem foi traduzida para inglês e publicada no Twitter pelo analista Thomas Bidaux, apontando que diversos casos foram denunciados, mas a equipe de recursos humanos "estaria silenciando", de acordo com um membro da equipe de RH ouvido pelo jornal.

De acordo com a matéria, Hascoêt seria "valorizado por sua toxicidade, misoginia, homofobia, e seu estilo de gerenciamento que esmaga os outros, além de seu comportamento libidinoso". O executivo ainda teria sido acusado internamente de "drogar funcionários, incluindo em partes mais altas da hierarquia""forçar diretores criativos da empresa a consumir bebidas alcólicas""bloquear uma mulher em um elevador e colocar-se na frente dela, fazendo gemidos", entre outras acusações de assédio.

Hascoêt era funcionário da Ubisoft há 32 anos e era considerado um dos principais nomes da empresa, e até mesmo "intocável" por funcionários. De acordo com o jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, "sua palavra era capaz de aprovar ou cancelar um projeto".

Mallat, por sua vez, estava na Ubisoft desde o ano 2000. Ele começou na Ubisoft Montreal, onde atuou como produtor de Prince of Persia: The Sands of Time. Sob seu comando, o estúdio foi responsável pela criação de Assassin's Creed, um dos principais games da Ubi na atualidade.

Em comunicado, a Ubisoft afirmou que as mudanças são "parte de um trabalho compreensivo que a empresa faz para melhorar e reforçar sua cultura de trabalho. As saídas acontecem após o início de uma rigorosa revisão que a empresa está fazendo em resposta a recentes acusações de má conduta e comportamento inapropriado".

As mudanças acontecem na véspera do principal evento da produtora em 2020: o Ubisoft Forward, transmissão digital que mostrará os principais jogos da publisher francesa nos próximos 12 meses.