Retro   Xbox   Playstation   Pc

"Os anos 90 estão voltando", diz produtor do remaster de Tony Hawk's Pro Skater

Simon Ebejer, da Vicarious Visions, fala de trilha sonora, inovações online e o papel de Hawk na nova versão do jogo

Por Victor Ferreira 12.05.2020 13H00

Nesta terça (12), a Activision anunciou oficialmente Tony Hawk's Pro Skater 1 and 2, uma coletânea com as versões remasterizadas dos dois primeiros jogos da clássica série de skate.

Desenvolvido pela Vicarious Visions, responsável pelas excelentes remasterizações da trilogia de Crash Bandicoot e Crash Team Racing, esta nova coleção promete trazer de volta o espírito dos games originais, com direito a skatistas, trilha sonora e mecânicas, mas agora com um novo visual e um componente online mais elaborado.

E por que fazer uma remasterização de Tony Hawk's Pro Skater tantas décadas depois?

"Sentimos que agora era a hora certa", declarou Simon Ebejer, COO da Vicarious Visions, em entrevista com The Enemy. "Os anos 90 estão voltando - todos estão interessados no que rolava nos anos 90 -, e com a tecnologia que temos hoje chegamos em um lugar em que é possível trazer os jogos originais para os fãs de uma forma que não era possível anteriormente."

Activision/Divulgação

Fãs de longa data devem se lembrar que esta não é a primeira tentativa de remasterizar o THPS original: em 2012, a Activision lançou Tony Hawk's Pro Skater HD, do estúdio Robomodo, que também unia os dois primeiros jogos da série (mais um DLC de THPS 3), mas que acabou decepcionando os fãs.

O que torna esta nova tentativa diferente? De acordo com Ebejer, uma mistura de experiência com remasterizações, experiências prévias com a franquia - a Vicarious Visions era responsável pelas versões portáteis dos jogos da série -, e a presença de desenvolvedores veteranos no projeto.

"Acho que a Vicarious Visions tem a experiência com ambos remasters e com jogos de Tony Hawk - o trabalho de alta qualidade que fizemos com Crash Bandicoot N. Sane Trilogy e o que já fizemos com oito títulos de Tony Hawk com o passar dos anos - que nos torna o estúdio ideal para remasterizar fielmente THPS 1 e 2 de uma forma que possa surpreender e agradar os fãs", explicou.

"Temos antigos funcionários da Neversoft que trabalham na Vicarious Visions agora", seguiu Ebejer, que em si já trabalhou na produção de games clássicos da série, incluindo THPS 3 e Underground. "Já existe muita experiência e amor pela franquia Tony Hawk por aqui."

Durante a entrevista, o executivo ressaltou que um dos grandes objetivos do projeto é não só trazer uma roupagem nova, declarando que "o desafio de um remaster é saber onde expandir os horizontes e o que é sagrado".

"Nós tivemos acesso ao motor gráfico e código da Neversoft, então fomos capazes de usar a geometria original dos jogos, então quando jogadores puderem experienciar isso, eles vão se sentir em casa - de como eles se lembram de terem jogado no passado", explicou. "Também conseguimos portar a movimentação e manobras para nosso motor gráfico."

"E claro, além de tudo isso, ele foi construído do zero, com elementos totalmente novos, fases em 4K, personagens com animações refeitas, efeitos sonoros, etc. Também modernizamos coisas que vão fazer com o jogo se sobressaia em 2020, como a interface de usuário e o Create-a-Skater e o Create-a-Park."

Activision/Divulgação

Estes dois elementos em particular serão expandidos significativamente em relação aos jogos originais, trazendo não só mais opções de customização como também a possibilidade de compartilhar seu conteúdo online.

"O que estamos fazendo com [o novo Create a Park] é oferecer um editor robusto e permitir novas formas de customizar partes e torná-las mais orgânicas e - com sorte - conseguir recriar o parque de skate da sua área e compartilhar com outros."

A remasterização contará com todos os skatistas presentes nos dois jogos originais (sim, incluindo Bob Burnquist), mas ao ser perguntado sobre personagens convidados - lembra do Homem-Aranha? -, Ebejer foi evasivo.

"Há algumas surpresas que vão ter que esperar", disse.

Ainda em relação ao licenciamento, qualquer versão de Tony Hawk's Pro Skater ficaria incompleta sem sua icônica e memorável trilha sonora, e neste sentido as notícias são (em geral) positivas, com boa parte das músicas marcando presença novamente, incluindo obras de Rage Against the Machine, Anthrax, Goldfinger e Public Enemy.

Infelizmente, porém, não foi possível trazer todas as canções de volta.

"O jogo original é de 20 anos atrás e, como você pode imaginar, às vezes é difícil encontrar licenciadores e detentores de direitos autorais para algumas das músicas", disse. "Então não conseguimos trazer todas as músicas, mas conseguimos a maioria delas."

Activision/Divulgação

Por fim, Ebejer ressaltou o papel do próprio Tony Hawk na produção do jogo, e como sua presença e opiniões ainda são extremamente importantes para o desenvolvimento da franquia mesmo tantos anos depois.

"Nós não faríamos de nenhum outro jeito", declarou. "Tony esteve envolvido desde o início, do conceito até o desenvolvimento. Eu me encontrei com ele várias vezes e nos deu um retorno; enviamos builds para ele e tentamos garantir que fique feliz com o progresso e em como as coisas estão indo para que tudo fique autêntico e seguindo na direção certa."

Activision/Divulgação

"Tony é, ao meu ver, uma parte da equipe."

Depois de tantos anos com jogos com qualidade abaixo do esperado, é difícil não ficar ao menos um pouco receoso com o projeto, mas considerando o que pudemos ver no trailer e levando em conta o interesse da Vicarious Visions em fazer a coletânea vingar, a remasterização de THPS merece ao menos uma chance.

Tony Hawk's Pro Skater 1 and 2 sai em 4 de setembro para PC (via Epic Games Store), PS4 e Xbox One.