Esports   Xbox   Retro   Playstation   Pc

O que KOF XV pode aprender com (e superar) KOF XIV

Próximo The King of Fighters tem potencial de ser o melhor da série, basta aprender com os erros do passado

Por Jessica Pinheiro 05.08.2019 21H00

The King of Fighters XV foi anunciado oficialmente no EVO 2019. Além do logo e da previsão de lançamento para 2020, nada mais se sabe sobre o próximo game da franquia de luta da SNK.

Porém, o último game numerado da série foi lançado em 2016 para PlayStation 4 e PC e, embora os jogadores mais casuais tenham gostado, os pro players e a crítica em geral não recepcionou bem o jogo.

Ainda assim, a SNK irá apostar novamente suas fichas em mais um título da saga. O que KOF15 poderia aprender e fazer melhor então, considerando o que aconteceu com o último game lançado?

Gráficos melhores

Quando KOF XIV foi lançado, um dos aspectos mais criticados foi o seu visual. A primeira versão do game era bastante precária nessa característica, passando a impressão de estar mal-acabada.

A SNK pode realmente ter investido menos no desenvolvimento de KOF XIV, o que por sua vez levou à entrega de um game com gráficos feios. Contudo, este foi o primeiro título numerado da franquia a ganhar uma versão em 3D (Maximum Impact é um spin-off); por isso, a desenvolvedora não deveria ter errado a mão nesse fator.

Por outro lado, Samurai Shodown, lançado em junho de 2019 é o completo oposto disso: gráficos bonitos e estilizados em 3D, e que conseguem repassar uma identidade própria.

Se a SNK conseguir encontrar a identidade visual de KOF na era 3D, entregando algo bonito de se ver e que, ainda assim, passe uma sensação familiar para os jogadores mais antigos, será um grande passo em direção ao sucesso com o público.

Novas mecânicas

Alguns dos recursos mais lembrados pelos jogadores de The King of Fighters são relacionados às técnicas especiais e ao sistema de times. Obviamente existem outras mecânicas como o Just Defend, o Quick Max e, mais recentemente, o "Tactical Offense Position" (T.O.P.).

De toda forma, o gameplay de KOF sempre (ou quase sempre) é um fator positivo. Recursos novos (ou reinventados) de jogabilidade seriam uma saída para atrair ainda mais a atenção dos jogadores novos e antigos.

Poder trocar livremente entre os personagens do time, ter uma nova carta na manga que pode garantir a virada na partida, o uso de barras mais restrito ou alguma mudança que deixe tudo ainda mais estratégico… As possibilidades são inúmeras!

Elenco conciso

King Of Fighters XIV já dava, desde o início, 50 bonecos para o jogador escolher - o que foi ótimo e péssimo ao mesmo tempo. 

O lado positivo foi ter, logo de cara, diversos personagens icônicos para escolher e jogar. O lado negativo é que, graças ao baixo orçamento, os bonecos eram extremamente desequilibrados.

Um rol mais conciso e humilde no início, que pode ser aos poucos incrementado com rostos novos e clássicos, parece uma saída melhor.

Game as service?

Um dos modelos de negócio que os games de luta têm adotado e que tem dado certo é o games as service. 

Lançar bonecos novos por DLC (pago ou de graça) por temporada, cenários, skins e trilhas sonoras clássicas e, claro, atualizações frequentes para equilibrar os personagens para atualizar o meta do competitivo (pegando como base nos feedbacks da comunidade).

Algo nesta linha também poderia funcionar com KOF XV.

Marketing maior

Embora muitos culpem a exclusividade de KOF XIV como fator para o game ter vendido tão pouco, um aspecto que novamente tem que ser levado em conta é o orçamento.

A falta de dinheiro nesta área, como em outras, prejudicou KOF XIV, já que o marketing foi mais contido e, por consequência, o game acabou vendendo menos também.

Um investimento maior na publicidade e, quem sabe, até parcerias com outros estúdios de jogos de luta futuramente, poderia alavancar as vendas do game também. 

Cross-play

Considerando que estamos no final de uma geração de consoles, outro aspecto legal que KOF XV pode ter é o cross-play. 

Conseguir unir mais jogadores entre gerações e plataformas pode fazer com que o game se torne ainda mais conhecido e bem-apreciado, e empresas como Sony, Microsoft e Nintendo já estão mais abertas a este tipo de sistema.

Modo online

Outro fator digno de críticas em KOF XIV: o modo online. A SNK ainda está se ajustando a esta “nova era” dos jogos de luta, é verdade, mas parece que eles estão aprendendo.

O trabalho e as melhorias constantes em Samurai Shodown são provas disso, e manter esse ritmo em KOF XV será uma das chaves de seu sucesso.

Quando lança e para quais plataformas?

Ainda não existem muitos detalhes sobre King of Fighters XV. Sabe-se que a previsão de lançamento é 2020, mas as plataformas para as quais o game será lançado ainda são um mistério.

De qualquer jeito, que venha o mais próximo Rei dos Lutadores, afinal, a SNK tem muitas chances de entregar um dos melhores jogos da série. Basta aprender com os erros do passado.