Xbox   Playstation   Pc

Suposto funcionário da CD Projekt relata casos de crunch em Cyberpunk 2077

Post no reddit aponta problemas de gerenciamento de projeto e jornadas de trabalho extensas desde 2019

Por Victor Ferreira 14.10.2020 20H23

No fim de setembro, a CD Projekt RED revelou que funcionários do estúdio deverão trabalhar horas extras obrigatórias para terminar o desenvolvimento de Cyberpunk 2077, quebrando a promessa feita no ano anterior para impedir os efeitos do chamado "crunch".

Agora, em uma conversa na rede social reddit, um suposto funcionário da companhia deu maiores detalhes sobre o que seriam os problemas da cultura de trabalho da desenvolvedora, e que, em alguns casos, o ritmo de trabalho extenso acontece desde 2019.

A mensagem responde uma thread citando o jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, dizendo que uma conversa que a gerência disse ter ocorrido entre ela e desenvolvedores para discutir as possibilidades de atrasar o jogo novamente ou começar o ciclo de trabalho de 6 dias por semana nunca aconteceu.

"Não só esta conversa nunca aconteceu, mas é apenas a última em uma longa lista de comportamento muito tóxico por parte da chefia em relação a nós desenvolvedores", escreveu o suposto funcionário.

"Em primeiro lugar, posso confirmar que esta conversa nunca aconteceu, aliás os desenvolvedores têm feito crunch sem parar desde maio de 2019, quando a gerência percebeu 'merda precisamos fazer o jogo, devemos correr'", continuou. "Leve em conta que mal tínhamos saído do alfa naquele ponto e mesmo com todos os [desenvolvedores] apontado que era impossível fazer o jogo completo QUASE do início em um ano."

"Falando a verdade, as pessoas estavam temendo a inevitável marcha da morte de 2 anos desde muito antes do crunch começar porque eles sabem como rola na CDP, ficar de bobeira na pré-produção por eras e daí acelerar o ritmo de todo mundo e trabalhar os desenvolvedores até o osso para compensar o tempo perdido, e nenhuma delas estava ansiosa para isso."

O suposto desenvolvedor diz que, nesta fase inicial, a chefia dizia que "não havia plano B" para o caso de a equipe não atingir as metas até dezembro, e que só depois deste primeiro ano de crunch houve a decisão de adiar o jogo, primeiro para setembro e posteriormente para novembro deste ano. A mensagem também cita a falta de comunicação entre gerência e desenvolvimento.

"Descobrimos ambas as vezes NO TWITTER e outras [mídias] sociais que o jogo foi adiado, com uma mensagem de Adam [Badowski, chefe do estúdio] algumas horas depois", declara. "A mesma coisa com o anúncio do Gold, e qualquer outro anúncio desde junho de 2019."

O texto também diz que muitas pessoas trabalham 16 horas por dia desde junho do ano passado, e alguns até desde 2018.

"Toda vez que isso era levantado você receberia o típico discurso copia e cola sobre como 'somos guiados por paixão, somos rebeldes, isto não é para todo mundo e todos estes slogans copiados' que é um jeito legal de dizer: 'Não temos ideia do que estamos fazendo mais temos dinheiro infinito e consertamos tudo com mais crunch.'"

A mensagem diz que isso é um problema cultural da prórpia CD Projekt RED, já que os gerentes e chefia estariam desconectados do desenvolvimento, enquanto diretores e líderes no estúdio de Varsóvia "são as pessoas que fizeram esta merda por [Witcher 3], são as pessoas que sobreviveram a este inferno e estão OK com isso."

"Afinal de contas a maioria dos desenvolvedores ganham um bônus anual que é uma ninharia, enquanto os superiores recebem centenas de milhares de zloty em bônus (em euro/dólares eles ainda recebem MUITO) então está tudo bem."

Posteriormente, o próprio Jason Schreier publicou a mensagem do desenvolvedor em seu Twitter, entrando em contato para confirmar sua identidade como funcionário da empresa e até publicando uma declaração extra.

"'Eu pessoalmente adorava trabalhar aqui até eles decidirem que a única forma de terminar o jogo seria fazendo a marcha da morte', esta pessoa me contou", diz o tweet de Schreier. "Eu ouvi este sentimento de algumas pessoas. (Também ouvi sendo dito sobre a Naughty Dog e algumas outras companhias de games."

Cyberpunk 2077 sai em 19 de novembro no PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e Google Stadia.