Pc

Steam Deck: Quais são as alternativas para o brasileiro?

Confira os consoles que podem ser uma alternativa ao portátil da Valve

Por Julia Macalossi 20.05.2022 15H45

O Steam Deck, console portátil da Valve, foi lançado no início de março para os consumidores norte-americanos e, infelizmente, o Brasil ficou de fora.

LEIA MAIS

E mesmo para o público de fora está difícil de conseguir um Steam Deck: é necessário fazer um pré-cadastro e aguardar que a Valve libere a venda. Por isso, separamos algumas alternativas para quem procura por um console portátil que pode ser semelhante ao portátil da Valve.

Confira:

Nintendo Switch

O console portátil da Nintendo é, talvez, a alternativa mais óbvia e consideravelmente fácil para o público brasileiro, já que é possível comprá-lo em lojas oficiais do Brasil.

Ele tem aproximadamente o mesmo tamanho e formato do Steam Deck, mas é um console mais leve.

Seu grande apelo são os jogos originais da Nintendo, além, é claro, da possibilidade de utilizá-lo como console portátil ou console de TV utilizando seu dock.

Falando de especificações, o Switch fica bem atrás do Steam Deck. Ele possui um processador baseado em NVIDIA Tegra de cinco anos, enquanto o portátil da Valve possui um Zen 2 SoC.

Vale lembrar que o Nintendo Switch é um console para jogos lançados para sua plataforma, e não para jogos de PC, o que pode pesar bastante na decisão final caso você esteja procurando um portátil para jogar seus jogos do PC.

Divulgação: Nintendo

Aya Neo Next Advance

Todos os outros consoles da lista agora são alternativas para quem não se importa em realizar pedidos em sites da China ou no exterior.

O Aya Neo Next Advance é bastante semelhante ao Steam Deck porque vai rodar os jogos do PC em formato portátil.

O Next Advance possui uma CPU AMD Ryzen 7 58000, GPU AMD Vega 8 com clock de 2 GHz, 16GB de RAM LPDDR4 e um generoso SSD de 2TB. Em termos de potência, o Ryzen 7 é mais rápido do que o Zen 2 do Steam Deck, mas os gráficos integrados do Vega estão atrás do RDNA 2 do portátil da Valve.

Divulgação: Aya Neo

GPD Win 3

O GPD Win 3 usa o layout básico do Steam Deck e Nintendo Switch e ainda adiciona um teclado QWERTY estilo Blackberry que o faz lembrar muito um daqueles celulares antigos famosos. E também possui dock de suporte para TV.

O console vem equipado com uma CPU Intel Core i7-1195G7, 16GB de RAM LPDDR4 e um SSDR de 1TB. Utiliza gráficos Intel Iris 12, que podem ser menos poderosos do que os do Steam Deck.

Assim como o Aya Neo Next Advance, você também pode encontrar o GPD Win 3 em sites de importação como Aliexpress, Alibaba entre outros.

Divulgação: GPD

OneXPlayer Mini

Esse console é uma das opções que oferece as maiores telas portáteis, por isso, é uma boa pedida para aqueles que gostam de algo um pouco maior. 

Ele possui alguns modelos e o Mini é o único com CPU Intel Core i7-1195G7, mas também uma versão com AMD Ryzen 5800U que também é encontrada no OneXPlayer padrão. As unidades com o AMD Ryzen possuem gráficos Radeon, com GPU Vega 8. E a versão com Intel possui gráficos integrados Iris Xe. Todos eles vêm com Windows 11 pré-instalado.

Assim como os outros dois modelos mencionados na lista, o OneXPlayer Mini também pode ser encontrado em sites como Aliexpress, Alibaba e outros.

Divulgação: ONEXPLAYER