Schwarzenegger amou voltar a papel de Predador, conta produtor do game

Ator retornou ao papel de Dutch em Predator: Hunting Grounds

Por Pablo Raphael 28.05.2020 14H49
Crédito: Illfonic/Divulgação

A participação de Arnold Schwarzenegger como personagem jogável é o maior destaque de Predator: Hunting Grounds e, para o estúdio IllFonic, ter o astro envolvido no game é a realização de um sonho. Fãs assumidos de Predador, Charles Brungardt (CEO do estúdio) e Jared Gerritzen (chefe criativo do game) conversaram com o The Enemy sobre como foi trabalhar com o ator e os planos para o futuro do jogo.

A dupla conta que ter Schwarzenegger no game era quase uma piada interna no começo do desenvolvimento, mas que trabalhou em parceria com a 20th Century Studios na aprovação de um roteiro que convencesse o ator a voltar ao papel de Dutch, o soldado que enfrenta o caçador alienígena nas selvas no longa de 1987.

"É um personagem que nunca mais foi tocado pela franquia depois do filme. E Arnold é super ocupado, com seu trabalho na política e causas sociais. Ele faz poucos filmes hoje em dia. Mas ele considera Predador um dos papeis que ele realmente ama ter feito, e quando ele leu o roteiro, disse que amou e queria fazer o papel. Durante as gravações, conversamos muito e ele nos falou sobre como ele estava empolgado com o que fizemos, conectando Dutch com a evolução da franquia", disse Gerritzen.

Embora Predator: Hunting Grounds seja um jogo focado nas partidas multiplayer em que um dos jogadores controla um Predador e os outros são soldados lutando para sobreviver ao embate com o alienígena, há toda uma história rolando por trás das partidas e a Illfonic desenvolveu um arco detalhado sobre Dutch, o personagem de Schwarzenegger, que esteve sumido durante anos e aparece no jogo como um veterano calejado na luta contra os caçadores espaciais.

Esta narrativa é contada com fitas cassete que os jogadores desbloqueiam conforme progridem no game. As fitas são diários de Dutch narrando sua vida clandestina nas últimas décadas. "Esse roteiro foi aprovado pela 20th Century Studios", explicam os produtores, o que faz dele parte do canône da franquia.

Você pode personalizar a aparência de Dutch, com trajes e acessórios como óculos escuros ou um tapa-olho.

Illfonic/Reprodução

"Tivemos sorte com a produção, as gravações com Arnold foram concluídas poucos dias antes dos eventos recentes e de tudo ficar bem louco", lembrou a dupla, falando sobre a quarentena provocada pela pandemia do novo coronavírus. As novas condições de trabalho com certeza tem um impacto no desenvolvimento do jogo - Gerritzen deu a entrevista de dentro do próprio carro. "Sempre nos preocupamos se todos estão bem e seguros, trabalhamos em múltiplos projetos simultâneos. O time tem experiência em trabalhar de casa e de certa forma, fizemos um bom trabalho nessa transição", explicou Brungardt.

Para os produtores de Hunting Grounds, trazer Schwarzenegger de volta ao seu papel em Predator é mais do que surfar a onda de nostalgia do final dos anos 1980 e começo dos 90, mas reconhecem que há um retorno natural na cultura pop: "Todas as crianças daquela época estão dando as ordens agora. Nós crescemos como fãs dessas franquias. E há tantas coisas incríveis nos anos 80 e 90, a forma que os filmes de ação eram feitos, os desenhos e quadrinhos. Nós gravitamos em torno disso", explicam.

Com a chegada de Dutch ao game nesta semana, a Illfonic trabalha a todo vapor nas próximas atualizações e DLCs para Predator: Hunting Grounds. Mas fica a questão: como você supera Arnold Schwarzenegger?

"Assim que anunciamos Dutch no game, percebemos o problema", comentou Gerritzem, aos risos. "É realmente difícil fazer algo melhor do que Schwarzenegger. Mesmo nos filmes é assim. Nós temos muitas coisas da franquia para explorar nos próximos meses, estamos sempre conversando com a 20th Century Studios e com a comunidade. Esperem mais fan service".

Dutch tem um rifle e uma faca inspirada nas armas do Predador. Esses equipamentos serão disponibilizados para todos os jogadores.

Illfonic/Divulgação

O chefe criativo também apontou que a Illfonic não trabalha só com o passado de Predador, mas somando novas ideias à franquia. "É um equilíbrio que buscamos alcançar, adicionamos coisas novas, como Predadores fêmeas. Elas já apareceram nas HQs, mas nunca foram jogáveis antes".

Para Brungardt, os fãs hardcore de Predador ficarão felizes quando as próximas novidades forem reveladas: "Temos coisas muito legais que a base de fãs espera, mas com um twist". A dupla acredita que se os planos para DLCs se baseassem apenas nos filmes, não teriam o mesmo impacto. "Você já viu os filmes antes. Nós poderiamos simplesmente jogar o Dutch no jogo como ele era no filme, mas nós preferimos colocar algum esforço e pensar como ele é agora, qual sua aparência. É a mesma coisa com o Predador. Nós incluímos o Predador de 1987 como bônus de pré-venda, mas críamos nossos Predadores, eles são a versão evoluída".

Conversando sobre a franquia Predador, é difícil não lembrar de crossovers com outras obras, como as diversas iterações de Aliens vs. Predator. "Eu gostava muito do arcade da Capcom, um dos melhores jogos de pancadaria que já joguei. Gastei muitas fichas nele no fliperama do meu bairro", lembrou Gerritzen, que por pouco não trabalhou em um dos games da franquia na Monolith. "Entrei lá um pouco depois, para o time de F.E.A.R.". A dupla deixou claro que o game secreto do outro time da Illfonic não é um novo Alien vs Predator.

Predator: Hunting Grounds está disponível para PC e PlayStation 4.