Xbox   Playstation   Pc

Rocksteady responde a acusações de assédio contra funcionárias

Estúdio diz que trabalhará com entidade independente para futuras acusações

Por Victor Ferreira 22.08.2020 12H49

Nesta semana uma reportagem do jornal The Guardian revelou que funcionárias do estúdio Rocksteady, da trilogia Batman: Arkham e o vindouro Suicide Squad: Kill the Justice League, enviaram uma carta à chefia em 2018 reclamando de episódios de assédio, abuso e comentários inapropriados na empresa, e que de acordo com fontes a situação não teria melhorado nestes dois anos.

Agora, a Rocksteady se pronunciou oficialmente sobre o assunto, declarando ter analisado e lidado com as denúncias da época, e prometendo trabalhar ainda mais com entidades independentes para a segurança de todos os funcionários.

"Em 2018, recebemos uma carta de parte de nosso quadro de funcionários feminino detalhando problemas que encaravam na Rocksteady naquela época", diz o pronunciamento. "Tomamos isso como um chamado para ação. Nesta semana, algumas das mulheres da Rocksteady lançaram seu próprio pronunciamento em relação a esta situação e apoiamos nossas colegas"

O último ponto é em referência a uma resposta ao artigo do The Guardian publicada nas redes do estúdio.

"Em resposta ao comunicado inicial, nos reunimos com nossa equipe feminina, ouvimos, e lidamos com as questões levantadas. Todas as reclamações formais foram minuciosamente investigadas, resolvidas apropriadamente e uma série de medidas fortes foram tomadas em resposta aos problemas que foram revelados, incluindo disciplinamento e remoção de funcionários."

"Desde então, introduzimos novas formas de garantir que estamos cumprindo nosso objetivo de inclusão, como ao perguntar a todas as funcionárias para nos trazer um retorno sobre o papel e comportamento de personagens nos jogos que fazemos. Nos dedicamos a ouvir e melhorar, e empregamos especialistas para melhorar ainda mais a igualdade e representação na Rocksteady."

"Continuamos a aprender, e estamos trabalhando diligentemente para melhorar as formas em que apoiamos a todos. Queremos saber se há problemas que não foram revelados por meio de nossos canais normais, para podermos resolvê-los. Assim, contratamos os serviços de uma entidade terceira independente para falar confidencialmente com todos os funcionários na Rocksteady que desejam fazer isso. Também vamos entrar em contato com todas as antigas funcionárias que saíram nos últimos dois anos para pedir para falar com os entrevistadores."

"Neste momento, estamos dedicados como nunca a criar uma cultura inclusiva e estamos ouvindo com cuidado. Estamos determinados a defender nossa equipe, e ficaremos firmes contra qualquer comportamento inapropriado."

Neste sábado (22), Suicide Squad: Kill the Justice League recebe seu primeiro trailer no DC FanDome. Após a reportagem do The Guardian, uma das ex-funcionárias da Rocksteady, a roteirista Kim MacAskill, pediu para ter seu nome removido dos créditos do jogo.