Xbox   Playstation   Pc

Impressões: RE Village traz atmosfera sobrenatural - e muita inspiração em RE4

Novo jogo da série traz de volta vários conceitos do clássico de 2005, mas do seu próprio jeito

Por Victor Ferreira 19.04.2021 12H00

Após uma batalha intensa e desesperada contra uma horda de inimigos - procurando por armas e munição, desviando e escapando de um brutamontes com uma arma intimidadora, fazendo barricadas de emergência em barracas para um respiro momentâneo -, o tocar de um sino serve de salvação para o protagonista, que a este ponto se encontrava a meros momentos de encontrar seu fim.

A descrição acima pode se encaixar tanto na primeira grande sequência de ação de Resident Evil 4, em que Leon S. Kennedy é perseguido por dezenas de infectados pelo parasita Las Plagas, quanto (pelo visto) sua equivalente em Resident Evil Village, mas desta vez com Ethan Winters e lobisomens em seu encalço.

Isso, obviamente, não é coincidência: após assistir a uma prévia de uma hora do novo jogo da série, é bem claro que os desenvolvedores da Capcom revistaram muitas das ideias e conceitos do clássico de 2005 para o novo projeto, encaixando-os com os sistemas e elementos desenvolvidos para Resident Evil 7.

E, pelo menos à distância, parece uma combinação promissora.

Capcom/Divulgação

Resident Evil Village é uma sequência direta dos eventos de RE7, novamente colocando o jogador no papel de Ethan Winters, o homem comum que acabou se envolvendo com os eventos insanos e monstruosos das armas biológicas que existem no mundo da série.

A julgar pelos trailers, Ethan tenta viver uma vida normal junto de sua esposa Mia após o game anterior, e de sua filha recém-nascida, Rose.

Isso é, até Chris Redfield e uma equipe de soldados especiais invadirem sua casa, (aparentemente) assassinar Mia a sangue-frio, e raptar seu bebê.

É importante notar que o vídeo disponibilizado para a imprensa não mostra esses eventos iniciais, começando com Ethan acordando do lado de fora de uma van revirada, e o corpo de um dos soldados de Chris a seu lado.

O caminho pela floresta escura e nevada acaba o levando para a vila que dá nome ao jogo, logo encontrando as criaturas que aterrorizam o que restou da população. Daí para frente Ethan deve lidar com os estranhos planos e estratagemas da misteriosa Mãe Miranda, seu culto, e seus "filhos" - o abrasivo Heisenberg e a memética Lady Dimitrescu - enquanto procura desesperadamente por Chris e sua filha.

Vale notar que, apesar de vários paralelos a serem feitos com RE4 - de sua ambientação europeia, sua mudança radical no estilo de inimigos, e até mesmo seu trio de vilões, que tem um ar parecido com o de Saddler, Salazar e Mendes -, Village mantém um tom mais deliberado e tenso do que o game de 2005, muito mais em linha com a aventura anterior de Ethan.

Capcom/Divulgação

Enquanto Leon levou poucos minutos para abrir fogo no primeiro inimigo que encontra pelo caminho, no vídeo de gameplay disponibilizado pela Capcom há um bom intervalo de tempo entre o momento em que o jogador Ethan e quando ele dispara sua primeira bala.

Tal qual Resident Evil 7, há uma atmosfera de tensão que vai sendo construída mais lentamente: antes mesmo de ver a vila, Ethan encontra uma cabana abandonada, com manchas e rastros de sangue espalhados por todos os cantos.

Mesmo sem jogar, a experiência de ver essa sequência já dá uma certa tensão, pois o ambiente mal iluminado e os constantes sons que vem de algum lugar por perto potencializam a sensação de que alguma coisa está à espera de Ethan, pronta para atacar.

Essa insegurança vai escalando conforme Ethan segue até a vila, até o momento em que a ação finalmente começa, e o jogador deve lutar por sua sobrevivência contra os lobisomens que buscam por novas vítimas.

Obviamente é difícil analisar a qualidade da jogabilidade remotamente, mas um teste com a breve demo do PS4 disponibilizada em 17 de abril, enfrentar um grande grupo de licanos com um pistola básica ou no máximo uma espingarda parece uma proposta um tanto difícil.

Capcom/Divulgação

E já que estamos falando dos inimigos, eles representam uma mudança significativa no tom da série até agora. Embora jamais possa ser considerada "realista", até o momento todas as criaturas de RE tem uma base científica ou natural, de vírus e parasitas a fungos que são utilizados como forma de arma biológica.

Village, ao menos inicialmente, parece se apegar muito mais a conceitos sobrenaturais: os inimigos vistos no início são abertamente chamados de licanos; Lady Dimitrescu e suas filhas têm claramente influências e elementos vampirescos (e seus próprios Renfields, aparentemente); e há algo muito mais místico na estética e visual de Mãe Miranda em relação mesmo a sua contraparte em Saddler, pelo menos no trecho inicial.

... A velha que carregando caveiras em um galho e que berra rezas e maldições no nome dela certamente ajuda nisso.

Capcom/Divulgação

Ainda falando em contrapartes de Resident Evil 4, Village tem sua própria versão do mercador, conhecido como o Duque. Seu papel é bem similar ao de seu predecessor, oferecendo armas e equipamentos para venda e comprando peças e itens valiosos que forem encontrados ao matar inimigos e explorar o ambiente.

E tal qual o mercador antigo, ele também aparece nos locais mais curiosos (e às vezes aleatórios) para ajudar Ethan - por um preço, claro.

Para não dizer que Village só tem um jogo da série como grande influência interna, a excelente mecânica de perseguição constante do remake de Resident Evil 2 parece ter retornado com força a julgar pelo vídeo de prévia, e com ainda mais possíveis figuras no seu encalço.

Dessa vez, porém, ao invés de um gigante truculento na forma do bom e velho Mr. X, temos a gigante relativamente mais graciosa Lady Dimitrescu em seu encalço - e, caso você talvez tenha embarcado no trem da tara envolvendo essa personagem em particular, eu não arriscaria chegar perto dela e suas garras de Lady Deathstrike.

Capcom/Divulgação

(Ou suas filhas que viram nuvens de inseto, já que entramos no assunto)

As ambientações carregam um traço macabro e decadente, que também traz uma alusão a Resident Evil 4 e seus vilarejos destruídos, mas também a um ar melancólico, e a presença dos lobisomens faz lembrar as primeiras horas de Bloodborne.

No geral, assistir essa prévia, assim como testar a demo no PS4 e os trailers em geral, me deixou curioso para saber para onde a Capcom pretende levar esta história, e quais são as respostas para os vários mistérios que a narrativa parece trazer.

... E o ideal é que não lancem um trailer revelando basicamente a história inteira, como aconteceu com Devil May Cry V, para não estragar as surpresas.

Resident Evil Village sai em 7 de maio no PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.