Nintendo   Xbox   Playstation   Hardware   Esports   Retro   Tech   Mobile   Pc

Ser casual ou hardcore é coisa do passado; estudo lista 8 novos perfis de gamers

Novas "personalidades" reveladas pela Newzoo refletem os jogadores da atualidade

Por Jessica Pinheiro 14.05.2019 16H00

Antigamente, era comum os jogadores se dividirem entre casuais ou hardcore. De maneira simples, os que se identificavam com o primeiro grupo jogavam apenas casualmente enquanto que as pessoas do segundo eram consumidores mais ávidos.

Conforme e indústria evoluiu muitas coisas mudaram e o gamer, para bem ou para o mal, acompanhou essa transformação. Hoje em dia existem os jogos como serviços, plataformas em nuvem, e-sports, transmissões e muitas variáveis.

Levando isso em conta, a Newzoo, companhia que fornece pesquisas globais sobre videogames e e-sports, fez uma pesquisa para entender que tipos de personalidades os gamers estão refletindo, de acordo com o mercado atualmente (via PC Gamer).

O estudo, intitulado Gamer Segmentation levou o último ano inteiro e teve como objetivo analisar os jogadores da atualidade e seus hábitos referentes a videogames, englobando diferentes aspectos de consumismo: assistir, comprar e, claro, jogar.

A resposta vem em 8 novos tipos de jogadores. Esses perfis receberam uma definição e levam em conta estatísticas como faixa etária e situação de vida. Confira:

Newzoo/Reprodução
  • Passa-tempo (27% dos entrevistados): joga para passar o tempo (quando tem tempo) e prefere consoles a PCs.
  • Jogador de nuvem (19%): prefere aderir a jogos de serviços por streaming e gastaria dinheiro em hardware apenas se/quando necessário;
  • Jogador pipoca (13%): não joga muito, mas curte assistir outras pessoas jogando;
  • Jogador extremo (13%): é o jogador que ama mais do que tudo passar tempo jogando e investe muito dinheiro em jogos;
  • Entusiasta de tudo e todos (9%): alguém que consegue equilibrar o tempo fora dos videogames, mas ainda tem o hábito de comprar jogos;
  • Entusiasta de hardwares (9%): está por dentro das novidades referentes a hardwares e provavelmente investiu em uma máquina personalizada;]
  • Telespectador (6%): costumava jogar muito antes e agora gosta de assistir e-sports e/ou outras pessoas proximas jogando;
  • Jogador convencional (4%): prefere jogar do que assistir outras pessoas jogando e possui muitos hardwares;

As estatísticas também revelam que os jogadores convencionais têm em média 32 anos, enquanto que os que passam-tempo são mais velhos, com uma média de 38 anos para mais (e geralmente eles têm filhos).

Os jogadores convencionais também costumam ouvir menos músicas do que outros perfis e os que passam-tempo viajam mais. Mais dados sobre a pesquisa podem ser acessados clicando neste link. Também é possível fazer o teste clicando aqui.