Pc

Neopets: Desenvolvedores estão criando NFT para neopets personalizados

Parece que todo mundo quer entrar na onda da criptomoeda...

Por Julia Macalossi 28.09.2021 18H16

Os desenvolvedores de Neopets revelaram recentemente em seu site que estão criando NFTs para mais de vinte mil pets personalizados, tudo em parceria com várias empresas de blockchain

Neopets é um site de simulação de animais de estimação virtual. Os jogadores, que são chamados de ‘neopianos’, precisam cuidar de seus neopets, alimentando-os, coletando itens, jogando com eles, brincando e muito mais.

No auge de sua popularidade, Neopets tinha mais de 25 milhões de usuários, sendo 80% deles menores de idade. Uma geração inteira de internautas passou uma parte significativa da sua infância nesse site - pelo menos eu passei.

NFTs (Non-fungible tokens), por sua vez, são tokens de criptomoedas que representam uma obra de arte digital. Por exemplo: um NFT atrelado a um item digital qualquer (nesse caso seriam os neopets) faz desse item único perante o mundo, que não pode ser substituído, destruído ou copiado e tem a autenticidade comprovada através de informações registradas na blockchain.

E, aliás, já se provou que a criptomoeda é desastrosa para o meio ambiente. De acordo com o The Verge, um único GIF de um gato tinha a pegada de emissão de carbono do uso de eletricidade de um residente da UE por dois meses.

Quando vendidos a granel, os NFTs podem ter consequências ambientais ainda maiores. A organização ambientalista Sierra Club afirmou que, um ano de emissão de carbono do Bitcoin (que é uma das criptomoedas mais populares) se igualou à pegada anual de emissão na Nova Zelândia.

Mas se ele é assim prejudicial ao meio ambiente, porque fazer isso?

Os entusiastas da criptomoeda são atraídos pelos preços altos das obras de artes NFTs, que estão sendo vendidas por quantias de até US$69 milhões de dólares. Nem todo NFT pode exigir esses preços, é claro, e os NFTs de Neopets ainda não foram lançados. 

A questão é que não existem garantias de que os NFTs de Neopets serão um investimento que valha a pena. O que importa é que os proprietários de Neopets acreditam que podem obter lucros imensos com isso, mesmo que às custas do meio ambiente.

Já os fãs de Neopets não estão muito contentes com a notícia, como é possível ver nas replys do tweet oficial deles anunciando a novidade. Como, por exemplo, um usuário que colocou “Eu não poderia estar mais decepcionado. Vocês poderiam ter abandonado essa ideia. Estou cancelando meu premium do site e incentivando todos meus amigos a fazerem o mesmo. Estou jogando desde 2006-2021”.

E como os NFTs de Neopets vão funcionar? As empresas parceiras de Neopets agora estão produzindo NFTs que são imagens de animais de estimação adotáveis populares no famoso site, exceto que são “memorabilia digital” (o que provavelmente significa que você não conseguirá utilizá-lo como animal de estimação no site).

Cada um deles vem com um plano de fundo, personalidade, recursos e roupas gerados aleatoriamente. Assim, os compradores terão sua própria imagem de um Neopet decorado, algo que eles já poderiam fazer criando uma conta gratuita no site.

Os desenvolvedores de Neopets afirmaram que seus investidores de blockchain são mais ecológicos, mas é difícil levar isso a sério quando suas únicas fontes vinculadas são os sites de empresas de criptomoeda que podem se beneficiar desta parceria.

No início deste ano, Neopets teve um problema com hackers do mercado negro tentando roubar os animais de estimação regulares de usuários do site. Neopets também havia tentado anteriormente um jogo NFT chamado Neopets Cryptoquest em 2018, onde os jogadores podiam comprar pacotes de cartões virtuais que poderiam ser resgatados por prêmios, mas o jogo foi desativado em um ano.