Nintendo   Xbox   Playstation   Social   Pc

Minecraft: Versão perdida é encontrada após mais de 10 anos

Acreditava-se que era um momento perdido para sempre na história do jogo

Por Diego Lima 30.06.2021 21H13

Jogos extremamente populares e duradouros tendem a passar por muitas atualizações. É o caso de Roblox, Fortnite e Minecraft, para citar alguns exemplos.

Poucos anos após o lançamento de Minecraft, que ocorreu em 2009, parte dos fãs passou a buscar versões anteriores do jogo. Muitas delas foram encontradas sem dificuldade, mas havia uma específica que parecia ter desaparecido.

Conhecida como Alpha 1.1.1, essa versão extremamente rara de Minecraft só foi redescoberta após mais de dez anos por uma jogadora (@lunasorcery) que havia guardado dados de um notebook antigo em um HD externo.

Conforme publicado pelo Kotaku, a versão original em Java de Minecraft foi lançada em 2009. No ano seguinte, quando o jogo estava na fase alpha, atualizações frequentes costumavam acontecer às sextas. No entanto, uma delas foi lançada em um sábado, no dia 18 de setembro de 2010. Estamos falando, é claro da atualização 1.1.1, que esteve disponível por apenas três horas e 25 minutos.

Apesar de trazer adições importantes, como a vara de pescar, essa versão do jogo trazia um bug que podia levar jogadores a uma tela cinza que nem deveria existir. Logo, para corrigir essa falha, a Mojang lançou a atualização 1.1.2, o que levou à rápida substituição da Alpha 1.1.1.

Nos últimos anos, muitos jogadores chegaram à conclusão de que seria impossível dar os passos necessários para resgatar uma versão legítima dessa atualização. Em parte, porque muita gente nem teve a chance de baixar a atualização em questão e acabou pulando direto para a correção dela.

Surpreendentemente, há alguns meses, uma pessoa que estava pesquisando sobre essa versão misteriosa de Minecraft encontrou uma publicação no Twitter que era da já citada @Lunasorcery. O Tweet era de 18 de setembro de 2010 e, nele, ela apenas dizia que havia uma nova versão de Minecraft disponível.

A pessoa que fazia a pesquisa decidiu perguntar para Luna se ela ainda tinha aquela versão rara de Minecraft guardada em algum lugar. Embora não tenha se importado no início, Luna decidiu investigar os próprios arquivos.

Para a surpresa de todos, ela encontrou um HD externo que continha dados de um antigo notebook. Nele, Luna encontrou o arquivo Minecraft.jar com a data certa para ser aquilo que tantos buscavam. Bastou investigar os detalhes mais um pouco e, sim, foi confirmado que ela tinha a tão procurada versão.

Quando ela constatou que aquela era a versão que todos estavam procurando, Luna foi até o servidor do Omniarchive (grupo de fãs de Minecraft que preservam a história do jogo), no Discord, e contou o que havia encontrado. Todos vibraram, obviamente.

Demorou, mas aconteceu: a versão perdida de Minecraft foi encontrada.