Xbox   Playstation   Pc

Microsoft apoia Epic em liberação de ferramentas da Apple para Unreal Engine

Phil Spencer diz que acesso é "o correto a se fazer para desenvolvedores de games e jogadores"

Por Victor Ferreira 23.08.2020 18H55

Nesta última semana, após entrar com uma ação judicial contra a Apple pela remoção de Fortnite da App Store, a Epic Games revelou que foi bloqueada de acessar as ferramentas de desenvolvimento tanto para Mac quanto para dispositivos iOS.

A situação se complica ao se levar em conta que, além de Fortnite e outros projetos, a Epic Games também é responsável pela Unreal Engine, um dos motores gráficos mais utilizados por estúdios e desenvolvedores em todo o mundo - incluindo em jogos para estas plataformas.

Sendo assim, a Microsoft arquivou uma declaração oficial de apoio à Epic Games e seu pedido de ganhar novamente o acesso a estas ferramentas.

"Garantir que a Epic tenha acesso à tecnologia mais recente da Apple é o correto a se fazer por desenvolvedores e jogadores", escreveu Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, ao divulgar a declaração de apoio.

A declaração é escrita e assinada por Kevin Gammill, gerente geral de Experiências de Desenvolvedores de Jogos da Microsoft.

"Negar à Epic acesso ao SDK da Apple e outras ferramentas de desenvolvimento a impedirá de apoiar a Unreal Engine no iOS e macOS, e colocará a Unreal Engine e os criadores de jogos que criaram, estão criando, e venham a criar jogos nela em uma desvantagem substancial", diz a mensagem.

Gammill diz que, ao impedir acesso a estas ferramentas, a Apple afeta não só empresas que queiram utilizar a Unreal Engine para futuros projetos - sendo a Microsoft ou não -, como pode impactar títulos em desenvolvimento, já que a produção de um game pode levar anos.

"Quando criadores de jogos estão planejando projetos de desenvolvimento, que podem durar anos, é importante ter a confiança de que o motor escolhido esteja disponível e tenha suporte em todas as plataformas em que planeje distribuir seus games."

"A remoção da habilidade da Unreal Engine de ganhar updates e melhorias para iOS e macOS pode também causar dano a jogos de iOS e macOS já criados com ela. Se o motor do jogo não pode mais desenvolver atualizações que possam utilizar das novas funções do iOS e macOS, consertar bugs de software, ou corrigir falhas de segurança, isso afetará jogos que já foram lançados no iOS e macOS (e, em turno, afetar jogadores)", escreve Gammill.

Por enquanto, a Apple não deu resposta ao pedido de liberação das plataformas por parte da Epic, mas já declarou que a desenvolvedora de Fortnite pediu por tratamento privilegiado no iOS antes de lançar uma forma de pagamento alternativa e ter o jogo removido da App Store.