Xbox   Playstation   Pc

Life is Strange Remastered Collection: Saudade de Arcadia Bay

Novas versões não eram totalmente necessárias, mas divertem

Por Diego Lima 14.03.2022 14H04

Retornar a Arcadia Bay de vez em quando era um hábito meu até poucos anos atrás. A cidade onde viviam Max Caulfield e Chloe Price, personagens principais de Life is Strange e Before the Storm, sempre me fascinou, dentre outros motivos, pela estética.

Descobrir que uma nova versão do game estava a caminho, no ano passado, me deixou bastante confuso. Afinal, por mais simples que sejam os gráficos do jogo original, a aura "antiquada" faz parte do conceito artístico; dialoga até mesmo com o fato de que a Max prefere tecnologias antigas para tirar as próprias fotos.

Square Enix/The Enemy.

Não vou negar que, enquanto remasterização, Life is Strange Remastered Collection nem sempre acerta. Temos algumas animações faciais de personagens que não precisavam ser refeitas e acabaram se tornando um tanto intensas demais. A constante preocupação com mostrar os dentes dos personagens também causa estranhamento em certas cenas.

Ainda assim, foi uma experiência absolutamente válida retornar a Arcadia Bay e ver os novos efeitos de iluminação, sombra e, também, os novos rostos dos personagens, que, apesar das bizarrices pontuais, estão um passo mais próximo do "realismo" que o título original escolheu (ou teve de) evitar.

Square Enix/The Enemy.

Voltar ao controle de Max Caulfield e Chloe Price me fez perceber o quanto eu sinto falta da construção detalhada de protagonistas por meio de materiais adicionais em jogos focados na narrativa.

Os diários das duas personagens são cheios de traços de personalidade que nos ajudam a entender como elas se comportariam, de fato, em cada situação. Isso ajuda não só na tomada de decisões como também na criação de um laço com quem nos apresenta àquele mundo.

Square Enix/The Enemy.

Também é sensacional reviver aqueles longos períodos de reflexão ao som de um violão, caminhar e observar os colegas de classe, descobrir o que nossas protagonistas sentem em relação a cada um ali; tudo está exatamente como nos lembrávamos, exceto pelo fato de que existem correções visuais.

Pessoalmente, não diria que recomendo a coleção remasterizada para todos os jogadores. Jogos no Brasil continuam absurdamente caros e, como você já deve ter percebido, não estamos falando de uma remasterização tão urgente. Ainda é plenamente possível se divertir com a versão original de Life is Strange.

Square Enix/The Enemy.

Ao mesmo tempo, se você nunca entrou nesse universo ou começou por True Colors, talvez Life is Strange Remastered Collection esteja mais à altura das suas expectativas. Como em qualquer outro momento na história, a única certeza que tenho é de que vale a pena jogar Life is Strange, seja na versão que for.

Life is Strange Remastered Collection está disponível para PS5, Xbox Series, PS4, Xbox One e PC. A coleção inclui tanto Life is Strange quanto Before the Storm.