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Liberdade e enredo serão os diferenciais de Outriders, diz diretor

O looter shooter da People Can Fly possui um mercado repleto de concorrência, e precisa mostrar qualidade para se destacar

Por Breno Deolindo 28.05.2020 13H30

Outriders, o próximo shooter da People Can Fly em parceria com a Square Enix, foi um dos primeiros títulos a serem confirmados como cross-gen: disponibilizado tanto para PlayStation 4 e Xbox One quanto para PlayStation 5 e Xbox Series X.

Bem diferente de Bulletstorm, o game mais popular da desenvolvedora, o shooter se encaixa na mesma categoria de Destiny, Borderlands, The Division e tantos outros, onde a coleta de itens e a busca incessante por equipamentos melhores é o grande mote.

Em conversa com o The Enemy, o diretor Bartosz Kmita e o diretor de design Piotr Nowakowski explicaram mais sobre o apelo do game. Na opinião de ambos, o enredo do game é o que realmente ganhará o carinho dos jogadores.

Pensamos bastante sobre isso, sobre a experiência cinemátca, a progressão de personagens, as missões paralelas. O aspecto de história é crucial para nós, é um dos principais pilares”, diz Kmita, afirmando que o enredo muitas vezes fica no segundo plano de um looter shooter.

O enredo fala sobre uma humanidade bastante ameaçada após a Terra ser arruinada. O planeta Enoch parece uma alternativa viável para a sobrevivência da espécie, mas é necessário checar todas as nuances antes de tomar qualquer ação definitiva.

É aí que entram os Outriders, agentes que chegam antecipadamente em Enoch para investigar os possíveis perigos que habitam o planeta. Infelizmente, uma ordem para ocupação de Enoch é emitida antes que os Outriders finalizem seu trabalho, dando espaço para uma catástrofe.

Uma força conhecida apenas como Anomalia desce dos céus em direção aos humanos, matando alguns, machucando outros e até mesmo alterando indivíduos. O jogador controla um Outrider ferido pela Anomalia; depois de 30 anos hibernando em congelamento, o agente acorda e precisa descobrir o que aconteceu com Enoch nesse período.

Gameplay livre e dificuldade dinâmica

Os trechos de gameplay dão uma ideia bem ampla das possibilidades oferecidas pelo game. Além da trocação de tiros, as habilidades de cada personagem serão essenciais na jogatina, facilitando bastante a vida contra os inimigos.

Nowakowski explica que a combinação entre itens, habilidades e sua capacidade de mira serão essenciais para separar os bons jogadores dos iniciantes: “Queríamos que todas essas coisas importassem, e quando você as combina, a diferença de poder é enorme”, ele conta.

O poder de fogo do jogador, inclusive, será essencial para definir a dificuldade de sua jogatina. O game possui um sistema de dificuldade dinâmica, que vai se alterando conforme o jogador manda bem ou mal em suas tarefas.

Uma boa sequência pode liberar um novo World Tier, nome dado aos níveis de dificuldade do game. Quanto mais alto o Tier, mais difícil fica o jogo - da mesma maneira, mais itens raros estarão à disposição do jogador.

O jogador pode escolher - e alterar durante a campanha- a dificuldade na qual ele enfrentará os desafios, algo que está atrelado diretamente à liberdade que Outriders quer transmitir: “Queremos dar as ferramentas, e o jogador irá construir o seu próprio shooter”, diz Kmita.

O mesmo é aplicado no modo cooperativo, onde os jogadores poderão escolher qual a dificuldade de seu universo, balanceando a experiência para amigos que não estejam no mesmo patamar de habilidade.

A tal liberdade também é válida para o estilo de gameplay em si. Os desenvolvedores garantem que não há uma única maneira certa de se jogar Outriders. Há espaço para jogadores encontrarem seus próprios estilos e os aperfeiçoarem.

Um exemplo é a própria experiência com Bulletstorm. Mesmo que os títulos sejam bem distintos, Kmita garante que o game de 2011 foi uma das bases para construir um shooter que não necessariamente precisa ter os famigerados “murinhos”. O jogador pode ter a liberdade de construir um personagem poderosíssimo, que assusta os próprios inimigos, mas também há a opção de um gameplay menos agressivo.

Por fim, vale ressaltar que os desenvolvedores preferiram não comentar sobre os detalhes técnicos de Outriders. Em teste realizado pelo The Enemy no início do ano, os gráficos impressionaram, levantando questões sobre a performance do jogo em modelos antigos de PS4 e Xbox One. Questionados sobre esse aspecto, Bartosz e Piotr preferiram não se pronunciar.

Ainda sem data de lançamento, Outriders chega no fim de 2020 para os consoles de próxima e atual geração. Clique aqui para saber nossas primeiras impressões do game.