Playstation   Xbox   Retro   Nintendo   Mobile   Pc

Poder, política, guerra e dragões: jogos para matar a saudade de Game of Thrones

Confira uma lista de títulos com elementos semelhantes às da série exibida pela HBO

Por Jessica Pinheiro 20.05.2019 09H00

O último episódio de Game of Thrones vai ao ar neste domingo, 19 de maio, marcando quase uma década de exibição.

O seriado da HBO deixa seu legado na história dos programas de entretenimento e, mais do que isso, aborda temas que conquistaram muitas pessoas pela maneira como eram retratados.

Os interesses políticos que moviam os jogadores deste verdadeiro tabuleiro de xadrez fantástico, os diálogos excepcionais que ajudavam a construir os cenários e os personagens, as inúmeras surpresas ao longo do caminho.

Todos esses elementos fizeram de Games of Thrones um marco e sabemos que a série, mesmo com seus altos e baixos, vai deixar muitas saudades.

Preparamos, portanto, uma lista com 16 jogos para você sanar um pouco desse vazio que o seriado vai deixar no coração.

Odin Sphere: Leifthrasir

Lançado para PlayStation 3, PlayStation 4 e PlayStation Vita em 2016, o game apresenta 5 campanhas, cada qual com um personagem principal diferente com sua própria história e motivação.

Além de lembrar o modelo que os livros da saga Uma Canção de Gelo e Fogo usam para contar a narrativa, as campanhas se encontram aqui e acolá, formando uma história coerente e instigante.

Por fim, os cenários e a grande variedade de personagens (especialmente os secundários), os inimigos de todos os tipos (de zumbis congelados a enormes dragões) trazem mais elementos que lembram Game Of Thrones.

Icewind Dale: Enhanced Edition

Lembrando especificamente todo o cenário do Norte (de Winterfell até além  da Muralha); a história se passa em Icewind Dale, região ártica de Sword Coast e é baseado no cenário Forgotten Realms, de Dungeons & Dragons.

A história começa como uma aventura típica de RPG de mesa, com o grupo de aventureiros do game embarcando em uma jornada pelas montanhas congelantes e explorando masmorras profundas. 

A narrativa começa simples e vai escalando exponencialmente conforme o jogador avança. O jogo foi lançado em 2014 para PCs, MacOS, Android e iOS.

Suikoden 2

O grande diferencial de Suikoden para outros games de JRPG é a centralização em temas como guerra, revolução, corrupção e política.

Por tabela, os personagens envolvidos na história sempre passavam por todo um arco de desenvolvimento muito interessante, com muito drama, romance e traição.

Também é necessário gerenciar recursos e formar alianças. Destaque para Suikoden 2, em que o vilão Luca Blight, é um antagonista tão ou mais detestável que Joffrey Baratheon e Ramsay Bolton juntos.

Os primeiros 4 jogos podem ser encontrados hoje em dia no PS3 e PSVita (via PlayStation Store).

Reigns

Este jogo lançado para Android, iOS, PC e Mac em 2016 permite ao jogador governar seu reino com apenas um deslize de tela para a direita ou para a esquerda.

Cada lado é uma ação diferente: quando uma rainha propor casamento, você pode escolher sim ou não; quando um assassino se esgueirar nos seus aposentos você pode se render ou fugir.

Obviamente, o carma também vai se consultar e, portanto, para cada ação há uma consequência. Bastante divertido e simples de jogar.

The Elder Scrolls: Skyrim

O mundo de Skyrim é tão grande e complexo quanto o de Westeros e explora-lo é uma jornada única para cada aventureiro.

O game permite inúmeras ações diferentes e é possível até mesmo lutar contra dragões gigantescos.

Há ainda intrigas políticas e inimigos que lembram os Caminhantes Brancos: os Undead Draugr. Além disso o protagonista é um Dragonborn, um mortal com a alma de um dragão.

Existem também inúmeros mods de Game of Thrones para quem joga em PCs, o que pode melhorar ainda mais a experiência.

The Elder Scrolls: Skyrim está disponível para PCs, Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch.

Final Fantasy Tactics: The War of the Lions

GoT tem como base A Canção de Gelo e Fogo, série de livros escrita por George RR Martin, inspirada por sua vez na Guerra das Rosas, travada na Inglaterra entre 1455 e 1487 entre as casas York e Lancaster.

A Square Enix também se inspirou nesse acontecimento para a criação do jogo e, portanto, as mídias têm muitos elementos em comum: intrigas políticas, drama e romance, e guerra e seres mágicos.

A versão lançada para iOS e Android em 2007 mantém a jogabilidade estratégica do original de 1997 lançado para PlayStation, mas traz mais personagens para recrutar, além de uma tradução melhorada.

Crusader Kings II

Um jogo de diplomacia: aqui, você precisa promover sua linhagem, ampliando o alcance do nome de sua casa com casamentos muito bem arranjados, com a execução de pessoas que podem ameaçar sua ascensão.

A guerra também pode ser usada como recurso para ascender ao poder. Vale de tudo para ter prestígio e governar o reino.

O game foi lançado em 2012 e está disponível para PCs. Existe, inclusive, um mod de Game of Thrones, o que pode estreitar ainda mais a linha de similaridades entre a série e este jogo de estratégia.

Final Fantasy XII: The Zodiac Age

Foi um dos jogos mais experimentais e adultos da franquia. Também é ambientado no reino de Ivalice (o mesmo de Tactics). A história possui bastante intrigas políticas, mas com mais personagens envolvidos na narrativa.

Aqui, os impérios de Rozarria e Archadia estão em guerra e o conflito atinge a região de Dalmasca. Após a queda de seu reino, a princesa Ashe junta um grupo de rebeldes para se vingar.

À medida que a história avança, o objetivo passa a ser a restauração da paz entre as áreas e com isso, muitas máscaras de governantes vão caindo e muitos sacrifícios precisam ser feitos.

The Witcher 2: Assassins of Kings

Como o título sugere, o 2º jogo da série tem como base o assassinato de um rei. A trama mostra uma narrativa amplamente política que começa com o regente
Foltest travando uma guerra contra uma baronesa.

Eventualmente, com a morte do rei pelas mãos do Regicida, o protagonista Geralt é acusado de ter cometido o crime. Felizmente o personagem conta com aliados para ajudá-lo a limpar seu nome.

Além dos conflitos diplomáticos, o jogo também lembra GoT ao abordar magia e bastante violência e sexo, além de criaturas místicas ao longo da jornada - incluindo dragões que assumem formas humanas.

Fire Emblem Awakening

Aqui, são mostrados os continentes de Archanea e Valentia, mas o jogador segue a história dos guerreiros do Sagrado Reino de Ylisse. Você vai acompanhar o príncipe Chrom e seu exército pessoal defendendo seu reino dos ataques da hostil nação de Plegia.

Existem surpresas ao longo da narrativa e é interessante acompanhar a relação entre os heróis evoluindo. Além disso, existe outro elemento similar a GoT: os mortos-vivos conhecidos como Risen que, assim como os Caminhantes Brancos, representam uma ameaça devastadora.

O jogo foi lançado em 2012 e está disponível para Nintendo 3DS.

Dragon Age: Inquisition

Lançado em 2014 e disponível para PCs, X1/360 e PS4/3; este game traz fantasia, romance, disputas políticas e, claro, dragões.

A história foca na Inquisição e o jogador é membro desta facção, sendo uma espécie de escolhido, destinado a liderar um exército para derrotar uma ameaça demoníaca.

Os personagens são instigantes e o jogador precisa lidar constantemente com escolhas em meio aos diálogos, desafiando grupos ou formando alianças.

Também é necessário gerenciar tropas e formar táticas de guerra junto ao conselho do reino, dentre outros recursos igualmente importantes.

Baldur's Gate: Enhanced Edition

Também ambientado em Forgotten Realms, oferece todos os aspectos que os fãs de GoT apreciam: profecias, conchavos, traições e perdas. E como foi desenvolvido pela BioWare, assim como em Dragon Age, as escolhas do jogador são recompensadas de forma positiva ou negativa.

Aqui, o ferro é uma matéria-prima essencial para a trama e você começa investigando como é a distribuição desse elemento no mundo de Sword Coast. A conspiração por trás disso é o que amplia a narrativa.

O remake lançado em 2012 para PCs e mobile traz junto a expansão Tales of the Sword Coast com inúmeras novidades e melhorias.

Total War: Warhammer

Todos os jogos da série Total War são um prato cheio para os fãs de GoT, mas vale destacar Warhammer pela maneira como ele apresenta seu cenário e as facções que o dividem.

O jogador é quem decide de que lado irá lutar: do Império, que precisa reunir seu povo e forjar alianças, seja com diplomacia ou ameaças; ou do Caos, uma horda sem muitas regras ou cerimônias, cujo objetivo é tomar tudo que encontram pelo caminho.

O jogo ainda oferece batalhas grandiosas em que será preciso coordenar estrategicamente os combatentes, trazendo uma experiência sem igual. Lançado em 2016 e disponível para PCs.

Drakengard

Apesar de ser estranho de jogar, os games da franquia Drakengard possuem histórias profundas, complexas e emocionantes. Assim como em GoT, a regra aqui é muito clara: não se apegue a ninguém.

Além disso, no primeiro game, tal qual Daenerys Targaryen quer tomar os Sete Reinos como herdeira legítima do Trono de Ferro; o príncipe deposto Caim, juntamente de seus aliados, também luta para recuperar o que por direito é seu.

Cada jogo da série possui uma história diferente, mas todos mostram protagonistas que possuem fortes laços com dragões, além de usá-los (e montá-los) em combate.

The Banner Saga

Este game de RPG e estratégia coloca o jogador para liderar um grupo de aventureiros nórdicos contra as criaturas Dredge, enquanto lidam com disputas políticas e cenários gélidos.

A premissa lembra bastante o arco da Patrulha da Noite de GoT, que deve proteger as fronteiras do Norte da ameaça dos Caminhantes Brancos. Aqui, porém, o verdadeiro desafio reside nas desafiadoras escolhas que o jogador deve fazer enquanto líder.

Cada ação traz uma consequência e, portanto, é necessário pensar bem no que você irá fazer. O jogo foi lançado em 2014 e está disponível para PCs, X1, PS4, iOS e Android.

Menção honrosa: Game of Thrones - A Telltale Games Series

Com 6 episódios e lançado em 2014 para PCs, mobile, PS4/3, e X1/360; este é considerado por muitos o melhor entre os games da série, já que foi o título que mais se aproximou da forma como os livros e a série narram a trama.

Aqui, o jogador é apresentado à casa Forrester em uma trama complementar que se passa entre a 3ª e 4ª temporada do show; seguindo a velha fórmula de jogabilidade adventure interativo da Telltale.

Além disso, vários rostos conhecidos dão as caras aqui e acolá, todos dublados pelos astros do seriado da HBO. Um prato cheio para matar - ou encher o peito com mais - saudades.