GTA 5 em 1ª pessoa é melhor que muito jogo em 1ª pessoa
Bem que GTA 6 poderia seguir pelo mesmo caminho
Desde o primeiro Grand Theft Auto, a franquia sempre focou na ação em terceira pessoa. Obviamente, fãs criaram mods em primeira pessoa para os jogos antigos com o tempo, mas somente GTA 5 realmente abraçou essa perspectiva de câmera para valer.
LEIA MAIS
- 13 curiosidades desconhecidas de GTA 5
- GTA 5 tem diálogo paranormal que você não viu
- Uma cena de Trevor que entrou para a história
Honestamente, estou longe de ser um fã dos jogos de aventura ou ação em primeira pessoa. A menos que sejam jogos de tiro, prefiro sempre ter a opção de olhar para o meu personagem em vez de olhar diretamente para o mundo dele.
Skyrim, por exemplo, foi um dos jogos em que não consegui me adaptar à câmera em primeira pessoa. Quando o próprio Cyberpunk 2077 foi lançado, lamentei a escolha de perspectiva da CD Projekt Red, embora, hoje, eu entenda que era o ideal, de fato.
GTA 5 é um jogo relativamente antigo. Em breve, o título completará 10 anos de existência. Demorou até que o game recebesse uma opção oficial de câmera em primeira pessoa, o que só rolou em 2014, com a chegada das versões de PS4 e Xbox One.
Na época, nem senti vontade de testar. Hoje, entretanto, confesso que mudo a perspectiva da câmera de vez em quando. Simplesmente, pelo fato de que a preocupação com tornar os movimentos da cabeça mais realistas rendeu uma experiência muito imersiva.
O descontrole completo da visão do protagonista ao ser tropelado. A cabeça balançando ao tomarmos um soco. Leves cambaleadas ao tomarmos tiros. Perda de equilíbrio quando o personagem tropeça.
GTA 5 em primeira pessoa é cheio de nuances que jogos mais novos, como o próprio Cyberpunk 2077, ignoram completamente. Além, obviamente, de ser melhor do que jogos de muitos anos atrás. Mesmo que esse nem seja o modo principal do jogo, a Rockstar tomou todo o cuidado para entregar uma experiência digna.
Por enquanto, não há como saber se GTA 6 também terá a opção de câmera em primeira pessoa — embora seja extremamente provável que sim. Desde que essa perspectiva não seja obrigatória, sinto que essa opção de câmera não pode deixar a franquia nunca mais.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook, TikTok e no Google News.