Xbox   Playstation   Pc

FUT: 9 em cada 10 pacotes são abertos de graça, diz EA

Executivo reforça "escolhas" para o jogador; empresa faturou bilhões com microtransações em 2020

Por Victor Ferreira 08.10.2021 15H22

Em uma entrevista ao site Eurogamer, o executivo de experiências da Electronic Arts, Chris Bruzzo, defendeu o uso do sistema de loot boxes em FIFA, argumentando que a grande maioria dos pacotes do popular modo FUT (FIFA Ultimate Team) são abertos via Coins, adquiridas via gameplay — ou seja, adquiridos gratuitamente.

"Deixe-me ser bem claro quanto a este ponto: nove de dez pacotes FUT que são abertos em FIFA são abertos com Coins. Coins são ganhas ao jogar o jogo. Isso não é dinheiro de verdade."

Bruzzo também reforçou que 78% dos jogadores de FIFA 21 nunca gastaram dinheiro extra com o jogo.

Wesley Yin-Poole, o entrevistador, rebateu que independente do fato de que as pessoas que gastem com loot boxes e outras despesas em FIFA sejam minoria, ainda existe uma estrutura de incentivos para o sistema "pay to win" em que há mais chances de obter jogadores melhores quanto mais pacotes forem adquiridos e abertos, incluindo com dinheiro de verdade.

"E isso se chama escolha. Isso se chama escolha do jogador. Jogadores têm uma escolha", disse Bruzzo.

"De pagar para ganhar?", replicou Yin-Poole.

"Volto a falar que dezenas de milhões de jogadores jogam FIFA Ultimate Team. 30 milhões de pessoas jogaram no ano passado, e 100 milhões de alguma forma ou outra — jogos mobile e ao redor do mundo. Então sim, damos a jogadores muitas escolhas. Você pode jogar temporadas. Você pode jogar Pro Clubs. Você pode jogar FIFA Ultimate Team. Você pode abrir pacotes com FUT Coins. Você pode trocar jogadores no mercado de transferência. E sim, você pode comprar FIFA Points e usá-los para abrir pacotes."

Bruzzo continuou ao reforçar que a empresa respondeu a críticas (e projetos de lei) ao estabelecer um sistema de probabilidades e de prévia para o conteúdo dos pacotes e até limitar o tempo de jogo. "Isso também é sobre compartilhar informações com jogadores."

EA Sports/Divulgação

O entrevistador também comentou sobre os riscos que o sistema de loot boxes pode trazer para pessoas suscetíveis a problemas com apostas e jogos de azar, com crianças em particular.

"Crianças não deveriam gastar dinheiro no nosso jogo. Crianças não deveriam gastar dinheiro em FIFA", disse Bruzzo.

"Mas elas gastam", respondeu Yin-Poole.

"Na verdade, ao vermos as inscrições de contas, Wes, vemos porcentagens muito baixas de pessoas abaixo da idade de 18 anos. Mas mais importante, nosso default é marcado para não haver gastos para contas de menores de 18 anos. E trabalhamos com a Sony e a Microsoft para instituir controles de gastos como base para crianças. Crianças não deveriam estar gastando com FIFA de jeito nenhum."

(É claro, isso ignora o fato de que crianças podem simplesmente mentir sobre sua idade nas suas contas de FIFA/EA)

Nisso, o editor do Eurogamer relembrou o episódio em que propagandas de pacotes de FUT apareceram em uma revista infantil no Reino Unido.

"Vou dizer de novo, somos humanos. Aquilo foi do meu time. Meu time fez isso. Foi um lapso. Foi literalmente alguém preenchendo formulários de lugares para onde colocar propagandas de FIFA, e um processo no qual normalmente revisamos onde eles devem ir, e pulamos esse passo", declarou o executivo.

"E isso foi um dia em que as propagandas seguiram para centenas de canais, e alguém achou que seria uma boa opção para preencher. E assim eles incluíram o FIFA Ultimate Team no catálogo de brinquedos. Pedimos desculpas. Dissemos que foi um erro. Cometemos erros, Wes", disse Bruzzo em sua defesa.

EA Sports/Divulgação

O diretor também foi perguntado sobre a possibilidade de, no futuro, a EA remover a opção de pagar dinheiro real pelas loot boxes.

"Vou retornar ao ponto de que nove de dez pessoas gastam com FUT Packs. Oito de dez pessoas não gastam com FIFA de jeito algum. A habilidade de gastar dinheiro de verdade em um jogo representa escolha para jogadores. Completei 52 anos há mais ou menos um mês atrás. Aos 52 não tenho o mesmo tempo que tinha antes. Quando tinha 22, poderia jogar e criar o tipo de time que queria fazer. Hoje, para mim, a escolha que fiz é de jogar o jogo, adquirir FUT Coins e gastar um pouco com FIFA Points para ajudar a melhorar meu time. E acho que é uma escolha da qual eu deveria ser permitido a fazer".

Vale lembrar que, só no último ano, a Electronic Arts faturou mais de US$ 4 bilhões com "vendas de serviços", que inclui microtransações como as já citadas loot boxes de FIFA e sistemas de pagamentos de outros jogos, como Apex Legends e The Sims 4.

No Brasil, o Ministério Público aceitou a abertura de um processo para banir vendas de loot boxes no país em março. Movimentos de regulamentação semelhantes estão sendo analisados em diversos locais pelo mundo, incluindo o Reino Unido.

Ao ser perguntado sobre o que aconteceria caso esse sistema fosse classificado como jogo de azar, Bruzzo deu uma resposta essencialmente desconversando sobre o assunto, com talvez a parte relevante sendo sobre como ele e a EA "trabalharíamos com o governo" sobre a legislação.

Para saber mais de FIFA 22, por sua vez, confira nosso review, que declara: "Muitos costumam falar que os jogos de futebol são apenas atualizações da versão anterior, mas isso não é o que realmente acontece, e FIFA 22 não faz nada de revolucionário, mas consegue renovar e reformular diversos aspectos problemáticos das edições anteriores, de aspectos da jogabilidade ao modo Carreira — tanto do jogador quanto treinador."