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Estúdio de Star Citizen obrigou equipes a trabalhar durante nevasca

Praticamente desenvolvimento em cartão perfurado

Por Daniel Trefilio 11.03.2021 15H43

O estúdio Cloud Imperium Games de Star Citizen obrigou desenvolvedores a trabalharem durante nevasca que atingiu o Texas sob ameaça de compensar trabalhando hora extra no futuro sem compensação por isso.

O inverno nos Estados Unidos afetou de maneira incomum e extremamente intensa diversos estados do sul do país, levando a faltas de energia em diversas regiões, e levando diversas indústria e empresas de serviços não essenciais a interromperem atividades sumariamente para desafogar sistema de abastecimento de energia e de gás natural.

O desabastecimento de energia que afetou inclusive grandes plantas de chips da Samsung, causando prejuízos de milhões e ainda potencializando a crise dos componentes eletrônicos que afeta desde a indústria dos games até a automotiva, fatalmente afetou grandes desenvolvedoras de jogos também.

Divulgação / Cloud Imperium Games

Enquanto empresas como EA, Aspyr Media, Certain Affinity e Owlchemy Labs interromperam, algumas apenas parcialmente, suas atividades, a Cloud Imperium Games, de Star Citizen, por já estarem todos trabalhando de suas casa por conta da pandemia do SARS-COV2, se recusou a suspender as atividades remotas devido o estado de calamidade pelo qual diversas cidades do Texas passavam, obrigando suas equipes de desenvolvimento a trabalharem independente do cenário, sob pena de ter que compensar as horas não trabalhadas futuramente.

Caso não houvesse condições dos funcionários trabalharem em suas casas por falta de energia ou abastecimento de algum serviço essencial, eles deveriam acionar suas folgas remuneradas pelo tempo que fosse necessário, praticamente gastando um benefício trabalhista assegurado por lei em uma questão de impossibilidade que fugia completamente do controle dos desenvolvedores. Se o tempo de folgas remuneradas não fosse o suficiente para cobrir o período de afastamento pela catástrofe, os funcionários que precisassem ficar mais tempo afastados deveriam compensar quando possível trabalhando horas extra não remuneradas.

O caso se tornou público quando diversos funcionários entraram em contato com o site Kotaku sob condição de se manterem anônimos, expondo as condições absurdas sob as quais a CIG os extaria submetendo, e mediante essa situação levou a Cloud Imperium Games a dar declarações oficiais, em sua maioria, se negando a reconhecer os abusos, ou até mesmo alegando não estar ciente das condições descritas nas denúncias.

Outras empresas afetadas que optaram por não encerrarem as atividades completamente ofereceram benefícios aos seus funcionários como suprimentos ou acomodações em hotéis dependendo da necessidade de cada funcionário, enquanto os funcionários que fizeram a denúncia sequer sabiam se a CIG tinha essa possibilidade de assistência em casos de calamidade descrita em seus contratos.

Segundo uma das fontes, ele “não espera que a CIG reestabeleça a eletricidade ou abastecimento de água [de suas residências], (...). Mas eu sinto que situações de desastres naturais deveriam ser tratadas da mesma forma que seriam caso estivéssemos tendo que nos deslocarmos até os escritórios.”