Xbox   Playstation   Pc

Review: Werewolf: The Apocalypse - Earthblood

Esse não é o jogo de Lobisomem: O Apocalipse que os fãs gostariam

Por Pablo Raphael 12.02.2021 17H22

Em meados dos anos 1990, os RPGs da editora White Wolf tomaram conta das mesas de jogo em todo o mundo, substituindo os clássicos elfos, magos e anões de Dungeons & Dragons por vampiros sensuais e lobisomens ferozes lutando sob a luz do luar nas ruas das grandes cidades do Mundo das Trevas.

Era o fim do milênio, e a vibe apocalíptica estava por todo lado. Os lobisomens eram tribos de ecoterroristas lutando para preservar antigas tradições e salvar o meio ambiente das investidas de grandes corporações corrompidas por uma força maligna, a Wyrm, antes do inevitável (e trágico) fim do mundo.

Era meio que uma versão mais sangrenta do Capitão Planeta, mas é preciso admitir: de todos os jogos daquela época, Lobisomem: O Apocalipse foi o que permaneceu mais atual.

A própria estrutura do jogo original sempre pareceu mais apropriada para um videogame do que a de Vampiro: lobisomens lutam em grupo com classes de personagem bem definidas, tem inimigos monstruosos e seus poderes sobrenaturais são orientados para a ação e pancadaria. Eu sempre imaginei que um bom RPG de ação, nos moldes de Hunter: The Reckoning (outro jogo do Mundo das Trevas que foi adaptado para videogame, em 2002), seria uma aposta fácil para um game de Lobisomem.

Mas não foi o que aconteceu.

Nacon/Divulgação

É curioso como Vampiro: A Máscara já teve uma boa dose de incursões nos videogames - com mais uma a caminho, Bloodlines 2, em algum momento deste ou do próximo ano - mas Lobisomem: O Apocalipse só foi ter sua grande chance agora, em 2021, com Werewolf: The Apocalypse - Earthblood, da Cyanide.

(Outro título, Heart of the Forest, saiu em 2020, mas é mais uma visual novel do que um game tradicional)

Earthblood é um jogo bastante respeitoso com o material do RPG original, inclusive na localização brasileira, fiel aos livros publicados por aqui pela Devir. Mas na maior parte do tempo o gameplay é de ação furtiva. O jogador controla Cahal, um lobisomem veterano e solitário, em sua luta para destruir as instalações da Endron, uma subsidiária da Pentex, que se instalou perto de um Caern (a aldeia dos lobisomens) e está devastando o lugar enquanto faz experiências sinistras com cobaias humanas.

Há toda uma história do porque Cahal abandonou sua matilha e agora luta sozinho, e fãs do jogo original vão se divertir encontrando referências sobre as tribos, augúrios e o mundo espiritual - honestamente, não consigo disfarçar o sorriso na primeira vez que me encontrei com o totem do Caern de Cahal. Por mais que ele não passasse de um entregador de missões secundárias e os espíritos sirvam apenas para acelerar o ganho de novas habilidades, foi bacana ver que a produtora não ignorou esse lado da mitologia em Werewolf - Earthblood.

Mecânicas antiquadas

Infelizmente, na maior parte do tempo, Werewolf: The Apocalypse - Earthblood não é o jogo que os fãs de Lobisomem gostariam. As mecânicas de furtividade são bem simples e meio antiquadas, longe de um Hitman ou mesmo de Metal Gear Solid (cujo último jogo, ignorando Survive, saiu em 2015).

Os inimigos esquecem da sua existência rapidinho e não é possível arrastar e esconder os corpos que Cahal nocauteia pelo caminho ou abate com tiros certeiros de besta. Na prática, você só joga furtivamente para facilitar um pouco a vida quando precisar sair na porrada: elimine uns guardas, desative câmeras e sabote as portas por onde mais guardas vão aparecer, aumentando sua Fúria conforme finaliza oponentes para, quando chegar a hora, se transformar num lobisomem enorme e sair batendo, rasgando e quebrando tudo pela frente.

Dois elementos de Earthblood são dignos de nota e quase salvam, com o primeiro sendo o combate é rápido e muito divertido, salvando as sequências repetitivas com o prazer de distribuir golpes a torto e a direito em grandes quantidades de inimigos.

Na forma de lobisomem é possível adotar duas posturas diferentes: "forte" ou "ágil", cada uma com suas próprias habilidades e melhor contra alguns tipos de oponentes. Não é nada complicado, mas passa a sensação de "máquina de combate" que o jogador espera ao controlar um lobisomem enfurecido, principalmente ao ativar o Frenesi, que amplifica e muito o dano causado e a resistência física do personagem.

O outro elemento bacana é a metamorfose: você pode alternar entre a forma humana e lupina de Cahal a qualquer momento. A transformação é fluída e não custa nada ao jogador. Em certas áreas é melhor circular na forma humana, enquanto outros lugares só podem ser invadidos na forma de lobo, que tem o bônus de ser mais rápida e, com um pontinho de habilidade bem aplicado, pode enxergar melhor a localização dos espíritos no cenário.

Nacon/Divulgação

Lutar contra as forças da Wyrm é legal, mas infelizmente, as instalações da Endron são cheias de figuras constantes e previsíveis: soldados bucha de canhão; soldados com armaduras e escudos; soldados mais fortes e resistentes; soldados pilotando exoesqueletos (esses são bem legais).

Ocasionalmente aparecem inimigos mais interessantes, como os lobisomens malignos Dançarinos da Espiral Negra. Mas, na maior parte do tempo, são sempre as mesmas tropas manjadas, prontas para serem desmanteladas ao som de heavy metal.

Para piorar, o visual não ajuda nem um pouco: assim como as mecânicas de furtividade, os gráficos de Werewolf parecem vindos diretamente de um jogo mais ou menos da geração PS3/Xbox 360. Os cenários são todos muito parecidos e os modelos dos personagens, com exceção do protagonista, são simples e mal animados.

Não foi dessa vez

Para bem ou para mal, Werewolf é um jogo bem curto, que pode ser finalizado em cerca de oito horas, sem muitos motivos para jogar mais uma vez. É pouco tempo para desenvolver alguma conexão entre Cahal e o jogador, o que é uma pena: a busca pela redenção, os laços familiares e todas as possibilidades que o material base oferece se perdem pela pressa em terminar a aventura.

Earthblood tem aquela cara de "em breve no Game Pass" e é difícil de recomendar para qualquer um que não seja muito fã de Lobisomem: O Apocalipse. E mesmo essa turma precisa ajustar as expectativas antes de jogar. O jogo não é um desastre completo, mas fica bem abaixo do que poderia ter sido.

Nota do crítico