Nintendo   Xbox   Playstation   Pc

Review: Monster Harvest é um simulador de fazenda divertido e diferente

Stardew Valley + Pokémon: a combinação perfeita criada em Monster Harvest

Por Julia Macalossi 31.08.2021 10H17

Um Stardew Valley encontra Pokémon de uma forma extremamente divertida e empolgante: isso é Monster Harvest.

Da Merge Games (de Alex Kidd in Miracle World DX), uma editora independente de Manchester que se uniu à Maple Powered Games, o game foi anunciado em março deste ano e será lançado no dia 31 de agosto para Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC via Steam.

Muito semelhante à Stardew Valley (e alguns outros jogos do gênero), o jogo começa com você herdando uma fazenda que era administrada por um parente que não tem mais tempo de cuidar dela. Seu tio, um cientista que ainda está na fazenda, lhe manda uma carta avisando sobre uma descoberta incrível que fez: plantas que se transformavam em animais, chamados de Planimais. Ele então te convida para ir à Planimália, a fazendo que você herdou, para ajudá-lo em campo.

Escolha o nome da sua fazenda e de seu personagem!

Ele então te dá um terreno para cultivo e uma casinha própria fora da cidade. A partir daí, você começa a melhorar sua fazenda para que possa cultivar Planimais. Não é possível fazer o cultivo deles assim tão depressa, é necessário limpar o terreno para que o espaço esteja adequado.

As mecânicas aqui são muito semelhantes às de Stardew Valley - novamente - e os jogadores devem usar ferramentas para cortar árvores e pedaços de madeira, destruir rochas, abrir espaço na terra, plantar sementes, regá-las e recolhê-las.

É fácil entender o ritmo de tudo e escolher a ferramenta certa para o trabalho na aba de ferramentas que fica na parte de baixo da sua tela. Você começa o jogo com tudo o que precisa para cultivar suas terras. Eventualmente você poderá construir objetos e uma série de ferramentas que irão ajudá-lo em sua fazendo, como regadores automáticos e etc.

Limpando toda a fazenda...

O jogo tem uma série de outros recursos, como as estações seca, úmida e escura, que afetam o crescimento e os tipos de mutações de seus planimais - existem 72 planimais únicos -, e também um sistema de batalha baseado em turnos que permite aos jogadores usarem seus monstrinhos contra a Evil Slime Company. 

Além disso, o jogo tem muitos dos recursos que você reconhecerá de outros jogos, como fabricação de móveis e outros objetos, salvar a cidade de uma corporação do mal, planejar sua fazenda de acordo com as estações do ano e o sistema de pesca.

As masmorras são o coração do jogo

Sistema de combate por turnos muito baseado em Pokémon

Monster Harvest tem suas raízes em Harvest Moon, Animal Crossing e Stardew Valley, mas rejeita o pacifismo desses títulos. Seu sistema de combate é baseado em turnos e o coração do jogo está nas masmorras.

Uma vez durante a noite de cada dia, você e seus planimais poderão entrar na masmorra além da cidade, que é o lar de materiais raros - que não podem ser encontrados na sua fazenda - como também de monstros perigosos que não hesitarão em atacá-lo.

Cada planimal tem seus próprios movimentos e habilidades que afetarão as batalhas, e eles aprendem novos movimentos à medida que sobem de nível e crescem. Os planimais são leais ao jogador e são a chave principal de sua missão para derrotar a SlimeCo, uma corporação do mal.

Mutanque é o seu primeiro planimal companheiro! 

Isso não torna a exploração de masmorras tão maçante quanto eu imaginei que seria. Quando mais fundo nelas você for, mais difíceis serão os inimigos e mais você precisará treinar seus planimais para que eles cresçam e se tornem fortes também.

Quando um de seus planimais morrerem, não se preocupe: é possível utilizar seus restos mortais para adubar os solos de sua fazenda, e assim seu amiguinho estará sempre com você. 

Além das masmorras, você também pode colocar seu planimal para batalhar com planimais dos moradores da cidade ao desbloquear o Centro de Recreação, que abre somente às sextas-feiras no jogo.

É possível criar diversos tipos de combinação

São três tipos de gosmas disponíveis: as vermelhas que transformam suas plantas em planimais, as verdes que fazem sua plantação crescer imediatamente e as azuis que transformam as plantas em gados, produzindo itens diariamente.

Há também as supergosmas, que podem transformar a plantação em planimais maiores e mais fortes, fazer com que a plantação cresce instantaneamente e produza mais frutos e transformar a plantação em montaria (como um Peco-Peco de Ragnarok ou um Chocobo de Final Fantasy, por exemplo).

Living la vida rural

Essa é a minha humilde casinha

Monster Harvest é calmante e relaxante - quando você não está em uma batalha - e tornam a agricultura algo agradável, bem como alguns outros jogos do gênero também o fazem. Há uma grande variedade de plantas para os jogadores coletarem e cultivarem, e muitas delas podem ser compradas na cidade.

Você pode vender as safras totalmente crescidas para ganhar dinheiro no Quadro de Vendas, e claro, não só as safras mas também outros tipos de materiais e objetos, ou pode transformá-las em planimais com a ajuda de alguns slimes/gosmas coloridas que, dependendo da cor utilizada, determinação qual será a mutação e qual planimal será criado. 

Seu personagem tem uma barra de energia que é consumida quando você executar algumas ações, como cortar uma árvore, quebrar uma pedra entre outros, então, você precisa ficar esperto quanto a isso. Quando sua barra de energia acabar, será necessário voltar para sua casa e deitar na cama para descansar.

Descansar pra plantar e colher planimais!

Quando você deita em sua cama, o jogo te dá duas opções: ir para a noite do mesmo dia ou para o dia seguinte. Escolher ficar no mesmo dia recupera um pouco - pouco mesmo - de energia, mas de repente você precisa ficar, e ir para o outro dia recupera totalmente sua barra. 

Com o passar do tempo no jogo é mais fácil planejar seu dia com mais antecedência, mesmo porque você será capaz de comprar e construir itens que ajudarão sua fazenda a prosperar mesmo que você não faça os trabalhos manuais.

Além disso, com o passar do tempo, você também conhece os moradores da pequena cidade e que valem muito a pena serem conhecidos. Todos eles têm sua personalidade própria e peculiar e são diferentes em muitos aspectos.

Jet foi o primeiro morador da cidade com quem conversei

Os moradores da cidade também mudam com base na hora do dia em que você visita a cidade e alguns até lhe darão informações diferentes dependendo de quando você fala com eles. Isso é muito bacana e fez com que eu me sentisse na cidadezinha de fato.

Quanto à música do jogo, é algo, de certa forma, charmoso e que dá uma sensação gostosa de fazenda e agricultura, mas ela não pára nunca. Isso, em minha opinião, não é um fator que possa estragar toda a experiência do jogo, mas pode incomodar um pouco.

Às vezes você só gostaria de ouvir os pássaros cantarem e o vento bater tranquilo nas árvores. Infelizmente não é possível alterar as configurações durante o jogo, nem mesmo o nível do áudio.

Vale a pena?

Ainda limpando minha fazenda...

Foi muito divertido voltar a jogar um simulador de fazenda que tem potencial de roubar muitas horas da minha vida daqui pra frente. Minha última experiência foi com Stardew Valley - por bastante tempo - e um pouco de Animal Crossing recentemente. Mas a mecânica divertida e diferente de Monster Harvest me conquistou na primeira hora de jogatina.

Apesar de alguns pequenos problemas, o jogo é divertido e entrega uma experiência diferenciada dentro do gênero que é imenso.

E vale lembrar que o jogo está totalmente localização para PT-BR.

Monster Harvest é um jogo que te deixa com o coração quentinho de nostalgia e amor - mesmo que tenham algumas batalhas no caminho - e te faz gastar horas para arrumar e decorar sua fazenda do jeito que você quiser. 

Os fãs de jogos de simulação de fazenda como Stardew Valley, Harvest Moon e Animal Crossing irão adorar a mecânica diferente e ousada de Monster Harvard e essa mistura de gêneros incrível.

Nota do crítico