Nintendo   Xbox   Playstation   Pc

Cosplayer alega agressão na BGS; evento suspende empresa de segurança

Episódio teria ocorrido no domingo (13), último dia do evento

Por Rafael Romer 18.10.2019 12H21

O cosplayer Michael Giordano alegou nesta semana, através de redes sociais, ter sido agredido na Brasil Game Show neste domingo (13), último dia do evento.

Em postagem no Facebook, Michael afirma que entrou no evento por volta das 16h, mas teve que sair novamente para retocar a maquiagem de seu cosplay. Na volta, no entanto, teria sido barrado quando tentou entrar novamente no local.

Segundo Michael, o retorno foi impedido por um dos responsáveis pela leitura do QR Code do ingresso, na entrada do evento. O cosplayer afirma ter tentado argumentar com o funcionário, mas foi surpreendido por duas pessoas durante a discussão, que lhe aplicaram um mata leão e o levaram para outro local – onde a agressão teria acontecido.

Eu apanhei durante quarenta minutos ou mais de pelo menos doze pessoas”, afirmou em um vídeo postado no Facebook. “Eu fui espancado violentamente, eu fui torturado, me queimaram com cigarro”. Além das agressões físicas e psicológicas, o cosplayer afirma que teve uma série de pertences roubados.

Como informou o R7, os dois homens que teriam abordado Pinheiro não possuíam identificação ou uniforme de seguranças. Em sua página na rede social, no entanto, o cosplayer afirma que foi, de fato, agredido por seguranças. Ao G1, Gustavo Kloh, advogado da BGS, afirmou que as imagens das câmeras de segurança estão sendo analisadas, mas mostraram o cosplayer sendo afastado por seguranças – já que quem sai do evento não pode entrar novamente.

Em nota, a Brasil Game Show lamentou o ocorrido e afirmou que está apurando a denúncia de Michael. Até que o ocorrido seja esclarecido, a organização do evento suspendeu o contrato com a empresa de segurança terceirizada envolvida no caso.

"Sabemos que isso não apaga ou sequer diminui os transtornos causados ao cosplayer Michael, e já estamos em contato com sua representante legal para auxiliar em tudo o que for necessário", indicou a BGS no comunicado.

"A BGS sempre vai buscar a paz pois é o ponto de encontro de crianças, jovens, adultos e famílias que têm nos games uma forma saudável de união e diversão. Não incentivamos, aprovamos ou endossamos nenhum tipo de agressão física ou moral. Independente das circunstâncias, comportamentos violentos são inaceitáveis e absolutamente incompatíveis com os valores da BGS", apontou a organização do evento.

Comentários nas postagens de Michael Giordano divergem da versão do cosplayer sobre o motivo original de sua saída do evento, apontando que ele teria sido expulso da BGS por supostos comentário impróprios sobre outras cosplayers em redes sociais. O The Enemy tentou contato com Michael Giordano para confirmar esta informação, mas não obteve resposta do cosplayer. Procurada, a BGS também não se posicionou oficialmente sobre a suposta expulsão do cosplayer até o fechamento desta nota.

Também de acordo com o G1, o caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Um boletim de ocorrência foi registrado nesta quarta-feira (16) no 74º Distrito Policial (DP), parada de Taipas. O 9º DP (Carandiru) apura os crimes de lesão corporal e roubo.