Pc

Comunidade responde BIG Festival depois de críticas e carta aberta

Resposta chega depois do evento se posicionar a respeito dos pedidos da comunidade

Por Maximilian Rox 04.05.2018 14H17

A comunidade de jogos independentes publicou, durante a semana, uma resposta à BIG Festival com relação aos argumentos apresentados pelo evento em vários pontos e escolhas da organização. A réplica foi feita depois do festival responder à carta aberta assinada por mais de 300 desenvolvedores no final de abril.

Na réplica, que você pode acompanhar neste link, os membros da comunidade reforçaram os aspectos de desigualdade apresentados na carta aberta, além de continuar questionando os critérios de seleção da premiação e os curadores do evento. Ao decorrer de 12 tópicos, eles também salientam os critérios para avaliação dos jogos, o detalhamento da categoria de jogos estudantis e a necessidade de uma comunicação clara com a comunidade.

Ainda no final de abril, a BIG Festival lançou um convite para os desenvolvedores conversarem com a organização do evento sobre os pontos e críticas abordados inicialmente. A conversa foi marcada para o dia 25 de abril na capital paulista, mas a comunidade respondeu que "reuniões presenciais (especialmente em São Paulo) e eleição de representantes no atual momento tende a reforçar problemas de desigualdade de acesso já apontadas na carta anterior" e que "o debate público através de canais abertos é fundamental para garantir transparência e participação da comunidade de forma ampla".

O BIG Festival acontecerá entre os dias 23 de junho a 1º de julho nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Você pode acompanhar a programação no site oficial do evento.