Playstation   Xbox   Retro   Nintendo   Pc

10 jogos de tabuleiro para iniciantes

Pra quem sempre teve curiosidade em jogar, mas não sabe por onde começar

Por Jessica Pinheiro 16.01.2020 14H00

Board games não são exatamente uma novidade. Damas, xadrez e truco são apenas exemplos de jogos de tabuleiros mais clássicos. E você certamente já ouviu sobre ou até mesmo brincou alguma vez com War, Jogo da Vida e Banco Imobiliário, que também fazem parte da categoria.

Todavia, os board games ganharam mais destaque nos últimos anos, especialmente no Brasil. Com o advento desse tipo de jogo e a chegada de variados tipos de tabuleiros, é comum que as pessoas tenham vontade de experimentar, mas se sintam um pouco perdidas.

Por onde começar? Existe um tipo de jogo de tabuleiro que é mais indicado para quem é iniciante? Board games para 2 pessoas ou ainda grupos grandes, existe? Aqui, listamos os 10 melhores para começar e explicamos um pouco como cada um deles funciona. E sim, é possível encontrar todos eles no país!

Pandemic

Jogo estratégico para até 4 jogadores. Cada partida leva em torno de 60 minutos. Em Pandemic, os jogadores encarnam especialistas de áreas diversas que precisam se unir e usar suas habilidades com o objetivo de evitar que doenças se espalhem pelo mundo.

Reprodução

Catan

Bastante premiado, Colonizadores de Catan é um jogo estratégico para até 4 jogadores e dura em média 40 minutos. Neste board game, os jogadores encarnam colonizadores e precisam negociar com as outras pessoas na mesa para construir e expandir as áreas, usando matérias-primas (barro, madeira, trigo, etc.).

Reprodução

Dixit

Em Dixit, jogo de cartas, a imaginação domina! Ele demora em média 30 minutos e podem jogar entre 3 e 6 jogadores simultaneamente, usando o pacote básico de cartas - caso haja mais, pode chegar a 12 jogadores. 

Neste jogo de tabuleiro, em cada turno o narrador da vez escolhe 1 carta das 6 em sua mão, mas não a revela para os demais. Porém, ele deve dar uma dica para as pessoas sobre o que a carta se trata, falando uma palavra apenas.

Os demais precisam escolher 1 carta cujo significado se aproxima da carta do narrador, também sem revelar para os outros jogadores. No final, todas as cartas são reveladas e o narrador escolhe a mais relacionada à sua.

Reprodução

7 Wonders

Até 7 jogadores podem participar de 7 Wonders, jogo de cartas e desenvolvimento que dura aproximadamente 30 minutos. Nele, cada jogador tem um tabuleiro com uma das maravilhas antigas do mundo e ele deve obter recursos ao longo do jogo para evoluí-las.

O game é dividido em 3 eras e para cada uma delas, os jogadores recebem 7 cartas. Eles escolhem 1 e passam as demais para a pessoa ao lado. Ao final, todos revelam as cartas e podem descartá-las para receber ouro, evoluir sua “maravilha” ou utilizá-la propriamente dita - pagando os recursos necessário para isso. Quando todas as cartas rodam a mesa, a “era” acaba e os vizinhos se enfrentam.

Reprodução

The Resistance

Este board game dura aproximadamente 30 minutos e podem jogar entre 5 e 10 jogadores. É, basicamente, um jogo de blefe; semelhante a Mafia e Lobisomem.

Os jogadores são membros da Resistência ou espiões Imperiais e, ao longo de três a cinco rodadas, eles devem cooperar e realizar missões e deduzir quem podem ser os infiltrados do Império.

Quem é da Resistência apoia as missões e quem é espião deve sabotar. O jogo acaba quando um dos times ganhar ou atrapalhar três missões.

Reprodução

Black Stories

O número mínimo de jogadores para Black Stories é 2, mas um número ilimitado de pessoas pode jogá-lo, o que torna perfeito para situações como festas e reuniões entre amigos. 

Neste jogo, as cartas são embaralhadas e uma pessoa escolha 1 e lê sua descrição em voz alta. Se trata da conclusão de uma história muito obscura. 

Com isso, os outros jogadores devem fazer perguntas de “sim” ou “não” para tentar adivinhar o que exatamente aconteceu. Quando alguém acertar ou chegar próximo, a pessoa que leu a carta lê a descrição completa do caso.

Reprodução

Zombicide

Voltado para até 6 jogadores, Zombicide é um jogo cooperativo que pode chegar a horas e horas de jogatina.

Nele, os jogadores encarnam os sobreviventes de um apocalipse zumbi que precisam sobreviver contra hordas de criaturas.

Cada sobrevivente tem habilidades únicas e, quando o jogo começa, o time deve escolher uma missão do livro de regras ou uma das quests online.

O principal objetivo é sobreviver e não se transformar em um zumbi.

Reprodução

Munchkin

Munchkin é um jogo com base no RPG, mas só que de cartas para 3 a 6 jogadores e que dura aproximadamente 60 minutos.

Cada jogador começa no nível 1 e sem classe, e deve chegar no nível 10. Nos turnos, todos tiram cartas da pilha de tesouros. Caso existam cartas de raça, classe e/ou equipamento, a pessoa pode usar esses recursos; ou ainda, vender as cartas.

Caso o jogador tenha 5 cartas na mão, ele pode abrir a porta da masmorra, tirando 1 carta dessa pilha específica. Se surgir um monstro, a pessoa tem de enfrentá-lo. Ao ganhar, sobre de nível.

É possível ainda usar cartas de maldição ou de modificadores de monstros para ajudar ou atrapalhar outros jogadores, afinal, quem chegar no nível 10 primeiro, ganhar o jogo.

Reprodução

Ticket to Ride

Em Ticket to Ride, podem jogar entre 2 e 5 pessoa, e a jogatina dura entre 30 e 60 minutos. Nele, cada jogador tem seu próprio turno para tentar utilizar o maior número possível de recursos para construir a maior linha de trens do mapa. Existem ainda objetivos como “conectar local X com Y” no mapa.

Reprodução

Patuscada

Outro jogo voltado para grandes grupos (entre 4 e 20 jogadores) e que dura aproximadamente 30 minutos. Não é recomendado para crianças, já que este é uma adaptação do infame Cards Against Humanity

Em Patuscada, existem cartas brancas e pretas. As pretas mostram o início de uma frase, e esta carta é puxada pelo líder da rodada. Os demais jogadores escolhem as resposta (em segredo). As frases ficam nas cartas brancas.

As cartas brancas são embaralhadas e depois, lidas em voz alta. Ao final, o líder da rodada escolhe a melhor continuação para a carta preta que tirou no início.

Reprodução