Xbox   Playstation   Pc

8 dicas para mandar bem no FIFA Ultimate Team

Conversamos com o streamer Allan “Estagiário” para te ajudar a mandar bem no FUT e sair na frente dos seus amigos

Por Angelo Sarmiento 15.10.2020 17H14

FIFA 21 já está disponível, e com ele a temporada do seu modo mais jogado, o Ultimate Team, começou.

Com diversas mudanças na jogabilidade e algumas nos menus do game, talvez você precise de algumas dicas para mandar bem nesse início e ir preparado para as Weekend Leagues.

Conversamos com o streamer e criador de conteúdo Allan “Estagiário", uma das referências do cenário de FIFA aqui no Brasil, para te direcionar à glória dentro do Ultimate Team.

Antes de se treinar todas as novas mecânicas, você precisa trabalhar bem todas as opções que o menu do jogo te dá. Por isso, confira as dicas abaixo

Faça os DME

Você vai começar o FUT com um time fraco, por isso realizar os Desafio de Montagem de Elenco já te proporcionam alguns Packs que com certeza vão te ajudar a melhorar as suas peças.

De acordo com Estagiário, fazer todos DMEs disponíveis neste início é muito importante, já que existem diversos jogadores com alto valor no mercado de transferências.

Para te ajudar a fazer todos sem ter que pensar muito nas resoluções, você pode usar o Futbin, um site que agrega todos os DME do jogo e como fazê-los com o menor custo possível!

Faça todos desafios até ter certeza de que não tem mais nenhum pack para abrir e, assim, conseguir juntar o máximo de coins para montar seu time.

Electronic Arts/Divulgação

Saiba a melhor hora de comprar e vender

O mercado de transferências do FIFA é a melhor maneira de se conseguir os jogadores que você deseja para o seu time, mas quando é o melhor momento para comprar ou vender as cartas que tirou em packs?

A dica de Allan é: venda os jogadores do seu time na quinta-feira antes da Weekend League, pois é quando os valores estão mais altos, e geralmente a tendência nos dias após o torneio do final de semana é de cair e ter um valor menor.

Normalmente, as cartas que estão no meta do jogo tendem a subir sempre próximo ao fim da semana, e caso você queira/precise mudar de time, venda e compre logo em seguida!

Nesta semana, o Futbin lançou uma nova função para monitorar o mercado de transferência, comparando qual o horário que os jogadores têm uma flutuação de valor, tanto para mais quanto pra menos. O trade de cartas pode te ajudar a ganhar muitas coins, mas é necessário paciência e tempo.

Montando o melhor elenco

Para ter uma equipe competitiva no FIFA 21, você precisa entender qual carta é boa para se ter no seu time.

Allan, que foi jogador verificado pela EA na edição passada do game, lembra que o futebol virtual é totalmente diferente do real, então você vai ter que abrir mão de alguns jogadores se quiser ser minimamente competitivo.

É preciso entender como o jogo funciona e qual a melhor forma de se aproveitar dele, e com isso você não pode abrir mão da velocidade, tanto na defesa quanto no ataque.

Para os atacantes, procure cartas que tenham 4 estrelas de perna ruim e tenham bons atributos de drible. Ter um jogador com 5 estrelas de drible é um diferencial enorme, já que alguns dos melhores dribles do jogo necessitam deste atributo.

No meio campo, procure os volantes que tenham uma marcação forte, mas que também saibam sair tocando a bola para contra-ataques mais rápidos e precisos.

Em um dos setores mais importantes do campo, o defensivo, é preciso ter velocidade, já que os atacantes dos adversários irão abusar disso. Sendo assim, procure zagueiros e laterais fortes e que consigam correr para acompanhar o ataque.

Jogue Division Rivals

Uma das mais agradáveis mudanças que o FIFA 21 trouxe foi a adição de uma premiação em moedas ao subir de divisões. Após as 5 partidas classificatórias, você ganha esse montante e consegue investir diretamente no seu time, o que torna o modo um bom meio e juntar dinheiro para realizar DMEs, trade e outros.

Além das premiações, o Division Rivals é a sua melhor oportunidade para testar novas formações, táticas, jogadores e se preparar da melhor maneira para a Weekend League.

Muitos jogadores só olham este modo por conta das moedas e dos packs que podem ser ganhos ao jogar os 30 jogos, mas se você utilizá-lo para avaliar sua jogabilidade e testar novas mecânicas, com certeza terá uma boa evolução e ainda ganhará uma premiação das melhores divisões.

Aprenda os melhores dribles

Com jogadores rápidos e ágeis, alguns dribles são muito efetivos na hora do ataque, seja para deixar algum zagueiro para trás ou abrir um buraco para chutar ao gol.

Durante nossa conversa com o Estagiário, ele comentou sobre o drible mais usado no FIFA 20, o Drag Back, que na edição deste ano do game ficou muito menos efetivo e precisa ser menos utilizado.

Para o streamer, o Elástico é o melhor drible até o momento. Por ser uma movimentação feita em velocidade, você consegue facilmente ficar em uma boa posição com seu atacante para finalizar ao gol, além do que é possível utilizar o movimento duas vezes seguidas e deixar a defesa totalmente bagunçada.

Um novo movimento que foi adicionado neste ano é o Feint Forward and Turn, no qual você precisa apertar o analógico direito duas vezes para as costas do seu jogador, fazendo-o trocar rapidamente de direção. A finta é muito boa para sair de marcação e achar um passe para um companheiro melhor posicionado.

Outra adição deste ano é o Drible Ágil - em que você aperta e segura o R1 no PlayStation ou RB no Xbox e movimenta o analógico direito -, movimento perfeito para usar na entrada da área para o adversário errar a marcação e abrir espaço.

Pratique sua finalização

Que existem vários tipos de finalizações dentro do jogo já é de conhecimento geral, mas qual é a maneira mais efetiva de converter isso em gols?

A dica que o Allan contou pra gente é: VOLTE A CRUZAR. Os cruzamentos estão extremamentes fortes neste ano, por isso aprenda as melhores técnicas para realizar e com certeza você fará muitos gols.

As bolas que vão na segunda trave servem como uma boa tentativa de atrapalhar o goleiro e marcar o gol, mas as cabeçadas estão mais difíceis para compensar a facilidade do lançamento.

Em situações diretas com o goleiro, Chutes Cruzados e as famosas Cavadinhas estão super eficientes e são as melhores opções para você finalizar.

Aprenda as novas mecânicas

No FIFA 21 foram adicionadas duas novas mecânicas de ataque que podem fazer uma diferença enorme para você: as Creative Runs e o Player Lock.

As Creative Runs consistem em apertar o L1 ou LB e empurrar o analógico direito para alguma direção, fazendo com que um jogador próximo faça a corrida para onde foi apontado. Apesar de ser bem efetivo, o comando pode ser um pouco limitado.

Já no Player Lock é preciso apertar os dois analógicos, fazendo com que a máquina controle um jogador enquanto você comanda outro para se posicionar e fazer os comandos de passe para receber a bola. É uma mecânica difícil de se utilizar, mas vai ser um diferencial enorme para quem souber se aproveitar dela da melhor maneira.

Divirta-se

É um tanto clichê falar para as pessoas se divertirem, principalmente quando se trata de um jogo extremamente competitivo como FIFA.

… Mas neste ano tivemos a adição do modo cooperativo para realizar os jogos do Division Rivals e que para o Estagiário “É uma oportunidade muito bacana de se jogar”, já que você pode jogar com o time do seu colega e ainda ganhar os pontos de classificação para o modo de jogo.

Assim, com certeza vale dar uma atenção ao cooperativo e dar umas boas risadas jogando com os colegas.