Pc

5 jogos famosos que nasceram de uma Game Jam

Celeste, Goat Simulator e outros

Por Julia Macalossi 22.08.2021 11H00

Você sabe o que é uma Game Jam? Em poucas palavras, é uma reunião (presencial ou online) de desenvolvedores de jogos que tem como objetivo criar um jogo em um curto intervalo de tempo.

Também pode ser conhecida como “maratona de criação de jogos”, nesses eventos, os participantes têm a missão de desenvolver uma ideia experimental de um protótipo de jogo a partir do zero, em um período curto de tempo, que é determinado por cada game jam.

Recentemente, os criadores da GameJamPlus - aqui do Brasil - se juntaram aos tubarões investidores do Shark Tank para criar o Indie Hero, projeto que tem como missão ajudar os desenvolvedores de jogos independentes a conquistarem seu lugar no mercado, oferecendo assessoria jurídica, estruturação financeira, mentoria de game design entre outras coisas.

Elas são fundamentais para a indústria e cultura de desenvolvimento de jogos. Diversos jogos famosos e atualmente grandes nasceram de uma game jam.

Conheça alguns deles:

Celeste

Com uma pitada brasileira, um dos grandes fenômenos de 2018, Celeste, foi produzido durante uma game jam e com direito a artes incríveis feitas pelos brasileiros da Miniboss Studios.

Além disso, o jogo também venceu duas categorias no The Game Awards: Melhor Jogo Independente e Melhor Jogo com Impacto Social, além de também ter concorrido a categoria Melhor Jogo do Ano de 2018 com outros jogos AAA importantes.

Goat Simulator

Criado sem a pretensão de ser um jogo grandioso, Goat Simulator também foi fruto de uma game jam e fez um sucesso gigantesco em sua época, afinal, quem não gostaria de - nem que seja experimentar - ser uma cabra?

O jogo te coloca no lugar de uma cabra e não tem um objetivo definido, por isso, você é livre para passear ou tocar o terror pela cidade do jeito que preferir.

Surgeon Simulator

Surgeon Simulator é o famoso jogo que te permite ser um cirurgião e também foi criado durante uma game jam, em 2013.  Ele virou um fenômeno na época do seu lançamento por conta da sua mecânica desengonçada e difícil de controlar.

Ele se tornou um sucesso de audiência e vendas e chegou a alcançar mais de 4 milhões de cópias vendidas.

Snake Pass

Esse jogo, que lembra muito Banjo-Kazooie esteticamente, também fez sucesso por trazer uma aventura de puzzles e plataforma sem uma das principais e mais simples habilidades de um jogo do gênero, que é pular. Afinal, cobras não pulam.

O jogo ganhou o Game Jam da Sumo Digital, estúdio responsável por grandes títulos incluindo Forza Horizon 2, Sonic & All Stars Racing: Transformed, Dead Island 2 e outros.

Superhot

Superhot também nasceu de uma game jam: a 7DFPS, na qual os participantes tem 7 dias para criar um game no estilo de FPS. Sua meta de levantar US$100.000 no Kickstarter foi totalmente financiada em apenas 23 horas. 

Nele, o tempo se move somente quando o jogador também se move, o que trouxe para o gênero de tiro em primeira pessoa uma ideia inovadora.