Será que Zelda: Breath of the Wild 2 vem encarar PS5 e Xbox Series X em 2020?

O que podemos esperar da aguardada continuação do game de aventura da Nintendo?

Por Claudio Prandoni 07.01.2020 10H00

O ano de 2020 tem tudo para ser um dos mais intensos e movimentados na história da indústria de jogos eletrônicos.

O primeiro semestre chega com alguns dos games mais esperados dos últimos anos, como Final Fantasy VII Remake, Cyberpunk 2077 e The Last of Us Part II, enquanto a outra metadae do ano terá as estreias do PlayStation 5 e Xbox Series X.

Porém, acho bem provável que em 2020 vejamos também a chegada para Switch da continuação direta de Legend Of Zelda: Breath of the Wild, um dos títulos mais influentes de todos os tempos.

A sequência de Breath of the Wild está em desenvolvimento e foi a grande surpresa da Nintendo durante a E3 2019, em junho do ano passado. Não foi um anúncio qualquer: veio acompanhado de vídeo, mostrando Link, Zelda e até mesmo um provável Ganondorf, dando a entender que o projeto muito possivelmente está bem além da etapa de pré-produção.

Reprodução

Detalhes ainda são escassos, não há qualquer promessa de data, mas é fato que nos últimos tempos a Nintendo vem se esforçando para evitar ciclos longos de expectativa por alguns de seus principais títulos. É verdade que o primeiro BotW passou por uma gestação complicada, com mais de um adiamento e chegando para uma plataforma extra além do planejado, e Metroid Prime 4 frustrou muita gente ao ter seu desenvolvimento reiniciado do zero, mas ainda assim tendo a crer que estes dois projetos são pontos fora da curva.

Depois dos problemas com o Breath of the Wild anterior, seria muita ingenuidade da Nintendo cair nos mesmos erros e anunciar um jogo cercado de tanta expectativa e demorar tanto para lançar no mercado.

Além disso, o timing joga em favor da Nintendo: que outro jogo seria capaz de bater de frente com o hype de PlayStation 5 e Xbox Series X e deixar muitas pessoas na dúvida se já vale a pena investir algumas centenas de dólares na nova geração ou provavelmente gastar bem menos e curtir um Switch com esse novo Zelda?

Hyrule sombria

Outro aspecto que me faz acreditar em um lançamento de Breath of the Wild 2 já em 2020 é considerar que o jogo deve ter um escopo menor do que o antecessor. No mínimo, em termos de produção é isso que deve acontecer.

A equipe de desenvolvimento da Nintendo não precisa criar toda uma Hyrule tridimensional do zero desta vez, há muitas partes do mapa que podem ser reaproveitadas, atualizadas e alteradas conforme a história e a jogabilidade precisarem.

Seguindo adiante, com muito do fator surpresa diminuído para os milhões que já jogaram o primeiro BotW, é possível que a Nintendo opte por trazer uma narrativa mais elaborada desta vez, com uma trama que se desenrole ao longo da enorme Hyrule virtual - e, de fato, vale lembrar que uma das poucas reclamações recorrentes ao Zelda anterior é de que muito da história principal já tinha se desenrolado no passado, deixando para o jogador apenas concluir a batalha épica contra Ganon.

Por fim, quero trazer para a conversa outra comparação que muitas discussões na internet já vem fazendo desde o anúncio do jogo: de que ele será o "Majora's Mask" de Breath of the Wild, uma experiência mais contida, sombria e de mecânicas elaboradas.

De fato, o próprio produtor da série Legend of Zelda, Eiji Aonuma, disse que isso vai acontecer. Não bastasse isso e a possibilidade de o novo BotW aproveitar muito do conteúdo do episódio anterior, como Majora's fez em relação a Ocarina of Time, o próprio trailer de anúncio indica uma trama mais sinistra, uma ambientação mais obscura e a introdução de um personagem (talvez vilão?) que parece tudo menos vivo.

Obviamente, no momento tudo que podemos fazer é especular em cima do pouco conteúdo apresentado e de todo o legado da franquia, mas é inegável que aventuras sombrias são temas recorrentes na série (além de Majora's veja o próprio Twilight Princess) e seria um contraste impactante em comparação ao mundo colorido, pacato e vibrante do primeiro BotW.

Reprodução

Enfim, seja o game lançado em 2020 ou não é quase certo que veremos mais detalhes sobre ele ao longo deste ano e descobriremos então os planos da Nintendo para esta aguardada continuação.

E você, o que espera da sequência de Breath of the Wild? Conte para a gente suas esperanças e teorias no espaço de comentários!