O ano de 2020 é daquelas temporadas empolgantes, é ano de videogames de nova geração. No plural. Já sabemos que Microsoft e Sony vão lançar novas versões de Xbox e PlayStation, mas e a Nintendo? O que podemos esperar da fabricante do Switch neste ano?

Por enquanto há poucas informações confirmadas pela Nintendo para o Switch.

Em janeiro temos Tokyo Mirage Sessions #FE Encore, adaptação de um excelente RPG do Wii U, enquanto Animal Crossing: New Horizons chega no dia 20 de março marcando a estreia da série no videogame e promovendo a inclusão de diversas opções para mudar o visual do seu personagem.

Outros títulos no horizonte, mas ainda sem data definida de lançamento são Bayonetta 3, Bravely Default 2, No More Heroes 3 e Xenoblade Chronicles: Definitive Edition.

Meu palpite é de que todos chegam ainda em 2020 mesmo, espalhados ao longo do ano para garantir um calendário constante de lançamentos, como a Nintendo tão bem vem fazendo com o Switch. Metroid Prime 4? Ainda acho que a estrada é longa para esse aí, mas não estranharia se outras surpresas aparecessem envolvendo a série, só pra gente não esquecer justamente que um novo Prime está em produção.

Porém, chegamos também a uma parte importante de 2020: como a Nintendo vai lidar com os lançamentos do PlayStation 5 e Xbox Series X?

Fingir que nada aconteceu e seguir o jogo normalmente? Lançar uma versão nova e mais poderosa do Switch? Ou rebater com um jogo de peso?

Eu aposto nessa última opção e não vejo candidato melhor para a missão do que a continuação de Legend of Zelda: Breath of the Wild.

Grande surpresa da Nintendo na E3 2019, o jogo está em produção e ainda cercado de mistérios, mas parece perfeito para bater de frente com a nova geração dos concorrentes, um 'counter' ideal. Com todo o sucesso e inovação do Breath of the Wild anterior, em 2017, é natural que muitas pessoas fiquem empolgadas e de olho neste novo jogo - até mesmo quem não é lá muito fã de Zelda ou não tenha prestado muita atenção no primeiro game.

Junto com um eventual lançamento do novo Breath of the Wild a Nintendo tem o Switch bem posicionado com uma biblioteca imensa de jogos e opções acessíveis de preço - ao menos no exterior e também em comparação com os concorrentes.

Ainda não sabemos os preços do PS5 e Xbox Series X, mas é praticamente certo que comprar um Switch com o novo Breath of the Wild acabe saindo mais barato do que comprar um PS5 ou Xbox Series X com jogo - e também o fato de que o Switch já tem mais títulos exclusivos do que os futuros concorrentes.

Enfim, parece uma combinação perfeita.

E o portátil 3DS? Acredito que ainda veremos um ou outro game chegando ao aparelho, mas a tendência é que ele suma aos poucos do cenário, carente de novidades ou destaques por parte da Nintendo. Talvez até, seja o momento ideal justamente para lançarem adaptações de jogos do 3DS para o Switch. Quais você gostaria de ver chegando ao videogame?

Seja o que rolar, é bem provável que ainda no comecinho de 2020 a gente tenha uma atualização substancial para estas previsões. Em geral, a Nintendo realiza no início de cada ano uma transmissão online Direct com diversas revelações de novos jogos que já vão pontuando o calendário de lançamentos da empresa. Vamos ficar de olho!