Elite Squad, jogo mobile da Ubisoft, será desativado após um ano

Game ficou marcado por controvérsia envolvendo símbolo de resistência

Por Victor Ferreira 21.07.2021 18H23

Após apenas um ano de atividade, o jogo mobile Elite Squad, da Ubisoft, terá seus servidores desativados.

A notícia vem do blog do próprio jogo, com uma postagem de 21 de julho intitulada "The Story Ends" ("A História Acaba", em tradução livre)

"É um com uma grande sensação de perda que anunciamos que não vamos mais lançar novo conteúdo para Elite Squad", diz a mensagem. "A atualização de hoje será a última, e em 4 de outubro de 2021 vamos desativar os servidores."

"Esta não foi uma decisão fácil, mas depois de explorar múltiplas opções com nossas equipes, chegamos à conclusão de que não era mais sustentável", continua. "Queremos assegurar a todos que realmente fizemos nosso melhor, especialmente com updates grandes como a Temporada 2, e foi uma experiência verdadeiramente recompensadora trabalhar com vocês, nossa forte comunidade."

Tom Clancy's Elite Squad, como o próprio nome indica, reúne diversos personagens das franquias com a marca Tom Clancy - incluindo Splinter Cell, Rainbow Six e Ghost Recon - em um único jogo.

No lançamento, o game virou foco de controvérsia ao usar o símbolo do punho erguido - usado especialmente em movimentos de resistência da comunidade negra - em relação aos vilões do jogo, Umbra, definida como "uma organização sem rosto que quer construir uma nova ordem mundial. Eles alegam promover uma utopia igualitária para ganhar apoio popular enquanto, por trás das cenas, organiza ataques terroristas letais para gerar ainda mais caos e enfraquecer governos... às custas de muitas vidas inocentes."

Após várias críticas, a empresa pediu desculpas e removeu o símbolo do jogo.