Mobile   Tech

Disney é acusada de espionar crianças através de seus jogos para dispositivos móveis

Ação afirma que 42 aplicativos da empresa usam sistemas de rastreamento para coleta de informações que visam monetização

Por Rafael Romer 11.08.2017 09H00

A Disney está sendo processada por supostamente coletar informações sigilosas de crianças e jovens através seus games móveis para compartilhá-las com anunciantes e empresas.

De acordo com o The Washington Post, o processo é também movido contra outras três parceiras de tecnologia da Disney – Upsight, Unity e Kochava – pela violação do chamado Children's Online Privacy Protection Act (COPPA), lei dos Estados Unidos que protege a privacidade de crianças navegando por aplicativos e sites.

A ação lista um total de 42 aplicativos da Disney que teriam softwares de rastreamento de informações, incluindo alguns dos mais populares jogos da companhia, como Where’s my Water? 2 – instalado mais de 100 milhões de vezes – e Moana Island Life, que registra entre 1 milhão e 5 milhões de instalações na Google Play Store.

O processo exige que a Disney não divulgue informações coletadas sem o consentimento dos responsáveis pela criança e também busca reparações financeiras pelo dano. À publicação, um porta-voz da gigante do entretenimento afirmou que que o processo não tem mérito e que é uma “incompreensão fundamental” do funcionamento da COPPA.

"A Disney possui um programa de conformidade robusto da COPPA e mantém políticas rigorosas de coleta e uso de dados por aplicativos Disney criados para crianças e famílias", afirmou a empresa no comunicado.