Power Rankings do CBLoL: Pós-Segundo Turno

Convocamos MiT, takeshi, Nappon e LeonButcher para apontar a força atual das equipes que disputam a elite do LoL brasileiro

Por Bruno Pereira 24.07.2020 14H58

Sabemos que, num campeonato de pontos corridos como é a Fase de Pontos do CBLoL, a tabela muitas vezes não reflete o momento atual das equipes. Algumas começaram mal e reencontraram o caminho com treinos e boas performances, outras caíram de desempenho e têm dificuldade com a constante mudança de meta que o League of Legends traz quinzenalmente.

Por isso, inauguramos hoje o Power Rankings do The Enemy, no qual após cada turno os nossos convidados classificarão as equipes da elite do LoL brasileiro com base na força atual, ignorando um pouco a tabela oficial do campeonato.

Para a abertura do Power Rankings, convidamos MiT, ex-técnico e atualmente streamer e comentarista do Circuito Desafiante, e a dupla takeshi e Nappon, ambos ex-jogadores profissionais e analistas do CBLoL nas transmissões oficiais da Riot Games. Figura de longa data do cenário como ex-caster e ex-rioter, nosso editor de esports LeonButcher fará as honras da casa também. Cada um montou seu próprio Power Ranking e fizemos a soma média para definir a classificação que você verá.

Confira abaixo o Power Rankings ao final do segundo turno da Fase de Pontos do CBLoL 2020 - Segunda Etapa:

Imagem: The Enemy

paiN Gaming, por MiT

Apesar dos recentes tropeços, a paiN vendeu caro as suas derrotas, e mostrou a mesma força de sempre nas vitórias. Muitas das partidas perdidas mostraram erros até então desconhecidos pela própria equipe, e serviram para dar ainda mais força e consistência de jogo pra atual líder do CBLoL. Vale ressaltar que sempre foi um time que cresceu nas Eliminatórias, e com a vaga praticamente garantida os experientes jogadores começarão a trabalhar para não dar chance pros adversários nos playoffs. Com uma pool vasta de Campeões e um jogo mortal, a paiN com certeza é a equipe a ser batida neste campeonato.

INTZ, por takeshi

A INTZ sempre foi uma equipe “8 ou 80”, e neste momento estão muito mais próximos do “80”. Envy e Shini voltaram a reencontrar o melhor de seus jogos, o que faltou bastante pra INTZ no começo do campeonato. O Tay também voltou a mostrar consistência de jogo e mostrar domínio dos Campeões do meta. O problema fica mais pra bot lane, já que nas derrotas o micaO e o RedBert mostram pouco impacto nas partidas e a equipe sofre com isso.

Prodigy Esports, por Nappon

A PRG está numa crescente muito grande. Se fosse no começo do campeonato, com certeza teriam pessoas que diriam que não é uma equipe completa e que os outros times os alcançariam, mas por mostrar essa consistência na fase final do campeonato e ter seis vitórias consecutivas, eles provaram que estão no Top 4 por merecimento. A tendência é que mantenham as boas atuações e continuem vencendo partidas, já que possuem uma diversidade estratégica legal para lidar com os adversários.

Flamengo eSports, por takeshi

É uma equipe com um potencial imenso e que pode jogar muito melhor do que está jogando atualmente. Eles assustam pelo seu nível individual e de mecânica, principalmente com Bvoy e Ranger. O Bankai teve boas semanas, mas agora começou a entrar num papel mais secundário da equipe, encaixando no que o Flamengo precisa que ele faça e por isso sumindo um pouco das manchetes. Os tropeços mostraram que eles possuem erros abusáveis, e a grande dúvida é se conseguirão consertar tudo isso a tempo para não depender unicamente de ganhar partidas “no dedo”.

KaBuM! e-Sports, por LeonButcher

Apesar de mostrar jogos muito bons contra adversários difíceis, como foram as vitórias contra paiN Gaming e Prodigy neste segundo turno, a KaBuM às vezes vacila muito em partidas que conquista vantagens logo cedo, como contra INTZ e Flamengo - o famoso jogo de 52 minutos. Isso mostra que a equipe consegue aplicar suas boas ideias logo cedo, principalmente através da boa distribuição de jogo de Revolta, mas se algumas coisas saem do controle, como coordenação de lutas e erros micro, a equipe realmente sente o baque. Ainda é uma forte concorrente para o Top 4 do CBLoL no terceiro turno.

FURIA Esports, por LeonButcher

A FURIA tem um claro problema: seu early game e transição para o mid game. Tanto é assim que venceu todos os jogos contra Keyd, Flamengo e Santos, times com média de tempo de partidas alta, e perdeu todos contra PRG, paiN, INTZ e KaBuM, que tomam mais iniciativas no começo de jogo. As composições focadas no late, com Anyyy jogando de Azir, Orianna e Viktor por vezes se pagam, mas em outras apenas fazem a equipe ficar observando o tempo passar. Ainda sinto falta de tyrin entrar mais no jogo da equipe, e Alternative e Damage voltarem a ter o mesmo impacto da Primeira Etapa. É uma equipe perigosa e boa mecanicamente, então sua chance de playoffs continua viva.

Santos HotForex e-Sports, por MiT

O Santos está claramente na descendente, e pela minha experiência do competitivo isso é alguma coisa muito pessoal da equipe, das entranhas mesmo. Algo não está clicando entre os jogadores, talvez problemas entre eles mesmo, e está refletindo em jogos apáticos e sem uma ideia clara e conjunta do que fazer nas partidas. Precisam de um trabalho psicológico e da comissão técnica muito firmes para retomar o controle da situação e voltar a entregar o que sabemos que eles conseguem, e com dois jogadores coreanos no elenco, isso pode ser ainda mais difícil.

Vivo Keyd, por Nappon

A grande palavra para a Keyd é “indisciplina”. É uma boa equipe, mas em jogo estão pulando diversos passos para construir um jogos sólido e tomando decisões arriscadas desnecessariamente. Achei que seria um time muito mais constante por ter mantido uma boa base de jogadores da Etapa passada, mas não foi o que aconteceu. A mudança de Drop por Klaus injetou ânimo para a equipe no curto prazo, mas precisamos ver se vai se manter para a reta final do campeonato. Por enquanto, a indisciplina tática ainda os coloca como o time mais fraco do CBLoL no momento.