O dia que o League of Legends parou por um menino de 16 anos

Quase 170 mil pessoas acompanharam a saga do streamer Jean Mago para alcançar o Top 1 das filas ranqueadas do servidor brasileiro

Por Bruno Pereira 10.11.2020 16H32

Com 16 anos, Jean Mago provavelmente acordou hoje depois de longas horas do mais puro sono dos justos com a primeira ressaca da sua vida. Aqueles dias que você acorda feliz por conquistas, mas não sabendo se o dia anterior havia sido realidade ou apenas um sonho.

Jean “Mago” Dias joga League of Legends desde os dez anos de idade. Prodígio, ganhou fama como streamer ao alcançar o Desafiante (posição mais alta nos jogos ranqueados) com apenas 13 anos. Jean, que começou a fazer streams no segundo semestre de 2018, era visto por uma média de 500 espectadores até 2020, quando aumentou seu número para cerca de 5000.

Ontem, eram 168.363 viewers acompanhando a luta do garoto pelo lugar mais alto no servidor brasileiro.

Imagem: Reprodução Jean Mago

No mic, no cam

Jean iniciou a segunda-feira (09) com 1.405 pontos no Desafiante, 108 atrás dos 1.513 de Renan “Renanzinhoooo” Machado, também figura conhecida entre os melhores do servidor. Jogou 30h de League of Legends com apenas 2h de descanso, quando dormiu entre 4h e 6h da manhã de domingo para segunda. Ao meio-dia do dia 09, o Mago precisaria realmente de uma magia para tirar a diferença nas 12h que restavam para a Riot Games fechar a conta da décima temporada do League of Legends.

Assim, Jean já mandou o aviso para Renan no Twitter, antes de abrir sua stream.

Sem microfone e sem câmera, apenas com o jogo na tela e uma contagem da diferença de pontos no canto superior esquerdo, Jean iniciou a sua busca pelo Top 1.

Foi quando um fenômeno aconteceu. Aos poucos, a comunidade brasileira foi abraçando o sonho do garoto em conquistar o servidor. Mensagens de apoio que passavam no chat de sua stream começaram a ser enviadas também no Twitter, nas timelines alheias e, finalmente, chegaram a jogadores e influenciadores brasileiros.

Sem saber sua reação, seja em voz ou em vídeo, a comunidade se apoiou na força de vontade de Jean e sua habilidade dentro de jogo. 

Por ser de um nível de jogo alto, as filas para achar partidas chegavam a demorar mais de 15 minutos, o que tirava um tempo precioso do garoto que corria contra o relógio. Nas partidas, os adversários tentavam ser vilões, emboscando sua rota e focando-o durante as lutas. Jean, por sua vez, flutuava pelo Meio, sua posição de ofício, seja de Irelia, Lucian ou LeBlanc, deixando de lado a crescente audiência, a tarefa quase impossível de chegar ao Top 1 e o foco dos rivais para fazer o que faz de melhor: jogar.

Como criança, por vezes brincava com os adversários.
Como adulto, mostrava a sua habilidade.
Como criança, o tamanho do desafio o fazia perder a concentração.
Como adulto, nada disso o abalava.

Vitória atrás de vitória, Jean foi subindo sua pontuação, e com ele mais espectadores curiosos de ver o final da saga, torcendo mais a cada partida ganha. Logo, até mesmo equipes do exterior (como Cloud9, Immortals e Fnatic) e influenciadores (como Sjokz) entraram na conversa. Os perfis oficiais do LoL Esports Global, League of Legends Brasil e do LoL Esports Brasil compartilharam sua transmissão.

A comunidade brasileira de League of Legends, tão rachada após mais uma atuação fraca no Mundial, debates sobre o quanto as ranqueadas no país eram de baixo nível e discussões entre jogadores profissionais e casuais sobre comprometimento… pararam para ver um garoto de 16 anos deixar tudo de lado e… jogar.

No mic.
No cam.
Apenas gameplay.

Final da Solo Queue Brasileira

A poucas horas do final da temporada, Jean alcançou o Top 1 do servidor. Seu rival, Renan, que assistia e secava, entrou no jogo para reconquistar o trono. Fazendo duo com Klaus, atirador da Vivo Keyd, o Suporte venceu com facilidade sua partida em cerca de 20 minutos, colocando Jean para trás novamente.

O desafio, então, surgiu. A partida das partidas. A que seria maior do que a final do CBLoL. Antecipada por todos no Twitter e no chat. De jogadores profissionais a casuais, influenciadores e Rioters. Equipes e pessoas que caíram de paraquedas sem entender nada.

Da forma mais brasileira possível, Jean chamou Renan para o x1.

Quiseram os deuses do League of Legends que a partida não acontecesse, porque certamente quebraria a internet. A Riot abriria transmissão diretamente dos estúdios como uma final de Campeonato Mundial, e o mundo pararia para assistir.

Assim, Jean e Renan jogaram jogos diferentes, e ambos venceram.

Na timeline do Twitter, a comemoração era realmente digna de uma atuação brasileira no Worlds. “Jean Mago” também apareceu nos trending topics da rede social.

Com 1542 pontos, superou o rival por apenas 10 pontos na última partida ranqueada da temporada. A alegria misturada com cansaço derrubou o guerreirinho brasileiro, que foi dormir quase que imediatamente e ainda não apareceu no Twitter nesta terça-feira, mas deixou suas mensagens de agradecimento e uma imagem com os números da transmissão.

Imagem: Divulgação Jean Mago

Somente ontem, foram mais 66.215 seguidores na Twitch, e 1,668 inscritos. No Twitter, 33.202 seguidores a mais. Até seu fiel escudeiro, que fez duo durante a maior parte do dia de ontem, Kennzy, recebeu grande impulso em sua Twitch e Twitter, ganhando mais 52.175 e 12.204 seguidores, respectivamente.

Jean finalizou a temporada 2.048 jogos disputados e 1.109 vitórias, um aproveitamento de cerca de 54%. Seus principais Campeões foram Yasuo, Irelia, LeBlanc, Zoe e Karthus.

Mas mais do que estatísticas, Top 1 do servidor e premiação ganha (iniciativa de streamers como Baiano e Daniels), Jean foi mais do que apenas o melhor jogador do servidor em 2020. Foi um garoto que carregou um sonho com esforço e fé, movendo uma comunidade inteira que preferiu deixar de lado suas conquistas pessoais dentro do jogo para fazer parte de um momento único. Jean, com sua força de vontade, nos fez lembrar que às vezes as coisas mais simples são aquelas mais puras. Foi a história de uns, e a vontade de tantos outros.

Hoje, o Top 1 do Brasil no League of Legends tem dono. Um futuro pro player que certamente será disputado com afinco pelas organizações brasileiras (e quem sabe, internacionais).

Parabéns, Jean Mago!