Liga norte americana de League of Legends vai adotar sistema de franquias a partir de 2018

Com a intenção de fortificar o cenário competitivo, vagas prometem garantia de crescimento

Por Júlia Scochi 01.06.2017 17H07

A Riot Games anunciou nessa quinta-feira (1º) que a LCS North America irá adotar o sistema de franquias, já utilizado pela liga chinesa LPL, a partir de 2018. No anúncio oficial, explicam que os times participantes da NA LCS serão parceiros permanentes da liga, não correndo o risco do tão temido rebaixamento.

"Remover a incerteza sobre o rebaixamento vai permitir aos times que façam planos melhores e mais sólidos para seus futuros, fazendo apostas a longo prazo e investimentos na liga."

A desenvolvedora acredita que isso não só irá valorizar o cenário competitivo, mas trazer mais estabilidade para patrocinadores que desejam investir nas equipes, criando planos financeiros cada vez mais estáveis.

Para participar da liga é necessário ser aprovado em um processo de avaliação que leva em consideração diversos aspectos, como o bem estar e suporte dos jogadores, que não se resume apenas à treinamentos e aspectos ingame, mas também oportunidade de carreiras e estudo para jogadores que estão finalizando suas carreiras competitivas.

Alguns torcedores e entusiastas do eSport não gostaram muito no sistema de franquias, por acreditarem que o aspecto 'competitivo' iria esfriar e os jogadores não teriam um porquê de se esforçarem tanto. A Riot comentou sobre essa preocupação com uma solução diferente: "Nós queremos ter certeza que os jogadores se manterão motivados para fazerem sempre o seu melhor. Para isso, criamos um sistema de incentivo financeiro para cada jogador da liga. Quanto melhor for seu desempenho, melhor será recompensado. Também implementamos uma politica em que uma equipe pode perder seu direito de competir na liga caso fique em 9º ou 10º lugar por cinco vezes no final de 8 splits." 

Sobre a Challenger Series: Agora será projetada como uma "Academy League" um espaço onde os times da LCS poderão desenvolver novos jogadores e fortalecer diferentes lineups.

Para participar da NA LCS as equipes precisarão participar de um processo de 3 etapas: Inscrição, Seleção e Conclusão. Na primeira etapa a equipe precisa preencher um formulário completo com informações sobre diversos aspectos, como plano de negócios e investimentos, objetivos da equipe ao adquirir a vaga, comprometimento com os fãs e jogadores, dentre outros critérios avaliados.

Na segunda fase, questões financeiras serão avaliadas, assim como a pesquisa de antecedentes dos donos da equipe, para garantir segurança em diversos aspectos para os jogadores. Se aprovados, irão anunciar as equipes participantes e começar as preparações para a próxima temporada, com garantia de que nenhum jogador será prejudicado durante as transações.

Dentro dos pontos de estrutura e crescimento, a Riot garantiu que jogadores e equipes conseguirão bases mais firmes relacionadas a ganhos e desenvolvimento. Para valorizar os cyber-atletas, o salário-minimo para jogadores será aumentado para U$ 75 mil, além da possibilidade de garantir ganhos extras através da receita gerada na liga.

A intenção da mudança é solidificar o eSport com estruturas economicas e sociais cada vez mais fortes, mostrando que o cenário competitivo está cada vez mais profissional.