League of Legends | "Não viemos para brincar", dizem jogadores da Keyd sobre final do 1º Split
Após partida contra a Kabum, equipe reitera que vai brigar muito pelo título
Sem dar espaço para reação, a Keyd confirmou que é uma das favoritas ao título do 1º Split do Campeonato Brasileiro de League of Legends 2016 ao conquistar a vaga para a final no último sábado (19). Os jogadores falaram rapidamente com o Omelete e contaram sobre como foi chegar neste resultado, além de deixar claro que vão fazer de tudo para garantir o título.
Robô, Turtle, esA, Takeshi, Baiano e Jukaah
André "esA" Pavesi, 22 anos - Atirador
Qual a sensação de chegar nesta final do 1º Split do CBLOL?
esA - Acho que a primeira vez que eu cheguei numa final, mas ainda não estou comemorando. Eu quero algo mais. Eu não queria só chegar na final, parecia que esse era um passo que eu tinha que dar para chegar na final e depois que possivelmente a Keyd ganhar a final que eu vou comemorar em si. Por enquanto estamos mais tranquilos e pé no chão.
O estilo de jogo contra a Kabum E-sports foi um "rolo-compressor". Vocês pretendem jogar assim na final?
esA - A gente não sabe como vai ser contra a INTZ, então temos que esperar este jogo. Pretendemos manter nosso nível, nosso estilo de jogo como jogamos contra a Kabum, mas temos que nos adaptar conforme o outro time. Se a gente usar as mesmas estratégias, eles vão ter material contra nós e não vai dar muito certo. Então vamos ter que adaptar independentemente do time que chegar na final.
O bootcamp que a INTZ acabou de fazer na Alemanha assusta ou vocês também tem esta experiência e acham que estão no mesmo nível?
esA - A gente tem esta experiência de bootcamp na Europa, então sabemos que eles aprenderam muita coisa. Se virmos algo muito alem do que a gente treinou lá na Europa vai ser um pouco preocupante, mas acredito que eles tiveram menos tempo que a gente lá no treinamento então eles não vão voltar com tantas surpresas.
:::
Gustavo "Baiano" Gomes, 21 anos - Suporte
Este Split foi bem difícil pra você que ficou afastado por problemas de saúde, sem perspectiva de retornar, como é vencer, superar tudo e chegar nesta final?
Baiano - Pra mim é muito bom, principalmente porque os médicos disseram que eu não conseguiria voltar a jogar ainda, só se eu fizesse uma recuperação muito boa. E eu me dediquei muito na recuperação para conseguir voltar e ainda, ser campeão da CBLOL, então pra mim tem um peso muito maior esta vitória.
E como foi este período em que você ficou afastado? Você fez algum tipo de treinamento?
Baiano - Fiquei praticamente um mês sem nem tocar num mouse. Foi bem difícil. O time confiou para eu voltar e começar a treinar comigo de novo, eu recuperei a mecânica eu assisti bastante replays neste tempo, aumentei meu conhecimento de jogo e a gente jogou basicamente nisso agora, na teoria do jogo, sem precisar forçar muita coisa que era o que a Kabum queria.
E você esta ansioso por esta final?
Baiano - Tô muito ansioso, como a gente fez aqui agora contra a Kabum. A gente mostrou um jogo limpo, sem erros, foi um jogo muito suave, em nenhum segundo dos três jogos eu achei que poderíamos perder. O jogo estava totalmente dentro dos nossos planos e é isso que eu espero para a final.
E teve algo nesta partida que você pode destacar como ponto alto da Keyd, que mostra que a equipe esta na chamada "sintonia perfeita"?
Baiano - Nosso momento de inversão de lanes dentro do jogo quando chamávamos bem, era o ESA ou o Robo que pegava aqueles minions na wave puxada, então isso mostrou muito pra gente. Sabíamos exatamente onde deixar a vantagem, com quem deixar a vantagem e quem estava com a vantagem falava "Eu vou ganhar este jogo. Não tem mais como perder." Foi assim que ganhamos estes três jogos.
Aproveito para agradecer o pessoal que me apoiou durante a minha recuperação e agora eu tô voltando!
:::
Gabriel "Turtle" Peixoto, 21 anos - Caçador
Semifinais 1º Split CBLOL 2016
Como foi a trajetória deste split pra Keyd e como é chegar na final?
Turtle - Então, este split foi bem difícil. Voltamos da Europa preparados de um jeito, daí descobrimos que o método aqui do Brasil era diferente e começamos a nos adaptar, a escolher o short call que o Takeshi esta dando melhor, muito bem agora, assim entramos no eixo e agora sabemos nosso caminho. Então agora eu acho que estamos muito bem.
:::
Leonardo "Robô" Souza, 17 anos - Topo
Qual a sensação de saber que você vai disputar a final do CBLOL? É a ansiedade do desafio ou a certeza que esta fazendo o trabalho certo?
Robô - Isso me tranquiliza bastante para ver que meu treinamento está dando certo e eu vou treinar ainda mais para sair com este título.
Qual o fator determinante para Keyd durante todo o split para chegar neste resultado?
Robô - Eu acho que foi o esforço de todo mundo que esta lá. Os 5 jogadores se esforçaram muito, estudamos muito o jogo, treinamos muito e eu acho que estamos sendo recompensados por isso.
:::
Murilo "Takeshi" Alves, 23 anos – Meio
Qual sua principal expectativa em relação a final?
Takeshi - Poder ter um jogo tranquilo como agora nas semifinais, o time todo está na mesma página. Minha expectativa é que consigamos executar nosso plano de jogo, pois mesmo que tivéssemos perdido para a Kabum, se conseguíssemos fazer nosso plano de jogo, impor nosso ritmo, eu já teria ficado satisfeito. Então, se repetirmos isso na final, de jogar o nosso plano, de fazer o que queremos fazer realmente contra a INTZ, estas são as minhas expectativas e é isso que eu quero fazer na final.
Você tem algum recado para a INTZ?
Takeshi - Não pode subestimar. Algumas pessoas subestimaram o nível do nosso time, quando anunciamos a line-up, com muitos jogadores novos, então o recado é que não vamos vir para brincar, vamos com tudo, para ganhar mesmo, vamos dar o sangue, vamos treinar muito mais do que treinamos até agora pra chegar nesta final e sairmos com o título.
E para torcida?
Takeshi - Torcida, muito obrigado, vocês estão sempre nos acompanhando. E sabemos que damos alguns vacilos em alguns jogos, fazendo partidas mais emocionantes do que deveríamos, um teste para cardíaco! Obrigado por estarem na Keyd Army, esperando para comemorar com a gente. Fico muito contente de ter fãs realmente fiéis.
:::
"Jukaah" Vargas, 23 anos - Técnico
Como técnico, você pode destacar qual o principal fator do time que gerou este resultado?
Jukaah - É uma palavrinha simples: preparação. Estamos nos preparando desde antes do começo do CBLOL, com o bootcamp. Antes de todo jogo, nós nos preparamos muito bem, analisamos qualquer minimo detalhe dos outros times e principalmente junto a esta seminifinal, preparação foi a palavra chave extrema. Sabíamos tudo o que queríamos fazer e fomos bem definidos para a partida.
Como técnico, você pode afirmar que um jogador sempre tem um estilo previsível ou sempre pode haver um fator surpresa que pode surpreender num último momento?
Jukaah - Todo jogador pode surpreender sim, mas nem sempre ele tem a coragem de trazer uma surpresa no jogo tão decisiva, pois as vezes pode dar errado e ser culpado daquilo. Pode sim ter surpresa, mas geralmente os jogadores vão para uma zona de conforto porque sabem que vão conseguir pelo menos fazer o feijão com arroz. Não tenho muito medo de surpresas.
Como vai ser o preparo nestes 15 dias antes da final?
Jukaah - Em questão de tempo de preparação é o mesmo que tivemos para esta semifinal, já que ficamos em primeiro e conseguimos uma vaga direta para a semi. Teremos 2 dias de folga para dar uma aliviada e dar uma abaixada na tensão. Aí, voltamos com tudo para a preparação: jogar, jogar, jogar, com alguns momentos de lazer. Nosso psicólogo falou que isso é muito importante, é preciso quebrar um pouco da rotina puxada. Entretanto, vamos manter o mesmo tipo de preparação, com alguma folguinha, para acabar não sufocando demais.
Como líder da Keyd, qual o recado que você manda para seu adversário na final? E a mensagem final para a torcida?
Jukaah - Nosso adversário vai encontrar uma Keyd ainda melhor do que a equipe que disputou esta semifinal. E para a torcida, é que ela é completamente importante para gente, cada mensagem que mandam dá um gás, um ânimo. Continuem assim!
:::
A final do 1º Split do CBLOL 2016 acontecerá em 2 de abril, a partir das 13h, nos estúdios da Riot Games em São Paulo.
Leia mais sobre League of Legends