Valve se posiciona sobre mensagens racistas de profissionais de Dota 2

A empresa instruiu que os times aplicassem punições severas aos seus jogadores

Por Breno Deolindo 13.11.2018 12H33

Em nota oficial, a Valve condenou atitudes racistas de jogadores profissionais que permearam o cenário de Dota 2 recentemente. A empresa afirmou que não tolera esse tipo de comportamento, e instruiu que os times tomassem "punições severas quando jogadores representarem a comunidade de Dota de maneira incorreta".

A declaração veio em meio uma série de polêmicas, inauguradas por Rolen Andrei Gabriel “Skemberlu” Ong, jogador da compLexity Gaming, que mandou a mensagem "boa sorte, chingchong" para adversários chineses durante uma partida da DreamLeague. Inicialmente, a identidade do ofensor não foi revelada, mas Ong se desculpou publicamente após receber uma multa da organização.

O segundo episódio aconteceu com Carlo “Kuku” Palad, da TNC Predator, que enviou a mesma mensagem durante um jogo público. De maneira similar à compLexity, a TNC impôs ao jogador sua punição máxima, mas não entrou em detalhes sobre no que ela consistiria.

A demora da Valve em se posicionar acerca desses assuntos, que aconteceram no início de novembro, afetou a comunidade do game, que se mobilizou para fazer críticas negativas a Dota 2 no Steam. Como mostra o gráfico a seguir, os reviews vieram em altíssimo número:

Apesar da nota de repúdio publicada, a empresa não detalhou o tipo de punição que os times devem dar a seus jogadores, e não respondeu ao Kotaku quando questionada sobre o assunto. Em outros games como o Rainbow Six Siege, da Ubisoft, existe um sistema de banimento automático para jogadores que usem discursos racistas no chat do game.

Reprodução/Kotaku