VALORANT Masters Berlin: Sacy e gaabxx analisam Keyd e Havan no Mundial

Pioneiros no Brasil na disputa de Masters, Sacy e gaabxx opinam sobre a possível caminhada de Keyd e Havan e dão dicas

Por Jairo Junior 08.09.2021 19H54

 

Vivo Keyd e Havan Liberty são as representantes brasileiras no VALORANT Masters Berlin 2021 e a expectativa dos fãs é grande. Antes que ambas façam sua estreia na competição, convidamos Sacy, da Team Vikings e gaabxx, da Sharks, para compartilharem sua experiência internacional no FPS da Riot Games e analisarem a possível caminhada do Brasil, na Alemanha.

Erros e acertos de Vikings e Sharks no Masters Reykjavik

Sobre a experiência de disputar um Mundial, tanto Sacy quanto gaabxx concordam que foi uma experiência extremamente válida para eles, suas respectivas equipes e até mesmo para o cenário nacional.

Sacy conta que foi assim que a Vikings passou a entender mais o metagaming, fazendo-os perceber o que realmente faltava no time. Na mesma linha de pensamento, gaabx destacou que foram "Dias de muito aprendizado e inspiração para nossa evolução tanto individual como em equipe".

A respeito dos erros que cometeram na preparação para o Masters Reykjavik, Sacy e gaabxx voltaram a concordar e citaram as composições usadas por Sharks e Vikings. As visões dentro do tema, no entanto, se encontram e também diferem, ao mesmo tempo.

Gaabx acredita que foi um erro os tubarões mudarem a composição de agentes que já estavam acostumados para o Masters. Sacy revela que a Vikings fez o mesmo, mas enxerga este ato como necessário e afirma que o erro foi cometido antes disso.

"Parte do nosso erro foi aqui mesmo no Brasil mesmo", falou sacy. "Como eu disse, tínhamos algumas limitações e, quando chegamos lá, percebemos que era tarde demais para fazer mudanças, mas mesmo assim, era necessário. Jett era prioridade e estavam usando muito Astra nos mapas. Foi quando vimos que estávamos em desvantagem em relação a composição. Claro, tiveram outros erros, não boto toda a culpa nisso, mas faz parte", completou.

De modo geral gaabxx afirma que a Sharks não teve grandes acertos e performou abaixo do que poderia. Ele deixou claro que estava muito tranquilo nas partidas e isso foi um ponto positivo, mas que ainda assim os problemas reais dos Tubarões estavam fora de jogo: "Nossa equipe enfrentou alguns problemas familiares o que acabou afetando um pouco nosso desempenho".

Sacy por sua vez, enxerga que o problema da Vikings era outro e estava dentro de jogo.

"Contra a X10 começamos bem, quase deixamos os tailandeses virarem o jogo na Ascent, mas garantimos a vitória. Contra Sentinels e Liquid ficou complicado pois estavam numa fase muito boa, especialmente a Sentinels que terminou o campeonato como Campeã. Mas confesso que senti um desconforto enorme em relação ao tático e composição contra esses times, tanto que a derrota contra eles abriu minha mente em relação a isso", relembrou sacy.

Keyd e Havan no Masters Berlin

Mesmo em entrevistas separadas, quando o assunto é Keyd e Havan no Masters Berlin, os pensamentos de Sacy e gaabxx voltaram a se cruzar com certa frequência.

Keyd/Reprodução

De acordo com cada grupo que as duas equipes ficaram, tanto o Viking quanto o Tubarão apontam chances maiores de playoffs para a Vivo Keyd.

"A Keyd tem chances reais de passar para os playoffs", crava Sacy. "Os meninos estão numa fase muito boa e heat está mandando muito bem. A minha única dúvida é em relação ao tático do time. Digo isso pois a Envy com certeza é o time mais forte do grupo, enquanto a KRU é um time difícil de jogar contra, já que são bem disciplinados dentro de jogo. Mas se os jogadores da Keyd estiverem confiantes e o fato de ser presencial não abalar os meninos, eles devem conseguir sair com a classificação", adicionou.

"É um grupo bem equilibrado, o adversário mais perigoso é a Envy porque é um time organizado e com bastante Skill individual. Sobre a Keyd, acredito que eles passam sim. É uma equipe que está em evolução constante, tanto que nos eliminou nas finais brasileiras, então acredito que darão trabalho para os outros times no Masters Berlin", analisou gaabxx.

Sacy e gaabxx não tratam uma possível classificação da Havan como impossível, mas revelam ter mais receio por conta do grupo que eles ficaram.

"O grupo da Havan é muito difícil, nós treinamos bastante contra o time da Gambit e sabemos do potencial dessa equipe, enquanto a 100Thieves, pelo que acompanho é um time muito difícil de se jogar, pois tem jogadores muito experientes", explicou gaabx. "Eles estão em uma situação um pouco mais complicada devido ao seu grupo, mas aqui no Brasil apresentaram um estilo de jogo diferente e estão se saindo muito bem. Somos brasileiros e não desistimos nunca!", concluiu de forma otimista.

"O caso da Havan é bem diferente da Vivo Keyd. A final que rolou entre VK e eles foi estranha na minha opinião, pois acho que eles não conseguiram mostrar o verdadeiro jogo deles - sem tirar mérito da Keyd que mostrou um jogo bem mais tático e inovador. Este grupo com Gambit e 100 Thieves é o mais difícil e vai ser um grande desafio para a Havan. Tudo vai depender da leitura deles dos dois times. Acho que com a Crazy Raccoon eles não terão tanta dificuldade assim, mas é um grupo realmente complicado”, disse Sacy.

Dando continuidade às observações sobre Keyd e Havan, Sacy seguiu com uma análise um pouco mais minuciosa: "Acho que pode rolar bastante surpresas nesse Masters e o Brasil pode ser uma delas. A Keyd vejo um time mais voltado para a mecânica, enquanto a Havan está mais para o lado tático. A Keyd caiu em um grupo mais tranquilo que a Havan, então como eu já falei, a chance de classificar para os playoffs é alta. Já a Havan está em situação muito complicada com a Gambit em um nível extremamente alto e a 100Thieves provavelmente se beneficiando do fato de ser presencial, já que a galera desse time tem muito campeonato em LAN jogados. Porém, apesar de ver a Keyd com mais chances que a Havan de chegar nos playoffs, os dois estarem juntos lá pode ser uma realidade também."

Havan/Reprodução

No âmbito geral, Sacy citou Sentinels, Supermassive, Gambit, G2 e Acend como os mais fortes do campeonato. Ele ainda vê a Sentinels como favorita, mas acredita também numa dominância europeia. Gaabxx foi por este segundo caminho da análise de Sacy e declarou: "Com a experiência que tive lá na europa, tanto com o bootcamp quanto com o Masters Islândia, acredito que o time campeão será um dos times europeus pelo grau de dificuldade de se jogar contra".

Dicas diretas para Keyd e Havan

Antes de finalizarem o papo, os jogadores da Vikings e Sharks deixaram suas últimas dicas diretas para Keyd e Havan neste Mundial:

Sacy: "Pelo tempo que eles tiveram e pelo que eu passei na Islândia, espero que eles não mudem o jogo deles. Devem confiar no jogo que jogaram aqui no Brasil, sem fazer grandes alterações no time e botar isso em prática lá fora. Acho que esse foi o nosso erro lá fora e espero que os dois times joguem leve e sem medo. Não queremos que eles enfrentem tantas dificuldades quanto nós, pois nosso sonho como região é garantir espaço e respeito nos campeonatos internacionais e chegarmos no topo. Devemos mostrar evolução sempre e não regredir o nosso nível. No mais, desejo toda a sorte do mundo para os dois times e que se divirtam jogando. É uma oportunidade única que todo jogador deveria dar o máximo nessa situação!"

Gaabx: "Observem quais são e foquem mais nos erros que vocês estão cometendo durante os treinos. Além disso, não troquem a composição em cima da hora. Acreditem no estilo BR de jogar."

O Masters Berlin 2021 por outro lado acontece presencialmente na Alemanha, entre 10 e 19 de setembro. A competição conta com 15 equipes - entre elas as brasileiras Vivo Keyd e Havan Liberty - em busca do título e de uma vaga no Champions, que será o maior evento da história do jogo.