VALORANT Champions: FURIA estreia com derrota para Sentinels

Os norte-americanos confirmaram o favoritismo dentro de jogo, mas os brasileiros mostraram que ainda podem surpreender no torneio

Por Jairo e Butcher 02.12.2021 18H01

A FURIA não conseguiu estrear o VALORANT Champions com vitória. No grupo da morte e já iniciando sua caminhada contra os campeões do Masters Reykjavik, o time brasileiro chegou como azarão e mesmo assim jogou de igual para igual, conseguiu tirar um mapa, mas caiu diante do favoritismo e bom jogo da Sentinels, que venceu o confronto por 2 a 1. Apesar do resultado, a equipe de xand ainda segue viva no torneio e precisa vencer seus dois próximos compromissos para espantar a eliminação e conquistar a classificação para os playoffs.

Escalações

  • FURIA
  • xand
  • qck
  • Khalil
  • mazin
  • nzr
  • Carlão (treinador)

Sentinels

  • TenZ
  • ShahZaM
  • Sick
  • zombs
  • dapr
  • Rawkus (treinador)

Confronto

Ascent

O primeiro mapa foi escolha da FURIA, que começou encaixando um ataque extremamente confiante e fatal, até abrir a vantagem de 5 a 0. A Sentinels por sua vez, que parecia nervosa e cometia erros que não são comuns para eles, finalmente conseguiu botar a cabeça no lugar e, sobre o comando da estrela TenZ que assumiu a responsabilidade, voltou muito bem para a partida e conseguiu o empate de 6 a 6.

A FURIA ainda venceu o pistol e o anti-eco na segunda metade, mas assim que a Sentinels se armou, o duelo desandou de vez para os brasileiros. Os norte-americanos fizeram um ataque praticamente impecável, machucaram bastante a economia inimiga e finalizaram o jogo com um 4k de ShahZaM e o placar de 13 a 9.

Breeze

A Breeze teve um início bem semelhante ao da Ascent. Novamente a FURIA foi quem começou melhor, disparou em 5 a 1, mas viu os adversários se aproximarem logo em seguida. A grande diferença foi que desta vez os brasileiros frearam o comeback depois do 5 a 4, souberam manter a calma, e envolveram os inimigos no seu próprio ritmo de jogo e rotações para garantir vantagens importantes e jogar os after plants tranquilos até o 8 a 4.

Na segunda etapa os dois times começaram a trocar pontos sem parar, o que foi perfeito para a FURIA que estava na frente do placar e se aproximava da vitória no 12 a 8. A Sentinels ainda deu seus últimos suspiros de vida, mostrou boa leitura das decisões brasileiras, assustou no 12 a 10, mas ficou apenas nisso na vitória FURIOSA de 13 a 10, em ótima defesa do Bombsite A. 

Haven

Ao contrário dos demais mapas, a Haven veio para massacrar de vez as esperanças dos brasileirinhos. Por lá a Sentinels começou na defesa, demonstrou muita frieza nos momentos chaves, foi quase impecável cruzando as miras e trocando as kills e dominou a primeira etapa com a larga vantagem de 9 a 3.

A troca de lados não foi o bastante para mudar o que já vinha sendo escrito. Os norte-americanos ditaram o ritmo de jogo nas primeiras rodadas, chegaram ao matchpoint e na sequência a FURIA ainda voltou bem forte, assustou por um momento, mas bastou uma boa rodada para a Sentinels botar fim na Haven, repetir o 13 a 9 e finalizar o confronto em 2 a 1.

Campeonato

VALORANT Champions acontece entre 1 e 12 de dezembro com a promessa de ser a maior competição da história do jogo. Entre os 16 seletos participantes, estão três representantes brasileiros: VikingsVivo Keyd e FURIA. A premiação total em jogo é de US$ 1 milhão - aproximadamente R$ 5,63 milhões.