VALORANT apresenta calendário oficial de 2022

Principal novidade será o primeiro Mundial feminino da modalidade

Por Jairo Junior 10.12.2021 13H01

O calendário competitivo de VALORANT para 2022 foi apresentado nesta sexta-feira (10). Entre as novidades há uma reformulação no circuito já existente, composto pelos Challengers, Masters e Champions e também torneios off-season. Mas o grande destaque fica para o anúncio do primeiro Mundial feminino da modalidade.

Calendário misto

A turnê global de 2022 será disputada na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia. Assim como neste ano, as competições regionais levam os melhores para os Masters e os melhores dos melhores para o Champions. As alterações ficaram mais para o lado dos Challengers, que passam a ter um formato “projetado para criar mais competição entre as melhores equipes em nível regional”, como afirmado em comunicado.

Cada etapa do Challengers começa com uma qualificatória aberta, que contará com várias semanas de jogos. Tudo terminará com um grande torneio para coroar o campeão e qualificar equipes para os campeonatos internacionais.

Além disso, diferentemente de 2021, em que o Champions finaliza os campeonatos do ano, na próxima temporada acontecerão torneios off-season, ou seja, depois do fim do circuito oficial da Riot Games. A organização ficará a cargo de parceiros e mais novidades sobre isso serão reveladas em breve. Até o momento, sabe-se que estas disputas estão previstas principalmente para outubro.

Mundial feminino

O Game Changers contou muitas histórias em 2021 e trouxe o investimento de grandes organizações na cena feminina. Tudo isso só foi possível pelo calendário robusto montado pela Riot, mesclando entre competições oficiais da própria publisher e vários campeonatos terceirizados, com premiações de pelo menos R$ 10 mil. O esperado é que tudo isso se intensifique ainda mais com o primeiro Mundial feminino de VALORANT anunciado.

Em 2022, vamos dobrar nossos esforços com o lançamento de um novo torneio global que contará com as melhores equipes de programas Game Changers em todo o mundo”, disse Whalen Rozelle, chefe de operações esportivas da Riot Games.

Este evento vai trazer as melhores equipas juntos em uma competição única e massiva pela primeira vez. Estamos entusiasmados por dar este próximo passo para transformar VALORANT na experiência social que nossos jogadores merecem", completou.

Calendário completo

Os campeonatos de VALORANT em 2022 estão previstos para começarem em fevereiro. Janeiro será o único mês do ano sem VALORANT para o público. Outubro é quando começam as disputas off-season e entre novembro e dezembro é o mundial feminino, para fechar o ano.

Calendário completo do VCT 2022 (Foto: Divulgação/Riot Games)