10 viradas de jogos de luta que entraram para a história

Confira uma lista com as mais icônicas jogadas que viraram o jogo, literalmente

Por Jessica Pinheiro 24.04.2019 14H50

Um dos lemas dos jogos de lutinha é: não acaba até ter terminado. Mesmo que a frase soe como pleonasmo, há um bom motivo para isso: as famigeradas viradas.

As viradas (ou comebacks) protagonizam aqueles momentos épicos em que alguém está perdendo e, quando nada mais parece ter salvação, o jogador ainda assim consegue virar a partida a seu favor, literalmente.

Aqui, portanto, escolhemos algumas dentre as melhores viradas já registradas pela comunidade de jogos de luta em campeonatos. Segue a lista:

SFV: Liquid|NUckledU (Guile) vs Echo Fox|Tokido (Akuma) - EVO 2017

Nas quartas de finais (MD5), as lutas entre NUckledU e Tokido estavam bem equilibradas. 1 match para cada oponente, até que NUckledU faz uma virada milagrosa na segunda match (começa aos 6m25s) com seu Guile.

O boneco primeiramente emendou três agarrões e, depois de tomar dano e ficar com um píxel de energia, usou seu V-Trigger para peitar o Akuma de Tokido, conseguindo registrar um belíssimo comeback.

SSB4: TSM|Zero (Diddy Kong) vs MVG|Salem (Bayonetta) - EVO 2017

Outra luta acirrada, com 2 match points para cada um dos oponentes nas grandes finais. Depois de dar um reset nas chaves e trazer Zero o grupo dos Losers, Salem manteve a estratégia ofensiva, usando os chutes verticais de Bayonetta para elevar, literalmente, o Diddy Kong adversário para fora do ringue.

Na última partida (38m57s), mesmo com apenas 1 vida e mais de 100% de dano, a Bayonetta de Salem consegue virar o jogo e, apesar de quase voar junto com o macaquinho, a bruxa derrota o Diddy Kong de Zero e se torna a grande campeã do torneio! Uma bela e emocionante partida!

SSBM: Silent Wolf (Fox) vs Fly Amanita (Ice Climbers) - Kings of Cali 2013

No 5º round da Losers Bracket (MD5) Fly Amanitas e seus ousados Ice Climbers enfrentam o habilodoso Fox de Silent Wolf. Os dois jogadores mantém as matches bem equilibradas e é difícil saber quem pode sair vencedor dessa disputa.

Isso, até Fly Amanitas, com apenas um de seus Ice Climbers (15m16s), começar a lutar desesperadamente para se manter no ringue, usando tudo contra o Fox de Silent Wolf. É engraçado e inusitado. Uma das melhores partidas, sem dúvidas.

Tekken 7: UYU|Qudans (Devil Jin) vs JDCR (Dragunov) - Tekken 7 World Tour Finals 2018

Nas classificatórias para as Grandes Finais do torneio mundial de Tekken 7 (MD3), JDCR, considerado um dos melhores jogadores do game com seu implacável Dragunov, enfrentou Qudans e seu estratégico Devil Jin.

Na última match, primeira luta; Qudans faz uma virada praticamente impossível, ousando no uso de técnicas e balanceando bem entre ataque e defesa contra JDCR (começa em 11m35s). Um dos melhores comebacks já registrados em Tekken 7!

USF4: Infiltration (Akuma) vs RZR|Xian (Gen) - Capcom Cup 2014

Depois de ter eliminado Daigo Umehara no Top 16 (Winners), Xian (Gen) enfrentou Infiltration (Akuma), logo no início do Top 8 (MD3).

E apesar de tudo parecer favorável para que Infiltration ganhasse o segundo round da primeira match, Xian conseguiu uma virada linda (2m05s).

Após tomar muito dano, o Gen de Xian foi parcimonioso até que conseguiu encontrar uma brecha e emendou uma boa sequência no Akuma de Infiltration.

Ainda não parecia o suficiente, mas Xian conseguiu finalizar o oponente com um inesperado ataque aéreo, enviando Infiltration para a Losers Bracket.

DBFZ: W2W|Knowkami (Android 21/Cell/Goku Black) vs Yoshimoto Kubo (Gohan/Android 16/Goku SS) - EVO 2018

No Top 8 (Losers Bracket), Kubo foi bastante incisivo na luta inicial da primeira match, mas Knowkami surpreendeu a todos quando, após perder Android 21 e Cell (1m40s); destruiu todo o time inimigo apenas com seu Goku Black (com metade da energia, por sinal). É uma delícia assistir tanta habilidade reunida.

KOFXIII: Cafe ID|Mad KOF (Duo Lon/Chin/Kim) vs IGL|Bala (Benimaru/Takuma/Shen) - EVO 2012

A grande final contou com MadKOF e seu implacável trio Duo Lon, Chin e Kim. Contudo, Bala fez história com sua trinca milagrosa: Benimaru (ocasionalmente trocado por Ralf, Clark, Iori ou Billy em algumas partidas), Shen e principalmente Takuma.

Toda vez que Takuma entrava no ringue, a plateia vibrava e as viradas registradas por esse boneco de Bala são fascinantes. Porém, MadKOF, que veio da Losers Bracket conseguiu um reset e se igualou com Bala nas chaves.

Na 2ª match após o reset, uma virada épica acontece (33m08s). Certamente é uma das melhores finais de torneios de jogos de luta.

MvC3: Combofiend (Spencer/Taskmaster/She-Hulk) vs Marn (Sentinel/Magneto/Zero) - Final Round XIV 2011

O urro "BIONIC ARM" da comunidade para toda vez que havia um Spencer lutando não nasceu por acaso: foi por causa da incrível virada de Combofiend com esse boneco, pra cima de Marn, com apenas 1 píxel de energia, no terceiro round de uma melhor de 3 (começa aos 4m46s).

MvC2: Justin Wong (Storm/Sentinel/Cyclops) vs Yipes (Magneto/Psylocke/Storm)- EVO 2007)

Yipes pode ser conhecido por ser um dos melhores jogadores deste game (e também por seus icônicos comentários), mas Justin Wong para sempre será lembrado pela sua épica virada na grande final.

No segundo round, após perder Storm e Sentinel em um belíssimo combo de 132 hits (começa em 2m25s), o Cyclops de Justin Wong ascendeu à vitória - o que é algo inesperado, considerando que ele é um boneco de âncora (um assist) com ótimos anti-aéreos.

Só para constar, Yipes venceu essa grande final, mas é da grande e magistral virada de Justin Wong que as pessoas mais se lembram. E com razão.

SFIII 3rd Strike: Daigo Umehara (Ken) vs Justin Wong (Chun-Li) - EVO 2004

O icônico Moment #37 não poderia ficar de fora. É simplesmente sinistro como Daigo Umehara conseguiu executar parries tão perfeitamente com seu Ken nesta luta da semifinal (detalhe: o boneco tinha apenas 1 píxel de energia!), defendendo consecutivamente cada um dos 15 golpes do Super Art da Chun-Li de Justin Wong; inclusive a último e mais capciosa investida. Depois desse dia, ele ganhou o apelido de The Beast e nem dá para contestar.