Sem representantes do cenário, Frente Parlamentar em prol dos eSports é lançada

Presidida pelo deputado Coronel Chrisóstomo, a iniciativa quer apoiar o desenvolvimento do setor

Por Breno Deolindo 04.03.2020 13H15

Alguns membros da Câmara dos Deputados anunciaram o lançamento da Frente Parlamentar em Prol dos Esportes Eletrônicos e Games. A iniciativa tem o objetivo de "propor novas estratégias e ações para apoiar e contribuir com o desenvolvimento do setor, principalmente a modalidade competitiva de jogos eletrônicos".

A Frente é presidida pelo deputado federal Coronel Chrisóstomo, e não possui qualquer representante do cenário de eSports entre seus membros. Nicolle "Cherrygumms" Merhy, CEO da Black Dragons, chegou a ser convidada para o evento, mas decidiu não comparecer.

"Neguei o convite, uma vez que a vontade da minha presença por essa Frente é justamente usar minha imagem e voz para propagar ideias que são maléficas para nosso esporte eletrônico. Não vão surfar na nossa onda", ela afirmou em seu Twitter.

De acordo com a ESPN, a reunião inicial da frente falhou em definir métodos de atuação, chegando a conclusões vagas e que não definem um plano para cumprir os objetivos dos parlamentares.

Política e eSports

Os esportes eletrônicos já foram mencionados anteriormente em eventos políticos. A existência de Confederações e entidades que deveriam representar os atletas e equipes prova que existe um esforço em burocratizar a prática dos eSports no Brasil.

Ainda assim, há certa resistência no cenário com relação ao envolvimento político. Em novembro de 2019, integrantes da indústria - como a própria Cherrygumms - assinaram uma carta aberta à Senadora Leila do Vôlei defendendo seus interesses.

"Não há necessidade de estruturas que 'controlem' os e-sports no Brasil. Reiteramos que é preciso ter cautela em avançar numa direção que possa desviar o Brasil de uma trajetória até agora muito bem-sucedida e com grande potencial de sucesso num futuro próximo", lê o documento.