Mobile Legends: Diretor comenta chegada da MPL no Brasil

Liga profissional do MOBA da MOONTON Games está sendo realizada fora do Sudeste Asiático pela primeira vez

Por Gabriel Reis e Bruno Pereira 02.09.2021 19H07

Mobile Legends: Bang Bang é um fenômeno entre os MOBAs para celular e tem crescido cada vez mais no que se diz respeito ao cenário competitivo. O Brasil, que se tornou referência no mercado mobile com o sucesso do Free Fire, com certeza não poderia ficar de fora dos planos da MOONTON Games, desenvolvedora do jogo, que trouxe ao país a primeira Mobile Legends: Bang Bang Professional League (MPL) realizada fora do Sudeste Asíatico, casa do MLBB. 

O The Enemy conversou com Ajay Jilka, Diretor de Parcerias de Esports Regionais da MOONTON, que comentou sobre a chegada da MPL no Brasil, como a desenvolvedora pretende se consolidar no cenário brasileiro, e como a parceria com o TikTok é essencial para o crescimento do competitivo de Mobile Legends: Bang Bang no país.

Ajay afirma que a paixão do público brasileiro foi um dos principais fatores que influenciou a MOONTON a embarcar no país com a MPL, além do desempenho dos brasileiros frente aos times asiáticos no último campeonato mundial da modalidade. 

O Brasil tem um dos públicos mais apaixonados e leais pela marca MPL. Temos uma comunidade considerável no Brasil. A infraestrutura do jogador tem crescido fortemente e queremos impulsionar ainda mais esse momento, trazendo nossa liga de esports. Também tivemos equipes brasileiras competindo internacionalmente, e elas estavam se saindo bem contra seus rivais asiáticos.

Este é um mercado empolgante com perspectivas incríveis, e queremos ajudar a impulsionar o cenário e aumentar nossa comunidade de fãs apaixonados”, completou Ajay.

O cenário brasileiro abraçou vários jogos mobile, que se destacam no país pela acessibilidade. Isso fica claro quando a Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) é reconhecida como o maior campeonato de esports do país. Além do Free Fire, outros jogos como PUBG Mobile, Call of Duty: Warzone e o recém-lançado Wild Rift também estão crescendo e fomentando o competitivo no Brasil. O mercado competitivo, no entanto, não afasta os planos da MOONTON, muito pelo contrário.

Somos inclusivos e mais competição indica um ecossistema saudável. O mesmo se aplica à indústria de esports. No final das contas, o crescimento da indústria de esports e ajudar nossos jogadores a dar um passo à frente em suas carreiras profissionais é o que realmente importa para nós.”, disse Ajay.

A primeira temporada da Mobile Legends: Bang Bang Professional League no Brasil reúne organizações conhecidas como RED Canids Kalunga, Vivo Keyd, Santos e-Sports, Black Dragons, Imperial Sportsbet.io e Team CodaSolid, além de MooM, time profissional de Mobile Legends, e DreamMax, organização de esports mobile. Dos oito times, seis foram convidados e outros dois (TCS e MooM) se classificaram através das seletivas abertas. 

Foto: Divulgação/MOONTON Games

A DreamMax, inclusive, foi o último time brasileiro que disputou o M2, segunda edição do mundial de Mobile Legends. O campeonato aconteceu no início do ano, em Singapura, e a grande final disputada entre dois times asiáticos alcançou mais de três milhões de espectadores, se tornando o quarto evento de esports mais assistido do mundo, segundo o Esports Charts

Assim como Riot Games e Garena, desenvolvedoras que chegaram no Brasil e construíram um cenário competitivo de sucesso, a MOONTON faz questão de trabalhar lado a lado com as equipes na construção do cenário de Mobile Legends no país.

“Nossas equipes compartilham a mesma visão de crescimento do futuro dos esports mobile no Brasil. Temos um relacionamento próximo com nossas equipes e jogadores”, comentou Ajay.

Um grande aliado da MOONTON em todo esse processo tem sido o TikTok, que assim como a desenvolvedora, é uma empresa da ByteDance. O trabalho, bastante focado na criação de conteúdo, não envolve apenas as equipes, mas também influenciadores e talentos à frente da narração e apresentação da Mobile Legends: Bang Bang Professional League no Brasil. Reforçando o compromisso com a comunidade, Ajay exalta que tudo tem sido feito para garantir o sucesso do cenário competitivo da modalidade no país.

Estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos parceiros na sede da equipe TikTok Gaming aqui em São Paulo para oferecer as melhores experiências e conteúdo para nossos stakeholders, incluindo jogadores, times e comunidades. Isso inclui trabalhar em estreita colaboração com influenciadores e casters, bem como para garantir a longevidade da MPL Brasil.

A MPL Brasil começou no dia 16 de julho com os qualificatórios abertos e agora, com oito equipes na disputa, está na fase regular, que vai até o dia 19 de setembro. Os playoffs acontecem entre os dias 9 e 10 de outubro, enquanto a grande final está marcada para acontecer presencialmente em São Paulo no dia 16 de outubro. O campeonato conta com uma premiação total de US$ 30 mil (aproximadamente R$ 155 mil na cotação atual), sendo US$ 12 mil (mais de R$62 mil) destinados ao campeão. Os jogos acontecem sempre aos sábados e domingos, com transmissão ao vivo nos canais oficiais do Mobile Legends: Bang Bang no Brasil.