Free Fire: Técnicos criticam mudança de quedas da LBFF 8

Garena mudou o formato do campeonato, que agora terá quatro quedas ao invés de seis, e a adição do mapa Alpine

Por Bruno Pereira 21.07.2022 13H59

A Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) retornará no dia 08 de agosto, conforme anunciado pela Garena no dia 19 de julho. No entanto, a notícia que era para animar os profissionais e torcedores do Free Fire acabou gerando uma forte onda de críticas à desenvolvedora.

Junto com o anúncio, a Garena informou também novidades no formato do torneio, que será disputado presencialmente em estúdio. A adição do mapa Alpine traz a contagem de mapas oficiais para quatro, o que também mudou o número de quedas por dia de competição, de seis para quatro.

Leia mais:

A decisão recebeu críticas por profissionais das equipes participantes e também torcedores, positivas e negativas, e incentivou o debate na comunidade. O The Enemy conversou com quatro técnicos: Machado (B4), Wanheda (Vivo Keyd), Stark (Corinthians) e Souto (Team Liquid) sobre as mudanças, além de um posicionamento oficial da Garena.

Stark (esq.) e Machado (dir.), técnicos de Corinthians e B4, respectivamente

Imagem: Reprodução

Margem para erros é menor com mudança de formato

O principal ponto observado pelos técnicos é o mesmo: a diminuição de quedas impacta diretamente no planejamento das equipes, e pune mais os erros.

Souto, técnico da Team Liquid, apontou a falta de margem de erro. “Quatro (quedas) é muito pouco. Se você começa mal, não consegue se recuperar, e também não consegue testar algo específico em uma queda porque tem muito a perder caso não funcione. Isso basicamente mata todo o planejamento de médio/longo prazo da equipe”, disse, antes de resumir de forma contundente em uma palavra o sentimento com relação às mudanças. “Horrível”, cravou.

Já Machado, técnico da B4, avalia as mudanças por dois prismas diferentes: “Se você começasse o dia mal, com três quedas ruins, ainda tinha outras três para se recuperar”, comenta. “Qualquer tipo de contestação ou quebra de call também se torna extremamente arriscado, já que você corre o risco de zerar no mapa”. Vale lembrar que, anteriormente, os mapas se repetiam. As equipes disputavam duas vezes Kalahari, Bermuda e Purgatório. Com a adição de Alpine, cada mapa será disputado uma única vez no dia. “De forma resumida, a margem de erro para esse novo formato é muito menor, o que vai deixar o competitivo ainda mais difícil", completa Machado.

Stark, técnico do Corinthians, concorda com os companheiros de profissão sobre o formato punir erros de forma mais brusca, e também aponta a volta do presencial como um ponto de atenção. “Vamos voltar para o estúdio agora, e com poucas quedas veremos dificuldades em relação ao tempo de adaptação dos jogadores ao presencial, e as poucas chances para errar ou consertar as coisas vai estressar ainda mais as equipes”, comentou.

Vendo o lado positivo da mudança, Wanheda, técnico da Vivo Keyd, diz que a falta de repetição dos mapas faz com que as equipes consigam esconder muitas táticas para a fase final do campeonato, que serão decididas em oito quedas, ao invés das nove do formato anterior.

LOUD é a atual campeã da LBFF

Imagem: Garena

“Também acho que, pela margem de erro ser muito menor, isso talvez possa empurrar algumas equipes a lidarem com treinos com mais seriedade, já que tem pouco espaço para manobra. Ao mesmo tempo, as partidas podem ficar mais travadas, com jogadores preferindo a sobrevivência à trocação de tiro. Teremos que esperar para ver”, completa Wanheda.

Ao The Enemy, a Garena comunicou que a alteração de quedas é devido à inclusão do mapa Alpine ao modo competitivo do Free Fire, para que todos os mapas pudessem entrar na competição. "Além disso, a resposta da comunidade após a C.O.P.A. FF, que foi disputada em quatro quedas, foi bastante positiva", diz a desenvolvedora.

O campeonato

A LBFF 8 retorna no sábado, dia 06 de agosto. Dezoito equipes serão divididas em três grupos de seis, e dois grupos são selecionados para disputarem as quedas por dia. Ao final da fase de grupos, o Top 12 avança para as finais, o lanterna é rebaixado automaticamente para a Série B e os colocados de 14°-17° disputam a Série de Promoção. A LOUD é a atual campeã da LBFF, e busca o bicampeonato contra outras favoritas, como Vivo Keyd, Los Grandes e Fluxo.